hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga
Nitai Gaura Hari Bol


Srimad Bhagavatam
(de Krishna Dwaipayana Vyasa - Srila Vyasadeva)

pela Divina Graça
de
Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya

(Original Sem "correções")

-.-

Primeiro Canto - "Criação"

Capítulo Cinco - Instruções de Narada sobre o Srimad Bhagavatam para Vyasadeva

-.-

     

Capítulo Cinco

Instruções de Narada sobre o Srimad Bhagavatam para Vyasadeva

Verso 1

süta uväca
atha taà sukham äséna
upäsénaà båhac-chraväù
devarñiù präha viprarñià
véëä-päëiù smayann iva

Suta Goswami disse: Assim o sábio entre os deuses (Narada), sentou confortavelmente e aparentemente sorrindo, falou com o rsi entre os brahmanas (Vedavyasa).

Iluminação de Srila Prabhupada:

Narada sorria porque conhecia bem o grande sábio Vedavyasa e a causa do seu desapontamento. Como ele explicará gradualmente, o desapontamento de Vyasadeva era devido à insuficiência em apresentar a ciência do serviço devocional. Narada sabia o defeito, e foi confirmado pela posição de Vyasa.

Verso 2

närada uväca
päräçarya mahä-bhäga
bhavataù kaccid ätmanä
parituñyati çäréra
ätmä mänasa eva vä

Dirigindo-se a Vyasadeva, o filho de Parashara, Narada perguntou: Você está satisfeito por identificar com o corpo ou a mente como objetos de auto-realização?

Iluminação de Srila Prabhupada:

Essa foi uma dica de Narada para Vyasadeva a respeito da causa de seu desapontamento. Vyasadeva, como o descendente de Parashara, um sábio grandiosamente poderoso, tinha o privilégio de ter uma grande ascendência o que não seria causa para o desapontamento de Vyasadeva. Porque era o filho de um grande pai, ele não deveria ter identificado o eu com o corpo ou a mente. Pessoas ordinárias com um pobre fundo de conhecimento podem identificar o corpo como o eu ou a mente como o eu, mas Vyasadeva não deveria fazer isso. Ninguém pode ser animado por natureza a menos que esteja sentado na auto-realização realmente, que é transcendental ao corpo e mente materiais.

Verso 3

jijïäsitaà susampannam
api te mahad-adbhutam
kåtavän bhärataà yas tvaà
sarvärtha-paribåàhitam

Suas perguntas são completas e seus estudos também bem sucedidos, e não há dúvida de que você preparou uma grande e maravilhosa obra, o Mahabharata, que é cheio com todos tipos de seqüências Védicas explicadas elaboradamente.

Iluminação de Srila Prabhupada:

O desapontamento de Vyasadeva certamente não era devido à sua falta de conhecimento suficiente porque quando estudante ele inquiriu plenamente sobre as literaturas Védicas, em resultado disso o Mahabharata foi compilado com plena explicação dos Vedas.

Verso 4

jijïäsitam adhétaà ca
brahma yat tat sanätanam
tathäpi çocasy ätmänam
akåtärtha iva prabho

Você delineou plenamente a matéria do Brahman impessoal e também o conhecimento derivado de lá. Por que você está desanimado apesar de tudo isso, achando que está por fazer, meu querido prabhu?

Iluminação de Srila Prabhupada:

O Vedanta-sutra, ou Brahma-sutra, compilado por Sri Vyasadeva é a deliberação plena do aspecto impessoal absoluto, e é aceito como a exposição filosófica mais exaltada no mundo. Ele cobre a matéria da eternidade, e os métodos são eruditos. Assim não pode haver nenhuma dúvida sobre a erudição transcendental de Vyasadeva. Por isso por que deveria ele lamentar?

Verso 5

vyäsa uväca
asty eva me sarvam idaà tvayoktaà
tathäpi nätmä parituñyate me
tan-mülam avyaktam agädha-bodhaà
påcchämahe tvätma-bhavätma-bhütam

Sri Vyasadeva disse: Tudo que você disse sobre mim é perfeitamente correto. Apesar de tudo isso, eu não estou tranqüilo. Eu portanto questiono você sobre a causa raiz da minha insatisfação, porque você é um homem de conhecimento ilimitado devido a ser prole daquele (Brahma) que é auto nascido (sem pai e mãe mundanos).

Iluminação de Srila Prabhupada:

No mundo material todos estão absortos na idéia de identificar o corpo ou a mente com o eu. Assim, todo conhecimento disseminado no mundo material é relacionado ou com o corpo ou com a mente, e essa é a causa raiz de todos desapontamentos. Isso não é sempre detectado, mesmo que alguém seja o maior dos intelectuais eruditos em conhecimento materialista. É bom, portanto, aproximar-se de uma personalidade igual Narada para resolver a causa raiz de todos desapontamentos. Por que Narada deve ser aproximado está explicado abaixo.

Verso 6

sa vai bhavän veda samasta-guhyam
upäsito yat puruñaù puräëaù
parävareço manasaiva viçvaà
såjaty avaty atti guëair asaìgaù

Meu Senhor! Tudo aquilo que é misterioso é conhecido por você porque você adora o criador e destruidor do mundo material e o mantenedor do mundo espiritual, a Personalidade de Deus original, que é transcendental aos três modos da natureza material.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Uma pessoa que está cem por cento dedicada no serviço do Senhor é o emblema de todo conhecimento. Esse devoto do Senhor pleno na perfeição do serviço devocional também é perfeito pela qualificação da Personalidade de Deus. Assim, as perfeições óctuplas do poder místico (asta-siddhi) constituem muito pouco da sua opulência divina. Um devoto igual Narada pode agir maravilhosamente por sua perfeição espiritual, que todo indivíduo tenta alcançar. Srila Narada é um ser vivo cem por cento perfeito, embora não igual à Personalidade de Deus.

Verso 7

tvaà paryaöann arka iva tri-lokém
antaç-caro väyur ivätma-säkñé
parävare brahmaëi dharmato vrataiù
snätasya me nyünam alaà vicakñva

Igual o Sol, Sua Divindade pode viajar por toda parte nos três mundos, e igual o ar você pode penetrar na região interna de todos. Assim, você é tão bom quanto a Superalma todo-penetrante. Por favor, portanto, encontre a deficiência em mim, embora eu esteja absorto na transcendência sob regulamentos disciplinares e votos.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Realização transcendental, atividades piedosas, adorar Deidades, caridade, misericórdia, não violência e estudo das escrituras sob regulamentos disciplinares estritos são sempre úteis.

Verso 8

çré-närada uväca
bhavatänudita-präyaà
yaço bhagavato 'malam
yenaiväsau na tuñyeta
manye tad darçanaà khilam

Sri Narada disse: Você realmente não propagou as glórias sublimes e imaculadas da Personalidade de Deus. Aquela filosofia que não satisfaz os sentidos transcendentais do Senhor é considerada inútil.

Iluminação de Srila Prabhupada:

A relação eterna de uma alma individual com a Alma Suprema Personalidade de Deus é constitucionalmente uma de ser um servidor eterno do mestre eterno. O Senhor Se expandiu como seres vivos com o propósito de aceitar serviço amoroso deles, e só isso pode satisfazer tanto o Senhor quanto os seres vivos. Um erudito como Vyasadeva completou muitas expansões das literaturas Védicas, terminando na filosofia Vedanta, mas nenhuma delas foi escrita diretamente para glorificar a Personalidade de Deus. Especulações filosóficas secas mesmo sobre matéria transcendental do Absoluto têm muito pouca atração sem diretamente lidar com a glorificação do Senhor. A Personalidade de Deus é a última palavra em realização transcendental. O Absoluto realizado como Brahman impessoal ou Superalma localizada, Paramatma, é menos produtor de bem-aventurança transcendental do que a suprema realização pessoal de Suas glórias.

O compilador do Vedanta-darshana é Vyasadeva em pessoa. Mesmo assim ele está perturbado, apesar de ser o autor. Assim que tipo de bem-aventurança transcendental pode ser derivada pelos leitores e ouvintes do Vedanta que não for explicado diretamente por Vyasadeva, o autor? Aqui surge a necessidade de explicar Vedanta-sutra na forma do Srimad Bhagavatam pelo próprio mesmo autor.

Verso 9

yathä dharmädayaç cärthä
muni-varyänukértitäù
na tathä väsudevasya
mahimä hy anuvarëitaù

Embora, grande sábio, você muito amplamente descreveu os quatro princípios com execuções religiosas, você não descreveu as glórias da Suprema Personalidade, Vasudeva.

Iluminação de Srila Prabhupada:

O pronto diagnóstico de Sri Narada é imediatamente declarado. A causa raiz do desapontamento de Vyasadeva era seu evitar deliberado em glorificar o Senhor em suas várias edições dos Puranas. Ele certamente, por rotina, deu descrições das glórias do Senhor (Sri Krishna) mas não tanto quanto dadas para religiosidade, desenvolvimento econômico, satisfação sensual e salvação. Esses quatro itens são muito inferiores à dedicação no serviço devocional do Senhor. Sri Vyasadeva, como o erudito autorizado, sabia bem essa diferença. E mesmo assim ao invés de dar mais importância ao melhor tipo de ocupação, chamado, serviço devocional do Senhor, ele mais ou menos impropriamente usou seu tempo valioso, e por isso ele ficou desapontado. Disso está claramente indicado que ninguém pode ficar satisfeito substancialmente sem estar dedicado no serviço devocional do Senhor. No Bhagavad-gita esse fato é claramente mencionado.

Depois da liberação, que é o último item na linha de executar religiosidade, etc., a pessoa está dedicada no serviço devocional puro. Isso se chama o estágio de auto-realização, ou estágio brahma-bhuta (Bhag. 4.30.20). Depois de atingir esse estado brahma-bhuta, a pessoa fica satisfeita. Mas satisfação é o começo da bem-aventurança transcendental. Deve-se progredir por alcançar neutralidade e igualdade no mundo relativo. E ao passar esse estágio de igualdade, a pessoa se fixa no serviço amoroso transcendental do Senhor. Essa é a instrução da Personalidade de Deus no Bhagavad-gita. A conclusão é que com o propósito de manter o status quo do estágio brahma-bhuta, e também para incrementar o grau de realização transcendental. Narada recomendou para Vyasadeva que ele (Vyasadeva) agora deve avidamente e repetidamente descrever o caminho do serviço devocional. Isso o curará do desapontamento grosseiro.

Verso 10

na yad vacaç citra-padaà harer yaço
jagat-pavitraà pragåëéta karhicit
tad väyasaà tértham uçanti mänasä
na yatra haàsä niramanty uçik-kñayäù

Aquelas palavras que não descrevem as glórias do Senhor, o qual sozinho pode santificar a atmosfera do universo inteiro, são consideradas por pessoas santificadas de estarem num lugar de peregrinação para corvos. Porque as pessoas todo-perfeitas são habitantes da morada transcendental, elas não obtêm nenhum prazer dali.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Corvos e cisnes não são pássaros de mesma plumagem por causa de suas atitudes mentais diferentes. Os trabalhadores lucrativos ou pessoas apaixonadas são comparadas aos corvos, enquanto as pessoas santificadas todo-perfeitas são comparadas a cisnes. Os corvos sentem prazer num lugar onde lixo é jogado, justamente igual os trabalhadores lucrativos apaixonados sentem prazer em vinho e mulheres e lugares para prazer sensual grosseiro. Os cisnes não sentem prazer em lugares onde corvos estão reunidos para conferências e reuniões. Eles em vez disso são vistos numa atmosfera de beleza cênica natural onde há reservatórios transparentes de água belamente decorados com brotos de flores de lótus em variedade de cores de beleza natural. Essa é a diferença entre as duas classes de pássaros.

A natureza influenciou espécies diferentes de vida com mentalidades diferentes, e não é possível trazê-las na mesma classificação e arquivo.

Similarmente, existem diferentes tipos de literatura para diferentes tipos de pessoas de mentalidade diferente. Majoritariamente as literaturas do mercado que atraem pessoas das categorias de corvo são literaturas que contêm restos rejeitados de tópicos sensuais. Elas são geralmente conhecidas como conversas mundanas em relação com o corpo grosseiro e mente. Elas são cheias de matérias descritas em linguagem decorativa cheia de arranjos de símiles e metáforas mundanos. Ainda assim com tudo isso, elas não glorificam o Senhor. Tal poesia e prosa, sobre qualquer assunto, é considerada decoração de um corpo morto. Pessoas espiritualmente avançadas que são comparadas a cisnes não sentem prazer nessas literaturas mortas, que são fontes de prazer para pessoas que estão espiritualmente mortas. Essas literaturas nos modo da paixão e ignorância são distribuídas sob rótulos diferentes, que dificilmente podem ajudar a demanda espiritual do ser humano, e assim as pessoas como cisne espiritualmente avançadas não têm nada a ver com elas. Essas pessoas espiritualmente avançadas também são chamadas manasa porque sempre mantêm o padrão do serviço voluntário transcendental do Senhor no plano espiritual. Isso proíbe completamente atividades lucrativas para satisfação sensual corpórea grosseira ou especulação sutil da mente egoísta.

Pessoas literatas, cientistas, poetas mundanos, filósofos teóricos e políticos que estão todos absortos no avanço material do prazer sensual são todos bonecos da energia material. Eles sentem prazer num lugar onde matérias rejeitadas são jogadas. De acordo com Swami Shridhara, esse é o prazer de caçadores de prostitutas.

Mas literaturas que descrevem as glórias do Senhor são apreciadas pelos paramahamsas que compreenderam a essência das atividades humanas.

Verso 11

tad-väg-visargo janatägha-viplavo
yasmin prati-çlokam abaddhavaty api
nämäny anantasya yaço 'ìkitäni yat
çåëvanti gäyanti gåëanti sädhavaù

Por outro lado, a literatura que é cheia de descrições das glórias transcendentais do nome, fama, formas, passatempos, etc., do ilimitado Supremo Senhor é uma criação diferente, cheia de palavras transcendentais dirigidas na direção de trazer uma revolução nas vidas impiedosas da civilização mal direcionada deste mundo. Essas literaturas transcendentais, mesmo compostas imperfeitamente, são ouvidas, cantadas e aceitas por pessoas purificadas que são integralmente honestas.

Iluminação de Srila Prabhupada:

É uma qualificação dos grandes pensadores coletar o melhor mesmo do pior. É dito que a pessoa inteligente deve coletar o néctar de um monte de veneno, deve aceitar ouro mesmo de um lugar imundo, deve aceitar uma boa e qualificada esposa mesmo de uma família obscura e deve aceitar uma boa lição mesmo se vier de uma pessoa ou um professor que vem dos intocáveis. Essas são algumas instruções éticas para qualquer um em qualquer lugar sem exceção. Mas um santo está muito acima do nível de uma pessoa ordinária. Ele está sempre absorto em glorificar o Supremo Senhor porque ao propagar o santo nome e fama do Supremo Senhor, a atmosfera poluída do mundo muda, e como resultado de propagar literaturas transcendentais como o Srimad Bhagavatam, pessoas se tornarão sensatas em suas transações. Enquanto preparamos este comentário nesta estrofe específica do Srimad Bhagavatam temos uma crise perante nós. Nossa amiga vizinha China atacou a fronteira da Índia com espírito militarista. Nós não temos praticamente nenhum negócio no campo político, ainda assim podemos ver que antes havia tanto China quanto Índia, e ambas viveram pacificamente por séculos sem mal-estar. A razão é que viviam aqueles dias numa atmosfera de consciência de Deus, e cada país, sobre a superfície do mundo, era temente a Deus, de coração puro e simples, e não havia questão de diplomacia política. Não existe causa de desavença entre os dois países China e Índia sobre terra que não é muito adequada para habitação, e certamente não há causa para lutar sobre essa questão. Mas por causa da era das desavenças, Kali, que nós já discutimos, sempre existe a chance de uma desavença por causa de pequena provocação. Isso não é por causa da questão em si, mas por causa da atmosfera poluída desta era: sistematicamente há propaganda por uma seção de pessoas para parar a glorificação do nome e da fama do Supremo Senhor. Por isso, existe uma grande necessidade para disseminar a mensagem do Srimad Bhagavatam por todo o mundo. É o dever de cada indiano responsável propagar a mensagem transcendental do Srimad Bhagavatam por todo o mundo e fazer o melhor bem superior também para trazer a paz desejada para o mundo. Porque a Índia falhou no seu dever por negligenciar este trabalho responsável, existe tanta desavença e perturbação por todo o mundo. Nós temos confiança que se a mensagem transcendental do Srimad Bhagavatam for recebida apenas pelas pessoas de liderança do mundo, certamente haverá uma mudança de coração, e naturalmente as pessoas em geral as seguirão. As massas de pessoas em geral são ferramentas nas mãos dos políticos e líderes modernos das pessoas. Se houver uma mudança de coração dos líderes apenas, certamente haverá uma mudança radical na atmosfera do mundo. Nós sabemos que nossa tentativa honesta para apresentar esta grande literatura que transmite mensagens transcendentais para reviver a consciência de Deus das pessoas em geral e espiritualizar novamente a atmosfera do mundo é carregada com muitas dificuldades. Nossa apresentação desta matéria numa língua adequada, especialmente numa língua estrangeira, certamente falhará, e haverá muitas discrepâncias literárias apesar da nossa tentativa honesta para apresentar de maneira própria. Mas nós temos certeza de que com todas nossas falhas nessa conexão a seriedade da matéria será levada em consideração, e os líderes da sociedade ainda assim aceitarão isto devido a ser uma tentativa honesta para glorificar o Todo Poderoso Deus. Quando acontece um incêndio numa casa, os habitantes da casa vão para fora obter ajuda dos vizinhos que podem ser estrangeiros, e mesmo sem conhecerem a língua as vítimas do fogo se expressam, e os vizinhos entendem a necessidade, mesmo que não expressada na mesma língua. O mesmo espírito de cooperação é necessário para propagar esta mensagem transcendental do Srimad Bhagavatam por toda a atmosfera poluída do mundo. Depois de tudo, é uma ciência técnica de valores espirituais, e assim estamos preocupados com as técnicas e não com a língua. Se as técnicas desta grande literatura forem compreendidas pelas pessoas do mundo, haverá sucesso.

Quando há muitas atividades materialistas pelas pessoas em geral por todo o mundo, não há nada de espantoso que uma pessoa ou uma nação ataque outra pessoa ou nação por pequena provocação. Essa é a regra desta era de Kali ou desavença. A atmosfera já está poluída com corrupção de toda descrição, e todos sabem disso bem. Existem tantas literaturas indesejadas cheias de idéias materialistas de satisfação sensual. Em muitos países existem órgãos apontados pelo estado para detectar e censurar literatura obscena. Isso significa que nem o governo nem os líderes responsáveis do público desejam tal literatura, mesmo assim está no mercado porque as pessoas querem isso para prazer sensual. As pessoas em geral querem ler (esse é um instinto natural), mas porque suas mentes estão poluídas elas desejam essas literaturas. Sob as circunstâncias, literatura transcendental igual o Srimad Bhagavatam não somente diminuirá as atividades da mente corrupta das pessoas em geral, mas também suprirá alimento para seu anseio por ler alguma literatura interessante. No começo elas podem não gostar porque quem sofre de icterícia é relutante em comer açúcar-cande, mas devemos saber que açúcar-cande é o único remédio para icterícia. Similarmente, que haja propaganda sistemática para popularizar a leitura do Bhagavad-gita e do Srimad Bhagavatam, que atuarão como açúcar-cande para a condição da icterícia do prazer sensual. Quando pessoas tiverem gosto por esta literatura, as outras literaturas, que fornecem veneno para a sociedade, então cessarão automaticamente.

Temos certeza, portanto, que cada um na sociedade humana dará as boas-vindas ao Srimad Bhagavatam, mesmo se agora é apresentado com tantas falhas, porque é recomendado por Sri Narada, que muito bondosamente apareceu neste capítulo.

Verso 12

naiñkarmyam apy acyuta-bhäva-varjitaà
na çobhate jïänam alaà niraïjanam
kutaù punaù çaçvad abhadram éçvare
na cärpitaà karma yad apy akäraëam

Conhecimento da auto-realização, mesmo embora livre de toda afinidade material, não parece bem se desprovido de um conceito do Infalível (Deus). Qual é, então, a utilidade de atividades lucrativas, que são naturalmente penosas desde seu próprio início e transitórias por natureza, se não forem utilizadas para o serviço devocional do Senhor?

Iluminação de Srila Prabhupada:

Como é referido acima, não somente literaturas ordinárias desprovidas da glorificação transcendental do Senhor são condenadas, mas também literaturas Védicas e especulação sobre o Brahman impessoal quando desprovidos do serviço devocional. Quando especulação do Brahman impessoal é condenada no terreno acima, o que falar então de trabalho lucrativo ordinário, que não é destinado para satisfazer o objetivo do serviço devocional. Tal conhecimento especulativo e trabalho lucrativo não podem conduzir a pessoa para o objetivo da perfeição. Trabalho lucrativo, no qual quase todas pessoas em geral estão engajadas, é sempre penoso tanto no começo quanto no fim. Pode ser lucrativo quando feito subserviente do serviço devocional para o Senhor. No Bhagavad-gita também está confirmado que o resultado do trabalho lucrativo pode ser oferecido para o serviço do Senhor, de outro modo conduz ao cativeiro material. O desfrutador fidedigno do trabalho lucrativo é a Personalidade de Deus, e por isso quando é dedicado ao prazer sensual dos seres vivos, torna-se uma fonte aguda de problema.

Verso 13

atho mahä-bhäga bhavän amogha-dåk
çuci-çraväù satya-rato dhåta-vrataù
urukramasyäkhila-bandha-muktaye
samädhinänusmara tad-viceñöitam

Ó Vyasadeva, sua visão é completamente perfeita. Sua boa fama é imaculada. Você é firme em voto e situado em veracidade. E por isso você pode pensar nos passatempos do Senhor em transe para a liberação das pessoas em geral de todo cativeiro material.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Pessoas em geral têm um gosto por literaturas por instinto. Elas querem ouvir e ler das autoridades algo sobre o desconhecido, mas seu gosto é explorado por literaturas desafortunadas que são cheias de assunto para satisfação dos sentidos materiais. Tais literaturas contêm diferentes tipos de poemas mundanos e especulações filosóficas, mais ou menos sob a influência de maya, que terminam em prazer sensual. Essas literaturas, apesar de inúteis no verdadeiro sentido do termo, são decoradas variadamente para atrair a atenção de pessoas menos inteligentes. Assim os seres vivos atraídos ficam mais e mais enredados no cativeiro material sem esperança de liberação por milhares e milhares de gerações. Sri Narada Rishi, por ser o melhor entre os Vaishnavas, é compassivo em relação a tais vítimas desafortunadas de literaturas inúteis, e assim aconselha Sri Vyasadeva para compor literatura transcendental que não somente é atraente mas também pode trazer liberação de todos tipos de cativeiro. Srila Vyasadeva ou seus representantes são qualificados porque são treinados corretamente para ver as coisas na perspectiva verdadeira. Srila Vyasadeva e seus representantes são puros em pensamento devido à sua iluminação espiritual, fixos em seus votos devido a seu serviço devocional, e determinados para liberar as almas caídas que apodrecem em atividades materiais. As almas caídas são muito ansiosas para receber informações novas todo dia, e os transcendentalistas iguais Vyasadeva ou Narada podem suprir tais pessoas ansiosas em geral com notícias ilimitadas do mundo espiritual. No Bhagavad-gita é dito que o mundo material é somente uma parte da criação inteira e que esta Terra é somente um fragmento do mundo material inteiro.

Existem milhares e milhares de pessoas literatas por todo o mundo, e criaram muitos e muitos milhares de obras literárias para a informação das pessoas em geral por milhares e milhares de anos. Infelizmente nenhuma delas trouxe paz e tranqüilidade à Terra. Isso é devido a um vácuo espiritual nessas literaturas, por isso que as literaturas Védicas, especialmente o Bhagavad-gita e o Srimad Bhagavatam, são recomendadas especificamente para a humanidade sofredora para trazer o efeito desejado da liberação das dores da civilização material, que consome a parte vital da energia humana. O Bhagavad-gita é a mensagem falada pelo próprio Senhor Ele mesmo registrada por Vyasadeva, e o Srimad Bhagavatam é a narração transcendental das atividades do mesmo Senhor Krishna, que sozinho pode satisfazer os desejos ansiosos dos seres vivos para paz eterna e liberação das misérias. O Srimad Bhagavatam, portanto, é destinado para todos os seres vivos por todo o universo para liberação total de todos tipos de cativeiro. Essas narrações transcendentais dos passatempos do Senhor podem ser descritas somente por almas liberadas iguais a Vyasadeva e seus representantes fidedignos que estão completamente imersos no serviço amoroso transcendental do Senhor. Somente para tais devotos os passatempos do Senhor e sua natureza transcendental se tornam automaticamente manifestados por força do serviço devocional. Ninguém mais pode ou conhecer ou descrever os atos do Senhor, mesmo se especularem sobre o assunto muitos e muitos anos. As descrições do Bhagavatam são tão precisas e exatas que qualquer coisa que foi prevista nesta grande literatura por volta de cinco mil anos atrás agora acontece exatamente. Por isso, a visão do autor compreende passado, presente e futuro. Pessoas liberadas tais quais Vyasadeva são perfeitas não somente pelo poder da visão e sabedoria, mas também por recepção auditiva, em pensar, sentir e todas outras atividades sensuais. Uma alma liberada possui sentidos perfeitos, e com sentidos perfeitos somente pode-se servir o proprietário dos sentidos, Hrishikesha, Sri Krishna a Personalidade de Deus. O Srimad Bhagavatam, portanto, é a descrição perfeita da todo-perfeita Personalidade de Deus pela personalidade todo-perfeita Srila Vyasadeva, o compilador dos Vedas.

Verso14

tato 'nyathä kiïcana yad vivakñataù
påthag dåças tat-kåta-rüpa-nämabhiù
na karhicit kväpi ca duùsthitä matir
labheta vätähata-naur iväspadam

Qualquer coisa que você queira descrever que é separada em visão do Senhor simplesmente reage, com diferentes formas, nomes e resultados, para agitar a mente do mesmo modo que o vento agita um barco que não tem lugar de repouso.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Sri Vyasadeva é o editor de todas as descrições das literaturas Védicas, e assim ele descreveu realização transcendental em diferentes modos, chamados de atividades lucrativas, conhecimento especulativo, poder místico e serviço devocional. Além disso, em seus vários Puranas ele recomendou a adoração de tantos semideuses em diferentes formas e nomes. O resultado é que as pessoas em geral estão confusas sobre como fixar suas mentes no serviço do Senhor; elas estão sempre perturbadas sobre encontrar o verdadeiro caminho da auto-realização. Srila Naradadeva enfatiza esse defeito particular das literaturas Védicas compiladas por Vyasadeva, e assim ele tenta enfatizar descrever tudo em relação com o Supremo Senhor, e ninguém mais. De fato, não existe nada existente exceto o Senhor. O Senhor é manifestado em diferentes expansões. Ele é a raiz da árvore completa. Ele é o estômago do corpo completo. Regar a raiz com água é o processo correto de regar a árvore, do mesmo modo alimentar o estômago supre energia para todas partes do corpo. Portanto, Srila Vyasadeva não deveria ter compilado quaisquer Puranas além do Bhagavata Purana porque um pequeno desvio disso pode criar dano para auto-realização. Se um pequeno desvio pode causar tamanho dano, então o que falar de expansão deliberada das idéias separadas da Verdade Absoluta Personalidade de Deus. A parte mais defeituosa de adorar semideuses é que isso cria um conceito definitivo de panteísmo, o que termina desastrosamente em muitas seitas religiosas prejudiciais para o progresso dos princípios do Bhagavatam, os quais somente podem dar a direção precisa para auto-realização na relação eterna com a Personalidade de Deus pelo serviço devocional em amor transcendental. O exemplo do barco perturbado pelo redemoinho de vento é adequado a esse respeito. A mente desviada do panteísta nunca pode alcançar a perfeição da auto-realização, devido à condição perturbada da seleção do objetivo.

Verso 15

jugupsitaà dharma-kåte 'nuçäsataù
svabhäva-raktasya mahän vyatikramaù
yad-väkyato dharma itétaraù sthito
na manyate tasya niväraëaà janaù

As pessoas em geral são naturalmente inclinadas a desfrutar, e você as encorajou nesse caminho no nome de religião. Isso é muito condenado e é bem irracional. Porque elas são guiadas sob suas instruções, elas aceitarão essas atividades em nome de religião e dificilmente se preocuparão com proibições.

Iluminação de Srila Prabhupada:

A compilação de Srila Vyasadeva de diferentes literaturas Védicas com base nas execuções reguladas de atividades lucrativas como retratado no Mahabharata e outras literaturas é aqui condenada por Srila Narada. Os seres humanos, por longa associação material, vida após vida, têm uma inclinação natural, pela prática, para se esforçar em dominar a energia material. Eles não têm nenhum senso de responsabilidade da vida humana. Essa forma humana de vida é uma chance para sair das garras da matéria ilusória. Os Vedas são destinados a ir de volta ao Supremo, de volta ao lar. Revolver no ciclo de transmigração numa série de vidas com 8.400.000 em número é uma vida em prisão para as almas condicionadas condenadas. A forma humana de vida é uma chance para sair dessa vida presa, e por isso a única ocupação do ser humano é restabelecer sua relação perdida com Deus. Sob as circunstâncias, ninguém deve ser encorajado a fazer um plano para prazer sensual no nome de funções religiosas. Esse desvio da energia humana resulta numa civilização desencaminhada. Srila Vyasadeva é a autoridade nas explanações Védicas no Mahabharata, etc., e seu encorajamento no prazer sensual de alguma forma ou outra é uma grande barreira para avanço espiritual porque as pessoas em geral não concordarão em renunciar às atividades materiais que as prendem no cativeiro material. Em um certo estágio da civilização humana quando tais atividades em nome de religião (como sacrificar animais em nome de yajña) estavam demais desenfreadas, o Senhor encarnou Ele mesmo como Buddha e desacreditou a autoridade dos Vedas com o propósito de parar sacrifício animal em nome de religião. Isso foi predito por Narada, e por isso ele condenou essas literaturas. Os comedores de carne ainda continuam a executar sacrifício animal perante algum semideus ou deusa em nome de religião porque em algumas literaturas Védicas esses sacrifícios regulamentados são recomendados. Eles são assim recomendados para desencorajar o consumo de carne, mas gradualmente o propósito dessas atividades religiosas é esquecido, e os matadouros se tornam proeminentes. Isso porque pessoas materialistas tolas não se preocupam em ouvir de outros que estão realmente na posição de explicar os ritos Védicos.

Nos Vedas é dito distintamente que a perfeição da vida nunca é alcançada ou por trabalho volumoso, ou por acumulação de riqueza ou mesmo por incrementar a população. Mas é obtida somente pela renúncia. As pessoas materialistas não se preocupam em ouvir essas leis. Segundo elas, a assim chamada ordem de vida renunciada é destinada àqueles que são incapazes de ganhar sua subsistência por causa de alguns defeitos corpóreos, ou para pessoas que falharam em conseguir prosperidade na vida familiar.

Nas histórias tais quais o Mahabharata, é claro, existem tópicos sobre assuntos transcendentais junto com tópicos materiais. O Bhagavad-gita está lá no Mahabharata. A idéia inteira do Mahabharata culmina nas instruções últimas do Bhagavad-gita, que a pessoa deve renunciar todas as outras ocupações e deve se dedicar unicamente e plenamente em se render aos pés de lótus do Senhor Sri Krishna. Mas pessoas com tendências materialistas são mais atraídas às atividades de política, economia e filantropia mencionadas no Mahabharata do que o tópico principal, chamado Bhagavad-gita. Esse espírito comprometedor de Vyasadeva é condenado diretamente por Narada, que o aconselha a proclamar diretamente que a necessidade primordial da vida humana é realizar sua relação eterna com o Senhor e assim se render a Ele sem demora.

Um paciente que sofre de um tipo particular de doença é quase sempre inclinado a aceitar comestíveis que são proibidos para ele. O médico especialista não faz nenhum comprometimento com o paciente por permitir a ele consumir parcialmente o que ele não deve tomar de jeito nenhum. No Bhagavad-gita também é dito que uma pessoa apegada a trabalho lucrativo não deve ser desencorajada de sua ocupação, porque gradualmente ela pode se elevar à posição de auto-realização. Isso às vezes é aplicável para aqueles que são somente filósofos empíricos secos sem realização espiritual. Mas aqueles que estão na linha devocional não precisam ser sempre aconselhados dessa forma.

Verso 16

vicakñaëo 'syärhati vedituà vibhor
ananta-pärasya nivåttitaù sukham
pravartamänasya guëair anätmanas
tato bhavän darçaya ceñöitaà vibhoù

O Supremo Senhor é ilimitado. Somente uma personalidade muito conhecedora, retirada das atividades da felicidade material, merece entender este conhecimento de valores espirituais. Portanto aqueles que não são tão bem situados, devido ao apego material, devem ser mostrados os caminhos da realização espiritual, por Sua Divindade, através de descrições das atividades transcendentais do Supremo Senhor.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Ciência teológica é um assunto difícil, especialmente quando lida com a natureza transcendental de Deus. Não é um assunto para ser entendido por pessoas que são muito apegadas a atividades materiais. Somente os altamente conhecedores, que quase se retiraram das atividades materialistas pela cultura do conhecimento espiritual, podem ser admitidos para estudar esta grande ciência. No Bhagavad-gita está afirmado claramente que de muitas centenas e milhares de pessoas somente uma pessoa merece entrar na realização transcendental. E de muitos milhares dessas pessoas realizadas transcendentalmente, somente poucas podem entender a ciência teológica que lida especificamente com Deus como uma pessoa. Sri Vyasadeva portanto é assim aconselhado por Narada para descrever a ciência de Deus diretamente por relatar Suas atividades transcendentais. Vyasadeva é ele mesmo uma personalidade especialista nesta ciência, e ele está desapegado do desfrute material. Por isso ele é a pessoa certa para descrevê-la, e Shukadeva Goswami, o filho de Vyasadeva, é a pessoa certa para recebê-la.

Srimad Bhagavatam é a ciência teológica mais elevada, e por isso pode reagir no leigo como doses medicinais. Porque contém as atividades transcendentais do Senhor, não há diferença entre o Senhor e a literatura. A literatura é a encarnação literária concreta do Senhor. Assim o leigo pode ouvir a narração das atividades do Senhor. Deste modo são capazes de se associar com o Senhor e assim se tornarem purificados gradualmente das doenças materiais. Os devotos conhecedores também podem descobrir novos caminhos e meios para converter os não devotos em termos de tempo e circunstância particulares. Serviço devocional é atividade dinâmica, e os devotos versados podem encontrar meios competentes para injetá-lo nos cérebros embotados da população materialista. Essas atividades transcendentais dos devotos para o serviço do Senhor podem trazer uma nova ordem de vida para a sociedade tola de pessoas materialistas. O Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu e Seus seguidores subseqüentes exibiram destreza hábil nessa conexão. Por seguir o mesmo método, pode-se trazer as pessoas materialistas desta era de desavença dentro da ordem para vida pacífica e realização transcendental.

Verso 17

tyaktvä sva-dharmaà caraëämbujaà harer
bhajann apakvo 'tha patet tato yadi
yatra kva väbhadram abhüd amuñya kià
ko värtha äpto 'bhajatäà sva-dharmataù

Aquele que abandonou suas ocupações materiais para se dedicar no serviço devocional do Senhor pode às vezes cair enquanto num estágio imaturo, mesmo assim não há nenhum perigo de ser mal sucedido. Por outro lado, um não devoto, engajado em deveres ocupacionais, não ganha nada.

Iluminação de Srila Prabhupada:

No que diz respeito aos deveres da humanidade, existem deveres inumeráveis. Toda pessoa é obrigada não apenas a seus pais, membros familiares, sociedade, país, humanidade, outros seres vivos, os semideuses, etc., mas também a grandes filósofos, poetas, cientistas, etc.. É ordenado nas escrituras que pode-se abandonar todos esses deveres e se render ao serviço do Senhor. Portanto se alguém faz isso e se torna bem sucedido na execução de seu serviço devocional ao Senhor, está bem e é bom. Mas às vezes acontece que alguém se rende ao serviço do Senhor por algum sentimento temporário, e a longo prazo, devido a tantas outras razões, ele cai do caminho do serviço por associação indesejada. Existem muitas ocorrências dessas nas histórias. Bharata Maharaja foi obrigado a tomar seu nascimento como um cervo devido a seu apego íntimo a um cervo. Ele pensou em seu cervo quando morreu. Assim, em seu próximo nascimento ele se tornou um cervo, apesar disso ele não esqueceu o incidente do seu nascimento prévio. Similarmente, Chitraketu também caiu devido às suas ofensas aos pés de Shiva. Mas apesar de tudo isso, a ênfase é dada aqui para a rendição aos pés de lótus do Senhor, mesmo se houver uma chance de cair, porque mesmo embora alguém caia dos deveres prescritos do serviço devocional, ele nunca esquecerá os pés de lótus do Senhor. Uma vez dedicado no serviço devocional do Senhor, a pessoa continuará o serviço em todas circunstâncias. No Bhagavad-gita é dito que mesmo uma pequena quantidade de serviço devocional pode salvar a pessoa da posição mais perigosa. Há muitos casos desses exemplos na história. Ajamila é um deles. Ajamila no início de sua vida era um devoto, mas em sua juventude ele caiu. Mesmo assim ele foi salvo pelo Senhor no fim.

Verso 18

tasyaiva hetoù prayateta kovido
na labhyate yad bhramatäm upary adhaù
tal labhyate duùkhavad anyataù sukhaà
kälena sarvatra gabhéra-raàhasä

Pessoas que são verdadeiramente inteligentes e inclinadas filosoficamente devem se esforçar somente para esse fim importante que não é obtenível mesmo por vaguear do planeta mais elevado (Brahmaloka) até o planeta mais baixo (Patala). No que diz respeito à felicidade derivada de desfrute sensual, pode ser obtida automaticamente no devido curso do tempo, justamente igual no curso do tempo obtemos misérias mesmo embora não as desejamos.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Toda pessoa em toda parte tenta obter a maior quantidade de prazer sensual por vários empenhos. Algumas pessoas estão ocupadas em comércio, indústria, desenvolvimento econômico, supremacia política, etc., e algumas delas estão engajadas em trabalho lucrativo para se tornarem felizes na próxima vida por alcançar planetas superiores. É dito que na Lua os habitantes são aptos para prazer sensual maior por beber soma-rasa, e o Pitriloka é obtido por bom trabalho caridoso. Assim há vários programas para prazer sensual, tanto durante esta vida quanto na vida depois da morte. Alguns tentam alcançar a Lua ou outros planetas por algum arranjo mecânico, porque são muito ansiosos em conseguirem entrar nesses planetas sem fazer trabalho benéfico. Mas isso não é para acontecer. Pela lei do Supremo, diferentes lugares são destinados para diferentes graus de seres vivos de acordo com o trabalho que eles executaram. Somente por trabalho benéfico, como prescrito nas escrituras, pode-se obter nascimento numa boa família, opulência, boa educação e características corpóreas boas. Nós também vemos que mesmo nesta vida alguém obtém boa educação ou dinheiro por trabalho benéfico. Similarmente, em nosso próximo nascimento obtemos essas posições desejadas somente por trabalho benéfico. Senão, não aconteceria que duas pessoas nascidas no mesmo local ao mesmo tempo são vistas situadas diferentemente de acordo com trabalho prévio. Mas todas essas posições materiais são impermanentes. As posições no mais elevado Brahmaloka e no mais baixo Patala também são mutáveis de acordo com nosso trabalho. A pessoa inclinada filosoficamente não deve ficar tentada por essas posições mutáveis. Ela deve tentar entrar na vida permanente de bem-aventurança e conhecimento onde não será forçada e retornar novamente para o mundo material miserável, tanto neste quanto naquele planeta. Misérias e felicidade misturada são duas características da vida material, e são obteníveis tanto em Brahmaloka quanto em outros planetas também. São obteníveis na vida dos semideuses e também na vida dos cães e porcos. As misérias e felicidades misturadas de todos os seres vivos são apenas de diferente grau e qualidade, mas ninguém é livre das misérias de nascimento, morte, velhice e doença. Similarmente, todos têm sua felicidade destinada também. Ninguém pode obter mais ou menos dessas coisas simplesmente por esforços pessoais. Mesmo se forem obtidas, serão perdidas novamente. Não se deve portanto, desperdiçar tempo com essas coisas banais; a pessoa deve se esforçar somente para ir de volta ao Supremo. Essa deve ser a missão da vida de todos.

Verso 19

na vai jano jätu kathaïcanävrajen
mukunda-sevy anyavad aìga saàsåtim
smaran mukundäìghry-upagühanaà punar
vihätum icchen na rasa-graho janaù

Meu querido Vyasa, mesmo embora um devoto do Senhor Krishna caia de alguma forma ou outra, certamente não se submete à existência material igual outros (trabalhadores lucrativos, etc.) porque uma pessoa que saboreou uma vez o sabor dos pés de lótus do Senhor não pode fazer nada além de lembrar esse êxtase novamente e novamente.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Um devoto do Senhor automaticamente se torna desinteressado pelo encanto da existência material porque ele é rasa-graha, ou aquele que saboreou a doçura dos pés de lótus do Senhor Krishna. Existem certamente muitos casos nos quais devotos do Senhor caíram por causa de associação não favorável, justamente igual trabalhadores lucrativos, que são sempre propensos à degradação. Mas mesmo embora ele caia, um devoto nunca deve ser considerado igual a um karmi caído. Um karmi sofre o resultado de suas próprias reações lucrativas, enquanto um devoto é corrigido com castigo dirigido diretamente pelo Senhor Ele mesmo. Os sofrimentos de um órfão e o sofrimento de um filho querido de um rei não são únicos e o mesmo. Um órfão é realmente pobre porque não tem ninguém para cuidar dele, mas o filho querido de uma pessoa rica, apesar de parecer que está no mesmo nível do que o órfão, está sempre sob a vigilância de seu pai competente. Um devoto do Senhor, devido à associação errada, às vezes imita os trabalhadores lucrativos. Os trabalhadores lucrativos querem dominar o mundo material. Similarmente, um devoto neófito pensa tolamente em acumular algum poder material em troca do serviço devocional. Alguns devotos tolos às vezes são colocados em dificuldade pelo Senhor Ele mesmo. Como um favor especial, Ele pode remover toda a parafernália material. Por essa ação, o devoto confuso é abandonado por todos amigos e familiares, e assim ele volta à razão novamente pela misericórdia do Senhor, e é estabelecido corretamente para executar seu serviço devocional.

No Bhagavad-gita também é dito que esses devotos caídos são dados uma chance de nascer na família de brahmanas qualificados ou numa família de comerciantes ricos. Um devoto nessa posição não é tão afortunado quanto aquele que é castigado pelo Senhor e posto numa posição aparentemente de desamparo. Um devoto que se tornou desamparado pelo desejo do Senhor é mais afortunado do que aqueles nascidos em boas famílias. Os devotos caídos nascidos numa boa família podem esquecer os pés de lótus do Senhor porque são menos afortunados, mas o devoto que é posto numa condição desamparada é mais afortunado porque rapidamente ele retorna para os pés de lótus do Senhor, por pensar em si mesmo desamparado por toda a volta.

Serviço devocional puro é tão saboreável espiritualmente que um devoto se torna automaticamente desinteressado em desfrute sensual. Esse é o sinal da perfeição em serviço devocional progressivo. Um devoto puro lembra continuamente os pés de lótus do Senhor Sri Krishna e não O esquece mesmo por um momento, nem mesmo em troca de toda a opulência dos três mundos.

Verso 20

idaà hi viçvaà bhagavän ivetaro
yato jagat-sthäna-nirodha-sambhaväù
tad dhi svayaà veda bhaväàs tathäpi te
prädeça-mätraà bhavataù pradarçitam

O Supremo Senhor Personalidade de Deus é Ele mesmo este cosmos, e mesmo assim Ele está distante dele. Somente Dele que esta manifestação cósmica emanou, repousa Nele, e dentro Dele ela entra depois da aniquilação. Você virtuoso sabe tudo sobre isso. Eu dei apenas uma sinopse.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Para um devoto puro, o conceito de Mukunda, Senhor Sri Krishna, é tanto pessoal quanto impessoal. A situação cósmica impessoal também é Mukunda porque é a emanação da energia de Mukunda. Por exemplo, uma árvore é uma unidade completa, enquanto as folhas e ramos da árvore são partes e parcelas emanadas da árvore. As folhas e ramos da árvore também são a árvore, mas a árvore em si não é as folhas nem os ramos. A versão Védica que a criação cósmica inteira é nada mais além de Brahman significa desde que tudo emana do Brahman Supremo, nada é à parte Dele. Similarmente, as mãos e pernas parte e parcela são chamadas de corpo, mas o corpo como a unidade inteira não é nem as mãos nem as pernas. O Senhor é a forma transcendental de eternidade, conhecimento e beleza. E por isso a criação da energia do Senhor parece ser parcialmente eterna, plena de conhecimento e beleza também. As almas condicionadas cativadas sob a influência da energia externa, maya, são assim aprisionadas na rede da natureza material. Elas aceitam isso como tudo em tudo, porque não têm informação do Senhor que é a causa primordial. Nem têm informação que as partes e parcelas do corpo, ao serem destacadas do corpo inteiro, não são mais a mesma mão ou perna como quando eram atadas ao corpo. Similarmente, uma civilização sem Deus desapegada do serviço amoroso transcendental da Suprema Personalidade de Deus é justamente igual uma mão ou perna destacadas. Tais partes e parcelas podem parecer iguais mãos e pernas, mas não têm nenhuma eficiência. O devoto do Senhor, Srila Vyasadeva, sabe disso muito bem. Ele é mais aconselhado por Srila Narada para expandir a idéia para que as almas condicionadas aprisionadas possam tomar lições dele para entender o Supremo Senhor como a causa primordial.

De acordo com a versão Védica, o Senhor é naturalmente plenamente poderoso, e por isso Suas energias supremas são sempre perfeitas e idênticas a Ele. Ambos céus espiritual e material e sua parafernália são emanações das energias interna e externa do Senhor. Energia externa é comparativamente inferior, enquanto a potência interna é superior. A energia superior é força viva, e por isso é completamente idêntica, mas a energia externa, por ser inerte, é parcialmente idêntica. Mas ambas as energias não são nem iguais nem maiores do que o Senhor, que é o gerador das energias, essas energias estão sempre sob o controle Dele, exatamente igual energia elétrica, quanto poderosa possa ser, está sempre sob o controle do engenheiro.

O ser humano e todos outros seres vivos são produtos de Suas energias internas. Por isso o ser vivo é idêntico ao Senhor. Mas nunca é igual ou superior à Personalidade de Deus. O Senhor e seres vivos são todos pessoas individuais. Com a ajuda das energias materiais os seres vivos também criam alguma coisa, mas nenhuma de suas criações é igual ou superior às criações do Senhor. O ser vivo pode criar um pequeno sputnik de brinquedo e pode lançá-lo no espaço sideral, mas isso não significa que ele pode criar um planeta como a Terra ou Lua e flutuar no ar do modo que o Senhor faz. Pessoas com um pobre fundo de conhecimento alegam serem iguais ao Senhor. Elas nunca são iguais ao Senhor. Isso nunca acontece. O ser humano, depois de atingir a perfeição completa, pode obter uma grande quantidade das qualidades do Senhor (é dito até setenta e oito por cento), mas nunca é possível ultrapassar o Senhor ou se tornar igual a Ele. Numa condição doentia somente, o ser tolo alega ser uno com o Senhor e assim se torna enganado pela energia ilusória. Os seres vivos enganados, portanto, devem aceitar a supremacia do Senhor e concordar em prestar serviço amoroso para Ele. Para isso que eles foram criados. Sem isso, não pode haver nenhuma paz ou tranqüilidade no mundo. Srila Vyasadeva é aconselhado por Srila Narada para expandir essa idéia do Bhagavatam. No Bhagavad-gita também a mesma idéia é explicada: renda-se plenamente aos pés de lótus do Senhor. Essa é a única ocupação do ser humano perfeito.

Verso 21

tvam ätmanätmänam avehy amogha-dåk
parasya puàsaù paramätmanaù kaläm
ajaà prajätaà jagataù çiväya tan
mahänubhäväbhyudayo 'dhigaëyatäm

Sua Divindade possui visão perfeita. Você mesmo pode conhecer a Superalma Personalidade de Deus porque você está presente como porção plenária do Senhor. Apesar de ser não nascido, você apareceu nesta Terra para o bem estar de todas pessoas. Por favor, portanto, descreva os passatempos transcendentais da Suprema Personalidade de Deus Sri Krishna mais vividamente.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Srila Vyasadeva é a encarnação porção plenária dotada de poder da Personalidade de Deus Sri Krishna. Ele descende por sua misericórdia sem causa para liberar as almas caídas no mundo material. As almas caídas e esquecidas são destacadas do serviço amoroso transcendental do Senhor. Os seres vivos são partes e parcelas do Senhor, e são servidores eternamente do Senhor. Todas as literaturas Védicas, portanto, são postas em ordem sistemática para beneficiar as almas caídas, e é o dever das almas caídas de aproveitarem a vantagem dessas literaturas e serem livres do cativeiro da existência material. Embora formalmente Srila Narada Rishi seja seu mestre espiritual, Srila Vyasadeva não depende em nada de um mestre espiritual porque em essência ele é o mestre espiritual de todos mais. Mas porque ele faz o papel de um acarya, ele nos ensinou por sua própria conduta que deve-se ter um mestre espiritual, mesmo se for o próprio Deus Ele mesmo. O Senhor Sri Krishna, Senhor Sri Rama e Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, todas encarnações do Supremo, aceitaram mestres espirituais formais, embora pela natureza transcendental Eles eram conscientes de todo conhecimento. Com o propósito de direcionar pessoas em geral para os pés de lótus do Senhor Sri Krishna, Ele Próprio na encarnação de Vyasadeva retrata os passatempos transcendentais do Senhor.

Verso 22

idaà hi puàsas tapasaù çrutasya vä
sviñöasya süktasya ca buddhi-dattayoù
avicyuto 'rthaù kavibhir nirüpito
yad-uttamaçloka-guëänuvarëanam

Círculos eruditos positivamente concluíram que o propósito infalível do avanço do conhecimento, chamado austeridades, estudo dos Vedas, sacrifício, canto de hinos e caridade, culmina nas descrições transcendentais do Senhor, que é definido em poesia seleta.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Intelecto humano é desenvolvido para avanço do aprendizado em arte, ciência, filosofia, física, química, psicologia, economia, política, etc.. Pela cultura desse conhecimento a sociedade humana pode alcançar perfeição da vida. Essa perfeição da vida culmina na realização do Ser Supremo, Vishnu. O sruti portanto indica aqueles que são verdadeiramente avançados em aprendizado devem aspirar pelo serviço do Senhor Vishnu. Infelizmente pessoas que estão enamoradas pela beleza externa de visnu-maya não entendem que o auge da perfeição ou auto-realização depende de Vishnu. Visnu-maya significa prazer sensual, que é transitório e temporário. Aqueles que estão aprisionados por visnu-maya utilizam avanço do conhecimento para prazer sensual. Sri Narada Muni explicou que toda parafernália do universo cósmico é apenas uma emanação do Senhor por Suas diferentes energias porque o Senhor que pôs em movimento, por Sua energia inconcebível, as ações e reações da manifestação criada. Elas vieram a existir pela energia Dele, repousam em Sua energia, e depois da aniquilação imergem dentro Dele. Nada é, portanto, diferente Dele, mas ao mesmo tempo o Senhor é sempre diferente delas.

Quando avanço do conhecimento é aplicado no serviço do Senhor, o processo inteiro se torna absoluto. A Pessoa Suprema e Seu nome, fama, glória, etc. são todos não diferentes Dele. Por isso, todos sábios e devotos do Senhor recomendaram que a matéria de arte, ciência, filosofia, física, química, psicologia e todos outros ramos do conhecimento devem ser inteiramente e unicamente aplicados no serviço do Senhor. Arte, literatura, poesia, pintura, etc. podem ser usados na glorificação do Senhor. Os escritores de ficção, poetas e literatos célebres geralmente estão engajados em escrever sobre objetos sensuais, mas caso se voltem em direção ao serviço do Senhor, podem descrever os passatempos transcendentais do Senhor. Valmiki era um grande poeta, e similarmente Vyasadeva é um grande escritor, e ambos absolutamente se dedicaram em retratar as atividades transcendentais do Senhor e por fazerem isso se tornaram imortais. Similarmente, ciência e filosofia também devem ser aplicadas no serviço do Senhor. Não há utilidade em apresentar teorias especulativas secas para prazer sensual. Filosofia e ciência devem ser dedicadas para estabelecer a glória do Senhor. Pessoas avançadas estão ávidas para entender a Verdade Absoluta por meio da ciência, e por isso um grande cientista deve se empenhar para provar a existência do Senhor numa base científica. Similarmente, especulações filosóficas devem ser utilizadas para estabelecer a Verdade Absoluta como autoconsciente e todo-poderoso. Similarmente, todos outros ramos do conhecimento devem ser sempre dedicados no serviço do Senhor. No Bhagavad-gita também o mesmo é afirmado. Todo "conhecimento" não dedicado no serviço do Senhor é somente ignorância. Verdadeira utilização de conhecimento avançado é estabelecer as glórias do Senhor, e esse é o verdadeiro significado. Conhecimento científico dedicado no serviço do Senhor e todas atividades similares são verdadeiramente hari-kirtana, ou glorificação do Senhor.

Verso 23

ahaà purätéta-bhave 'bhavaà mune
däsyäs tu kasyäçcana veda-vädinäm
nirüpito bälaka eva yoginäà
çuçrüñaëe prävåñi nirvivikñatäm

Ó muni, no último milênio eu nasci de uma certa criada engajada no serviço de brahmanas que seguiam os princípios do Vedanta. Quando eles moraram juntos durante os quatro meses da estação de chuva, eu fiquei dedicado no serviço pessoal deles.

Iluminação de Srila Prabhupada:

A maravilha de uma atmosfera carregada com serviço devocional do Senhor é brevemente descrita aqui por Sri Narada Muni. Ele era filho do parentesco mais insignificante. Ele não era educado propriamente. Ainda assim, por causa de sua energia completa estar dedicada no serviço do Senhor, ele se tornou um sábio imortal. Assim é a ação poderosa do serviço devocional. Os seres vivos são a energia marginal do Senhor, e por isso são destinados a serem propriamente utilizados no serviço amoroso transcendental do Senhor. Quando isso não é feito, a situação da pessoa se chama maya. Portanto a ilusão de maya é dissipada de uma vez logo que a energia inteira da pessoa é convertida no serviço do Senhor em vez de no prazer sensual. Pelo exemplo pessoal de Sri Narada Muni em seu nascimento prévio, é claro que o serviço do Senhor começa com o serviço dos servos fidedignos do Senhor. O Senhor diz que o serviço de Seus servos é maior do que Seu serviço pessoal. Serviço do devoto é mais valioso do que o serviço do Senhor. A pessoa deve portanto escolher um servo fidedigno do Senhor constantemente dedicado no Seu serviço, aceitar esse servo como o mestre espiritual e se dedicar em seu (o mestre espiritual) serviço. Esse mestre espiritual é o meio transparente para visualizar o Senhor, que está além do conceito dos sentidos materiais. Pelo serviço ao mestre espiritual fidedigno, o Senhor consente em Se revelar em proporção ao serviço prestado. Utilização da energia humana no serviço do Senhor é o caminho progressivo da salvação. A criação cósmica inteira se torna imediatamente idêntica com o Senhor logo que o serviço em relação com o Senhor é prestado sob a guia de um mestre espiritual fidedigno. O mestre espiritual versado conhece a arte de utilizar tudo para glorificar o Senhor, e portanto sob sua guia o mundo inteiro pode ser transformado na morada espiritual pela divina graça do servo do Senhor.

Verso 24

te mayy apetäkhila-cäpale 'rbhake
dänte 'dhåta-kréòanake 'nuvartini
cakruù kåpäà yadyapi tulya-darçanäù
çuçrüñamäëe munayo 'lpa-bhäñiëi

Embora fossem imparciais por natureza, esses seguidores do Vedanta me abençoaram com sua misericórdia sem causa. No que diz respeito a mim, eu era auto-controlado e não tinha apego por esportes, apesar de ser um menino. Em adição, eu não era travesso, e não falava mais do que o requerido.

Iluminação de Srila Prabhupada:

No Bhagavad-gita o Senhor diz, "Todos os Vedas buscam por Mim". O Senhor Sri Chaitanya diz que nos Vedas as matérias são apenas três, chamadas estabelecer a relação dos seres vivos com a Personalidade de Deus, realizar os deveres relativos no serviço devocional e assim alcançar o objetivo último, de volta ao Supremo. Assim, vedanta-vadis, indica os devotos puros da Personalidade de Deus. Esses vedanta-vadis, ou os bhakti-vedantas, são imparciais em distribuir o conhecimento transcendental do serviço devocional. Para eles ninguém é inimigo ou amigo, nem ninguém é educado ou não educado. Ninguém é especialmente favorável, e ninguém é desfavorável. Os bhakti-vedantas vêem que as pessoas em geral desperdiçam tempo em coisas sensuais falsas. Seu negócio é fazer com que a massa ignorante de pessoas restabeleça sua relação perdida com a Personalidade de Deus. Por esse empenho, mesmo a alma mais esquecida é elevada para a consciência da vida espiritual, e assim por ser iniciada pelos bhakti-vedantas, as pessoas em geral gradualmente progridem no caminho da realização transcendental. Assim os vedanta-vadis iniciaram o menino mesmo antes de se tornar auto-controlado e ser desapegado de esportes de crianças, etc.. Mas antes da iniciação, ele (o menino) ficou mais e mais avançado em disciplina, a qual é muito essencial para aquele que deseja fazer progresso na linha. No sistema de varnasrama-dharma, que é o começo da vida humana verdadeira, meninos pequenos depois dos cinco anos de idade são enviados para se tornarem brahmacari no asrama do guru, onde essas coisas são ensinadas sistematicamente aos meninos, sejam eles filhos de rei ou filhos de cidadãos ordinários. O treino era obrigatório não somente para criar bons cidadãos do estado, mas também preparar a vida futura do menino para realização espiritual. A vida irresponsável de prazer sensual era desconhecida para as crianças dos seguidores do sistema varnasrama. O menino era até mesmo injetado com perspicácia espiritual antes de ser colocado pelo pai no ventre da mãe. Ambos o pai e a mãe eram responsáveis pelo sucesso do menino em ser liberado do cativeiro material. Esse é o processo de planejamento familiar bem sucedido. É gerar filhos para a perfeição perfeita. Sem ser auto-controlado, sem ser disciplinado e sem ser obediente plenamente, ninguém pode se tornar bem sucedido em seguir as instruções do mestre espiritual, e sem fazer isso, ninguém é capaz de voltar ao Supremo.

Verso 25

ucchiñöa-lepän anumodito dvijaiù
sakåt sma bhuïje tad-apästa-kilbiñaù
evaà pravåttasya viçuddha-cetasas
tad-dharma evätma-ruciù prajäyate

Somente uma vez, com a permissão deles, eu tomei os restos da comida deles, e por fazer isso meus pecados foram de uma vez erradicados. Assim dedicado, tornei-me purificado no coração, e naquele momento a natureza própria do transcendentalista se tornou atraente para mim.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Devoção pura é tão infecciosa, no bom sentido, quanto doenças infecciosas. Um devoto puro é limpo de todos tipos de pecados. A Personalidade de Deus é a entidade mais pura, e a menos que a pessoa seja igualmente pura da infecção das qualidades materiais, não pode se tornar um devoto puro do Senhor. Os bhakti-vedantas como mencionado acima eram devotos puros, e o menino ficou infectado com as qualidades de pureza pela associação deles e por comer os restos de comida tomada por eles. Esses restos podem ser tomados mesmo sem a permissão dos devotos puros. Existem às vezes pseudo devotos, e deve-se ser mauito cuidadoso em relação a eles. Existem muitas coisas que impedem a pessoa de entrar no serviço devocional. Mas pela associação com devotos puros todos esses obstáculos são removidos. Um devoto neófito se torna praticamente enriquecido com as qualidades transcendentais do devoto puro, o que significa atração pelo nome, fama, qualidade, passatempos, etc. da Personalidade de Deus. Infecção das qualidades do devoto puro significa absorver o sabor da devoção pura sempre nas atividades transcendentais da Personalidade de Deus. Esse sabor transcendental de imediato faz todas coisas materiais desagradáveis. Portanto um devoto puro não está atraído nenhum pouco a atividades materiais. Depois da eliminação de todos pecados ou obstáculos no caminho do serviço devocional, pode-se tornar atraído, e pode ter constância, pode ter sabor perfeito, pode ter emoções transcendentais, e por último pode ficar situado no plano do serviço amoroso do Senhor. Todos esses estágios desenvolvem pela associação de devotos puros, e esse é o propósito desta estrófe.

Verso 26

tatränvahaà kåñëa-kathäù pragäyatäm
anugraheëäçåëavaà manoharäù
täù çraddhayä me 'nupadaà viçåëvataù
priyaçravasy aìga mamäbhavad ruciù

Ó Vyasadeva, nessa associação e pela misericórdia desses grandes Vedantistas, eu pude ouvir eles descreverem as atividades atraentes do Senhor Krishna. E assim por ouvir atentamente, meu gosto por ouvir sobre a Personalidade de Deus incrementou a cada passo.

Iluminação de Srila Prabhupada:

O Senhor Sri Krishna, a Personalidade de Deus Absoluta, não é atraente somente por Suas características pessoais, mas também por Suas atividades transcendentais. É assim porque o Absoluto é absoluto por Seu nome, fama, forma, passatempos, séquito, parafernália, etc.. O Senhor descende neste mundo material por Sua misericórdia sem causa e exibe Seus vários passatempos transcendentais como um ser humano para que os seres humanos atraídos por Ele se tornem capazes de ir de volta ao Supremo. Pessoas são naturalmente inclinadas a ouvir histórias e narrações de várias personalidades que executam atividades mundanas, sem saber que por essa associação a pessoa simplesmente desperdiça tempo valioso e também se torna apegada às três qualidades da natureza mundana. Em vez de desperdiçar tempo, pode-se obter sucesso espiritual por voltar sua atenção para os passatempos transcendentais do Senhor. Por ouvir a narração dos passatempos do Senhor, a pessoa contata diretamente a Personalidade de Deus, e, como explicado antes, por ouvir sobre a Personalidade de Deus, de dentro, todos pecados acumulados da criatura mundana são clareados. Assim limpo de todos pecados, o ouvinte gradualmente se torna liberado da associação mundana e se torna atraído pelas características do Senhor. Narada Muni justamente acabou de explicar isso por sua experiência pessoal. A idéia toda é que simplesmente por ouvir sobre os passatempos do Senhor a pessoa se torna um dos associados do Senhor. Narada Muni tinha vida eterna, conhecimento ilimitado e bem-aventurança insondável, e ele pode viajar por todo os mundos material e espiritual sem restrição. Pode-se alcançar a perfeição de vida mais elevada simplesmente pela audição atenta dos passatempos transcendentais do Senhor das fontes certas, igual Sri Narada as ouviu dos devotos puros (bhakti-vedantas) em sua vida prévia. Esse processo de ouvir na associação dos devotos é especialmente recomendada nesta era da desavença (Kali).

Verso 27

tasmiàs tadä labdha-rucer mahä-mate
priyaçravasy askhalitä matir mama
yayäham etat sad-asat sva-mäyayä
paçye mayi brahmaëi kalpitaà pare

Ó grande sábio, logo que tive gosto pela Personalidade de Deus, minha atenção para ouvir do Senhor era inabalável. E à medida que meu gosto desenvolvia, eu pude realizar que foi somente na minha ignorância que aceitei coberturas grosseiras e sutis, porque tanto o Senhor quanto eu somos transcendentais.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Ignorância na existência material é comparada à escuridão, e em todas literaturas Védicas a Personalidade de Deus é comparada ao Sol. Sempre que há luz não pode haver escuridão. Ouvir sobre os passatempos do Senhor é em si associação transcendental com o Senhor porque não há diferença entre o Senhor e Seus passatempos transcendentais. Tornar-se associado da luz suprema é dissipar toda a ignorância. Somente por ignorância, a alma condicionada pensa erroneamente que tanto ela quanto o Senhor são produtos da natureza material. Mas de fato a Personalidade de Deus e os seres vivos são transcendentais, e não têm nada a ver com a natureza material. Quando a ignorância é removida e é realizado perfeitamente que não existe nada existente sem a Personalidade de Deus, então a ignorância é removida. Porque os corpos grosseiro e sutil são emanações da Personalidade de Deus, o conhecimento da luz permite que a pessoa dedique os dois no serviço do Senhor. O corpo grosseiro deve ser dedicado em atos de prestação de serviço para o Senhor (como trazer água, limpar o templo ou prestar reverências, etc.) O caminho de arcana, ou adoração do Senhor no templo, envolve dedicar o corpo grosseiro no serviço do Senhor. Similarmente, a mente sutil deve ser dedicada em ouvir os passatempos transcendentais do Senhor, pensar neles, cantar Seu nome, etc.. Todas essas atividades são transcendentais. Nem os sentidos grosseiros ou sutis devem ser ocupados de outra forma. Essa realização das atividades transcendentais é feita possível por muitos e muitos anos de aprendizado no serviço devocional, mas simplesmente atração de amor pela Personalidade de Deus, como foi desenvolvida por Narada Muni, por ouvir, é altamente efetiva.

Verso 28

itthaà çarat-prävåñikäv åtü harer
viçåëvato me 'nusavaà yaço 'malam
saìkértyamänaà munibhir mahätmabhir
bhaktiù pravåttätma-rajas-tamopahä

Assim durante duas estações - estação de chuva e outono - eu tive a oportunidade de ouvir esses sábios grandes almas constantemente no cantar das glórias não adulteradas do Senhor Hari. Quando começou o fluxo do meu serviço devocional, as coberturas dos modos da paixão e ignorância desapareceram.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Serviço amoroso transcendental para o Supremo Senhor é a inclinação natural de todo ser vivo. O instinto está dormente em todos, mas devido à associação com os modos da paixão e ignorância da natureza material isso foi coberto desde tempo imemorável. Se, pela graça do Senhor e dos devotos do Senhor com grande alma, um ser vivo se torna afortunado o bastante para se associar com os devotos do Senhor não adulterados e obtém a chance de ouvir as glórias não adulteradas do Senhor, certamente o fluxo do serviço devocional acontece como o fluir de um rio. Do mesmo modo que o rio flui adiante até alcançar o mar, similarmente serviço devocional puro flui pela associação dos devotos puros até que alcança o objetivo último, chamado, amor transcendental de Deus. Esse fluxo de serviço devocional não pode parar. Ao contrário, incrementa mais e mais sem limite. O fluxo do serviço devocional é tão potente que qualquer espectador também se torna liberado da influência dos modos da paixão e ignorância. Essas duas qualidades da natureza são assim removidas, e o ser vivo é liberado, e se situa em sua posição original.

Verso 29

tasyaivaà me 'nuraktasya
praçritasya hatainasaù
çraddadhänasya bälasya
däntasyänucarasya ca

Eu era muito apegado àqueles sábios. Eu era amável em comportamento, e todos meus pecados foram erradicados no serviço deles. Em meu coração eu tinha forte fé neles. Eu subjuguei os sentidos, e os seguia estritamente com corpo e mente.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Essas são as qualidades necessárias de um candidato prospectivo que pode supor ser elevado para a posição de um devoto puro não adulterado. Esse candidato deve sempre procurar a associação de devotos puros. Não se deve ser desviado por um pseudodevoto. Ele próprio deve ser simples e amável para receber as instruções de um devoto puro. Um devoto puro é uma alma completamente rendida sob a Personalidade de Deus. Ele conhece a Personalidade de Deus como o proprietário supremo e todos os outros como Seus servidores. E pela associação de devotos puros somente, a pessoa pode se livrar de todos pecados acumulados pela associação mundana. Um devoto neófito deve servir o devoto puro fielmente, e deve ser muito obediente e seguir estritamente as instruções. Esses são os sinais de um devoto que está determinado para alcançar sucesso mesmo na duração da vida existente.

Verso 30

jïänaà guhyatamaà yat tat
säkñäd bhagavatoditam
anvavocan gamiñyantaù
kåpayä déna-vatsaläù

Quando partiam, aqueles bhakti-vedantas, que eram muito bondosos com as almas de pobre coração, instruíram me nessa matéria mais confidencial que é instruída pela Personalidade de Deus em Pessoa.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Um Vedantista puro, ou um bhakti-vedanta, instrui seguidores exatamente de acordo com as instruções do Senhor em Pessoa. A Personalidade de Deus, tanto no Bhagavad-gita quanto em todas outras escrituras, definitivamente instruiu as pessoas para seguirem o Senhor somente. O Senhor é o criador, mantenedor e aniquilador de tudo. A criação manifestada inteira existe pela vontade Dele, e por Sua vontade quando o espetáculo inteiro é terminado Ele permanecerá em Sua morada eterna com toda Sua parafernália. Antes da criação Ele estava lá na morada eterna, e depois da aniquilação Ele continuará a permanecer. Ele não é, portanto, um dos seres criados. Ele é transcendental. No Bhagavad-gita o Senhor diz que muito, muito tempo antes que a instrução fosse transmitida para Arjuna, a mesma foi instruída para o deus do Sol, e no curso do tempo, a mesma instrução, manipulada erroneamente e assim quebrada, foi novamente instruída para Arjuna porque ele era Seu devoto perfeito e amigo. Portanto, a instrução do Senhor pode ser entendida por devotos somente e ninguém mais. O impersonalista, que não tem nenhuma idéia sobre a forma transcendental do Senhor, não pode entender essa mensagem mais confidencial do Senhor. A expressão "mais confidencial" é significante aqui porque conhecimento do serviço devocional é muito, muito acima de conhecimento do Brahman impessoal. Jñanam significa conhecimento ordinário ou qualquer ramo de conhecimento. Esse conhecimento se desenvolve acima para conhecimento do Brahman impessoal. . Acima disso, quando está envolvido parcialmente com devoção, esse conhecimento desenvolve para o conhecimento de Paramatma, ou o Supremo todo-penetrante. Esse é mais confidencial. Mas quando esse conhecimento é transformado em serviço devocional puro e a parte confidencial do conhecimento transcendental é alcançada, é chamado de conhecimento mais confidencial. Esse conhecimento mais confidencial foi transmitido pelo Senhor para Brahma, Arjuna, Uddhava, etc..

Verso 31

yenaivähaà bhagavato
väsudevasya vedhasaù
mäyänubhävam avidaà
yena gacchanti tat-padam

Por esse conhecimento confidencial, eu pude entender claramente a influência da energia do Senhor Sri Krishna, o criador, mantenedor e aniquilador de tudo. Por saber isso, pode-se retornar a Ele e encontrá-Lo pessoalmente.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Pelo serviço devocional ou pelo conhecimento mais confidencial, pode-se entender muito facilmente como as diferentes energias do Senhor trabalham. Uma parte da energia manifesta o mundo material; a outra parte (superior) de Sua energia manifesta o mundo espiritual. E a energia intermediária manifesta os seres vivos que servem uma das energias mencionadas acima. Os seres vivos que servem a energia material se empenham duramente pela existência e felicidade, que é apresentada a eles como ilusão. Mas aqueles na energia espiritual são colocados no serviço direto do Senhor na vida eterna, de conhecimento completo e bem-aventurança perpétua. O Senhor deseja, como Ele disse diretamente no Bhagavad-gita, que todas almas condicionadas, que apodrecem no reino da energia material, voltem a Ele por abandonarem todas ocupações no mundo material. Essa é a parte mais confidencial do conhecimento. Mas isso só pode ser entendido pelos devotos puros, e somente esses devotos entram no reino de Deus para vê-Lo pessoalmente e servi-Lo pessoalmente. O exemplo concreto é Narada Ele mesmo, que atingiu esse estágio de conhecimento eterno e bem-aventurança eterna. E os caminhos e meios estão abertos para todos, com tanto que a pessoa concorde em seguir os passos de Sri Narada Muni. De acordo com sruti, o Supremo Senhor possui energias ilimitadas (sem esforço por Ele), e elas são descritas sob três títulos principais, como mencionado acima.

Verso 32

etat saàsücitaà brahmaàs
täpa-traya-cikitsitam
yad éçvare bhagavati
karma brahmaëi bhävitam

Ó Brahmana Vyasadeva, é decidido pelos versados que a medida corretiva melhor para remover todos problemas e misérias é dedicar suas atividades para o serviço do Supremo Senhor Personalidade de Deus (Sri Krishna).

Iluminação de Srila Prabhupada:

Sri Narada Muni pessoalmente experimentou que o meio mais viável e prático para abrir o caminho da salvação ou obter alívio de todas misérias da vida é ouvir submissamente as atividades transcendentais do Senhor das fontes certas e fidedignas. Esse é o único processo corretivo. A existência material inteira é cheia de misérias. Pessoas tolas manufaturaram, pelos seus cérebros insignificantes, muitas medidas corretivas para remover as misérias triplas pertencentes ao corpo e mente, pertencentes a perturbações naturais e em relação a outros seres vivos. O mundo inteiro luta muito duramente para existir sem essas misérias, mas as pessoas não sabem que sem a sanção do Senhor nenhum plano nem nenhuma medida corretiva pode realmente trazer a paz e tranqüilidade desejadas. A medida corretiva para curar um paciente por tratamento médico é inútil se não for sancionada pelo Senhor. Atravessar um rio ou o oceano com um barco adequado não é medida corretiva se não sancionado pelo Senhor. Devemos saber por certo que o Senhor é o último agente sancionador, e nós devemos portanto dedicar nossas tentativas para a misericórdia do Senhor para o sucesso último ou se livrar dos obstáculos no caminho do sucesso. O Senhor é todo-penetrante, todo-poderoso, onisciente e onipresente. Ele é o agente último de sanção de todos efeitos bons ou maus. Nós devemos, portanto, aprender a dedicar nossas atividades à misericórdia do Senhor e aceitá-lo tanto como Brahman impessoal, Paramatma localizado ou a Suprema Personalidade de Deus. Não importa o que a pessoa seja. Deve-se dedicar tudo no serviço do Senhor. Se alguém for um intelectual erudito, cientista, filósofo, poeta, etc., então deve empregar seu conhecimento para estabelecer a supremacia do Senhor. Tentar estudar a energia do Senhor em cada esfera de vida. Não desacreditá-Lo e tentar ser igual a Ele ou tomar Sua posição simplesmente por acumulação fragmentada de conhecimento. Se alguém é um administrador, governante, guerreiro, político, etc., então deve tentar estabelecer a supremacia do Senhor em governança. Lutar pela causa do Senhor como Sri Arjuna fez. No começo, Sri Arjuna, o grande guerreiro, negou-se a lutar, mas quando foi convencido pelo Senhor que a luta era necessária, Sri Arjuna mudou sua decisão e lutou por Sua causa. Similarmente, se alguém é um comerciante, um industrial, um agricultor, etc., deve gastar seu dinheiro ganho com trabalho árduo para a causa do Senhor. E sempre pensar que o dinheiro que é acumulado é a fortuna do Senhor. Fortuna é considerada a deusa da fortuna (Lakshmi), e o Senhor é Narayana, ou o esposo de Lakshmi. tentar dedicar Lakshmi no serviço do Senhor Narayana e ser feliz. Esse é o modo de realizar o Senhor em cada esfera de vida. A melhor coisa é, depois de tudo, obter alívio das atividades materiais e dedicar-se completamente em ouvir os passatempos transcendentais do Senhor. Mas no caso da ausência dessa oportunidade, deve tentar dedicar no serviço do Senhor tudo aquilo que se tem atração específica, e esse é o caminho da paz e prosperidade. A palavra samsucitam nesta estrofe também é significativa. Não se deve achar nem por um momento que a realização de Narada era imaginação infantil apenas. Não é assim. Isso é realizado pelos intelectuais versados e eruditos, e esse é o verdadeiro significado da palavra samsucitam.

Verso 33

ämayo yaç ca bhütänäà
jäyate yena suvrata
tad eva hy ämayaà dravyaà
na punäti cikitsitam

Ó boa alma, uma coisa, aplicada terapeuticamente, não cura uma doença que foi causada pela mesma coisa?

Iluminação de Srila Prabhupada:

Um médico experiente trata seu paciente com uma dieta terapêutica. Por exemplo, preparações de leite às vezes causam distúrbio do intestino, mas esse mesmo leite convertido em coalhada e misturado com outros ingredientes medicinais cura esse distúrbio. Similarmente, as três misérias da existência material não podem ser mitigadas simplesmente por atividades materiais. Essas atividades têm que ser espiritualizadas, justamente igual pelo fogo, ferro é feito vermelho em brasa, e assim a ação do fogo começa. Similarmente, o conceito material de uma coisa é mudado de uma vez logo que é colocada no serviço do Senhor. Esse é o segredo do sucesso espiritual. Não devemos tentar dominar a natureza material, nem devemos rejeitar coisas materiais. O melhor modo para fazer o melhor uso de um mau negócio é usar tudo em relação com o ser espiritual supremo. Tudo é uma emanação do Espírito Supremo, e pelo Seu poder inconcebível Ele pode converter espírito em matéria e matéria em espírito. Portanto uma coisa material (assim chamada) é de uma vez transformada em uma força espiritual pela grande vontade do Senhor. A condição necessária para uma mudança dessa é empregar a assim chamada matéria no serviço do espírito. Esse é o caminho para tratar nossa doença material e nos elevar para o plano espiritual onde não existe miséria, nem lamentação e nem medo. Quando tudo é empregado assim no serviço do Senhor, podemos experimentar que não existe nada exceto o Brahman Supremo. O mantra Védico que "tudo é Brahman" é assim realizado por nós.

Verso 34

evaà nåëäà kriyä-yogäù
sarve saàsåti-hetavaù
ta evätma-vinäçäya
kalpante kalpitäù pare

Assim quando todas atividades da pessoa estão dedicadas para o serviço do Senhor, essas mesmas atividades que causam seu cativeiro perpétuo tornam-se o destruidor da árvore do trabalho.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Trabalho lucrativo que ocupou perpetuamente o ser vivo é comparado à árvore banyan no Bhagavad-gita, porque é certamente enraizada muito profundamente. Enquanto a propensão para desfrutar o fruto do trabalho estiver lá, a pessoa tem que continuar a transmigração da alma de um corpo ou colocada em outro de acordo com a natureza do trabalho. A propensão para desfrute pode ser transformada no desejo de servir a missão do Senhor. Por fazer isso, a atividade da pessoa é mudada para karma-yoga, ou o caminho pelo qual pode-se alcançar perfeição espiritual enquanto ocupada em trabalho para o qual ela tem uma tendência natural. Aqui a palavra atma indica as categorias de todo trabalho lucrativo. A conclusão é que quando o resultado de todo trabalho lucrativo e outro trabalho é encaixado com serviço do Senhor, cessa de gerar mais karma e gradualmente se desenvolverá em serviço devocional transcendental, o que não somente cortará completamente a raiz da árvore de trabalho banyan mas também levará o executor para os pés de lótus do Senhor.

O resumo é que a pessoa, primeiro de tudo, procure a associação de devotos puros que não somente são versados no Vedanta mas são almas auto-realizadas e devotos imaculados do Senhor Sri Krishna, a Personalidade de Deus. Nessa associação, os devotos neófitos devem prestar serviço amoroso fisicamente e mentalmente sem reserva. Essa atitude de serviço induzirá as grandes almas a serem mais favoráveis em conceder sua misericórdia, a qual injeta o neófito com todas as qualidades transcendentais dos devotos puros. Gradualmente isso se desenvolve em um apego forte em ouvir os passatempos transcendentais do Senhor, o que o torna capaz de alcançar rapidamente a posição constitucional dos corpos grosseiro e sutil e além deles o conhecimento da alma pura e sua relação eterna com a Alma Suprema, a Personalidade de Deus. Depois que a relação estiver determinada pelo estabelecimento da relação eterna, serviço devocional puro para o Senhor começa gradualmente a desenvolver em conhecimento perfeito da Personalidade de Deus além do alcance do Brahman impessoal e Paramatma localizado. Por esse purusottama-yoga, como afirmado no Bhagavad-gita, a pessoa é feita perfeita mesmo durante a existência corpórea presente, e a pessoa exibe todas as boas qualidades do Senhor até a porcentagem máxima. Assim é o desenvolvimento gradual pela associação de devotos puros.

Verso 35

yad atra kriyate karma
bhagavat-paritoñaëam
jïänaà yat tad adhénaà hi
bhakti-yoga-samanvitam

Qualquer trabalho que é feito aqui nesta vida para a satisfação da missão do Senhor se chama bhakti-yoga ou serviço amoroso transcendental para o Senhor, e o que se chama conhecimento se torna um fator concomitante.

Iluminação de Srila Prabhupada:

A noção geral e popular é que por executar trabalho lucrativo em termos da direção das escrituras a pessoa se torna perfeitamente capaz para adquirir conhecimento transcendental para realização espiritual. Bhakti-yoga é considerado por alguns como outra forma de karma. Mas na realidade bhakti-yoga está acima tanto de karma quanto de jñana. Bhakti-yoga é independente de jñana ou karma, por outro lado, jñana e karma são dependentes de bhakti-yoga. Esse kriya-yoga ou karma-yoga, como recomendado por Sri Narada para Vyasa, é especificamente recomendado porque o princípio é satisfazer o Senhor. O Senhor não quer que seus filhos, os seres vivos, sofram as misérias triplas da vida. Ele deseja que todos eles venham para Ele e vivam com Ele, mas ir de volta ao Supremo significa que a pessoa deve se purificar das infecções materiais. Quando trabalho é executado, portanto, para satisfazer o Senhor, o executor se torna gradualmente purificado da afeição material. Essa purificação significa obtenção do conhecimento espiritual. Portanto conhecimento é dependente de karma, ou trabalho, feito pelo interesse do Senhor. Outro conhecimento, que é desprovido de bhakti-yoga ou satisfação do Senhor, não pode conduzir a pessoa de volta ao reino de Deus, significa que nem mesmo pode oferecer salvação, como já foi explicado em conexão com a estrofe naiskarmya apy acyuta-bhava-varjitam (Srimad Bhagavatam 1.5.12). A conclusão é que um devoto dedicado no serviço imaculado do Senhor, especialmente em ouvir e cantar sobre Suas glórias transcendentais, torna-se simultaneamente iluminado espiritualmente pela divina graça, como confirmado no Bhagavad-gita.

Verso 36

kurväëä yatra karmäëi
bhagavac-chikñayäsakåt
gåëanti guëa-nämäni
kåñëasyänusmaranti ca

Enquanto executa deveres de acordo com a ordem de Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, a pessoa constantemente se lembra Dele, Seus nomes e Suas qualidades.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Um devoto versado do Senhor pode moldar sua vida de modo que enquanto executa todos tipos de deveres tanto para esta quanto para a próxima vida, pode constantemente lembrar nome, fama, qualidades, etc. do Senhor. A ordem do Senhor está lá no Bhagavad-gita distintamente: deve-se trabalhar somente para o Senhor em todas esferas de vida. Em cada esfera de vida o Senhor deve ser situado como o proprietário. De acordo com os ritos Védicos, mesmo na adoração de alguns semideuses tais quais Indra, Brahma, Sarasvati e Ganesha, o sistema é que em todas circunstâncias a representação de Vishnu deve estar lá como yajñesvara, ou poder controlador desses sacrifícios. É recomendado que um semideus particular seja adorado para um propósito particular, mas ainda assim a presença de Vishnu é compulsória a fim de tornar a função apropriada.

À parte desses deveres Védicos, mesmo em nossos negócios ordinários (por exemplo, em nossos afazeres domésticos ou em nosso negócio ou profissão) devemos considerar que o resultado de todas atividades devem ser dedicadas para o desfrutador supremo, Senhor Krishna. No Bhagavad-gita o Senhor declarou Ele mesmo como o desfrutador supremo de tudo, o supremo proprietário de cada planeta e o amigo supremo de todos seres. Ninguém mais além o Senhor Sri Krishna pode alegar ser o proprietário de tudo dentro da Sua criação. Um devoto puro se lembra disso constantemente, e por fazer isso ele repete o nome, fama e qualidades transcendentais do Senhor, significa que ele está constantemente em contato com o Senhor. O Senhor é idêntico a Seu nome, fama, etc., e portanto estar associado com Seu nome, fama, etc., constantemente, significa realmente se associar com o Senhor.

A maior parte da nossa renda monetária, não menos que cinqüenta por cento, deve ser gasta para cumprir a ordem do Senhor Krishna. Não somente devemos dar o lucro de nosso ganho para essa causa, mas devemos também organizar para pregar esse culto da devoção para outros porque essa também é uma ordem do Senhor. O Senhor diz definitivamente que ninguém é mais querido por Ele do que aquele que está sempre dedicado a pregar a obra do nome e fama do Senhor por todo o mundo. As descobertas científicas do mundo material também podem ser igualmente dedicadas em cumprir essa ordem. Ele quer que a mensagem do Bhagavad-gita seja pregada entre Seus devotos. Não deve ser feito assim entre aqueles que não têm nenhum crédito de austeridades, caridade, educação, etc.. Portanto, a tentativa deve continuar para converterem pessoas não desejosas para se tornarem Seus devotos. O Senhor Chaitanya ensinou um método muito simples nessa conexão. Ele ensinou a lição para pregar a mensagem transcendental por meio de cantar, dançar e refrescar. Assim, cinqüenta por cento do nosso ganho deve ser gasto para esse propósito. Nesta era caída de desavença e discórdia, se somente as pessoas líderes e ricas da sociedade concordarem em gastar cinqüenta por cento de sua renda no serviço do Senhor, como foi ensinado pelo Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, existe certeza absoluta de converter esse inferno de pandemônio na morada transcendental do Senhor. Ninguém vai discordar em participar numa função onde bom canto, dança e refresco são administrados. Todos freqüentarão uma função dessas, e todos sentirão com certeza a presença transcendental do Senhor. Somente isso ajudará o participante a se associar com o Senhor e assim se purificar na realização espiritual. A única condição para a execução bem sucedida dessas atividades espirituais é que devem ser conduzidas sob a guia de um devoto puro que é livre de todos desejos mundanos, atividades lucrativas e especulações secas sobre a natureza do Senhor. Ninguém tem que descobrir a natureza do Senhor. Já foi falada pelo Senhor em Pessoa no Bhagavad-gita especialmente em todas outras literaturas Védicas geralmente. Nós simplesmente temos que aceitá-las totalmente e cumprir as ordens do Senhor. Isso nos conduzirá para o caminho da perfeição. A pessoa pode permanecer na sua própria posição. Ninguém tem que mudar sua posição, especialmente nesta era de dificuldades variadas. A única condição é que a pessoa deve abandonar o hábito da especulação seca destinada a se tornar uno com o Senhor. E depois de abandonar essas vaidades arrogantes enfatuadas, a pessoa pode muito submissamente receber as ordens do Senhor no Bhagavad-gita ou Bhagavatam dos lábios de um devoto fidedigno cuja qualificação é mencionada acima. Isso tornará tudo bem sucedido, sem nenhuma dúvida.

Verso 37

oà namo bhagavate tubhyaà
väsudeväya dhémahi
pradyumnäyäniruddhäya
namaù saìkarñaëäya ca

Vamos cantar as glórias de Vasudeva junto com Suas expansões plenárias Pradyumna, Aniruddha e Sankarshana.

Iluminação de Srila Prabhupada:

De acordo com Pañcharatra, Narayana é a causa primordial de todas expansões do Supremo. Essas são Vasudeva, Sankarshana, Pradyumna e Aniruddha. Vasudeva e Sankarshana estão no centro esquerdo e direito, Pradyumna está à direita de Sankarshana, e Aniruddha está à esquerda de Vasudeva, e assim as quatro Deidades estão situadas. São conhecidos como os quatro assistentes de campo do Senhor Sri Krishna.

Esse é um hino Védico ou mantra que começa com pranava omkara, e assim o mantra é estabelecido pelo processo de cantar transcendental, chamado om namo dhimahi, etc..

O significado é que qualquer transação, tanto no campo do trabalho lucrativo quanto em filosofia empírica, que não é ultimamente destinada para a realização transcendental do Supremo Senhor, é considerada como inútil. Naradaji assim explicou a natureza do serviço devocional imaculado por sua experiência pessoal no desenvolvimento da intimidade entre o Senhor e o ser vivo por um processo gradual de atividades devocionais progressivas. Essa marcha progressiva da devoção transcendental pelo Senhor culmina na obtenção de serviço amoroso do Senhor, que é chamado prema em diferentes variedades transcendentais chamadas rasas (sabores). Esse serviço devocional também é executado em formas misturadas, chamadas misturada com trabalho lucrativo ou especulações filosóficas empíricas.

Agora a questão que foi levantada pelos grandes rsis liderados por Shaunaka sobre a parte confidencial das conquistas de Suta através dos mestres espirituais é explicada aqui pelo canto desse hino que consiste em trinta e três letras. E esse mantra é dirigido para as quatro Deidades, ou o Senhor com Suas expansões plenárias. A figura central é o Senhor Sri Krishna porque as porções plenárias são Seus assistentes de campo. A parte mais confidencial da instrução é que deve-se sempre cantar e lembrar as glórias do Senhor Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, junto com Suas diferentes porções plenárias expandidas como Vasudeva, Sankarshana, Pradyumna e Aniruddha. Essas expansões são as Deidades originais para todas outras verdades, chamadas ou visnu-tattva ou sakti-tattvas.

Verso 38

iti mürty-abhidhänena
mantra-mürtim amürtikam
yajate yajïa-puruñaà
sa samyag darçanaù pumän

Assim é o verdadeiro vidente quem adora, na forma da representação sonora transcendental, a Suprema Personalidade de Deus, Vishnu, que não tem forma material.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Nossos sentidos presentes são todos feitos de elementos materiais, e portanto são imperfeitos na realização da forma transcendental do Senhor Vishnu. Ele é portanto adorado pela representação sonora através do método transcendental de cantar. Qualquer coisa que está além do âmbito da experiência por nossos sentidos imperfeitos pode ser realizada plenamente pela representação sonora. Uma pessoa que transmite som a partir de um local muito distante pode ser realmente experiente. Se isso é possível materialmente, por que não espiritualmente? Essa experiência não é uma experiência impessoal vaga. É na realidade uma experiência da Personalidade de Deus transcendental, que possui a forma pura de eternidade, bem-aventurança e conhecimento.

No dicionário sânscrito Amarakosha a palavra murti carrega significado em significados duplos, chamados, forma e dificuldade. Assim amurtikam é explicado por Acharya Sri Visvanatha Chakravarti Thakura como o que significa "sem dificuldade". A forma transcendental de bem-aventurança e conhecimento eternos pode ser experimentada por nossos sentidos espirituais originais, o que pode ser revivido por cantar os mantras sagrados, ou representações sonoras transcendentais. Esse som deve ser recebido da agência transparente do mestre espiritual fidedigno, e o canto pode ser praticado pela direção do mestre espiritual. Isso gradualmente nos conduzirá para perto do Senhor. Esse método de adoração é recomendado no sistema pañcaratrika, que é tanto reconhecido quanto autorizado. O sistema pañcaratrika possui os códigos mais autorizados para serviço devocional transcendental. Sem a ajuda desses códigos, a pessoa não pode se aproximar do Senhor, certamente não por especulação filosófica seca. O sistema pañcaratrika é tanto prático quanto adequado para esta era de desavença. O Pañcharatra é mais importante do que o Vedanta para esta era moderna.

Verso 39

imaà sva-nigamaà brahmann
avetya mad-anuñöhitam
adän me jïänam aiçvaryaà
svasmin bhävaà ca keçavaù

Ó brahmana, assim pelo Supremo Senhor Krishna eu fui dotado primeiro com o conhecimento transcendental do Senhor como aconselhado nas partes confidenciais dos Vedas, então com as opulências espirituais, e depois com Seu serviço amoroso íntimo.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Comunhão com o Senhor pela transmissão do som transcendental não é diferente do espírito inteiro Senhor Sri Krishna. É um método perfeito completamente para aproximação com o Senhor. Por esse contato puro com o Senhor, sem ofensa dos conceitos materiais (dez em número), o devoto pode se elevar acima do plano material para entender o significado interno das literaturas Védicas, inclusive a existência do Senhor no reino transcendental. O Senhor revela Sua identidade gradualmente para aquele que tem fé inabalável, tanto no mestre espiritual quanto no Senhor. Depois disso, o devoto é dotado com opulências místicas, que são oito em número. E acima de tudo, o devoto é aceito no séquito confidencial do Senhor e é confiado com um serviço específico do Senhor através da agência do mestre espiritual. Um devoto puro está mais interessado em servir o Senhor do que mostrar uma exibição dos poderes místicos dormentes nele. Sri Narada explicou tudo isso a partir de sua experiência pessoal, e pode-se obter todas as facilidades que Sri Narada obteve por aperfeiçoar o processo de cantar a representação sonora do Senhor. Não existe barreira para cantar esse som transcendental por ninguém, contanto que seja recebido através do representante de Narada, que vem abaixo pela corrente de sucessão discipular, ou o sistema parampara.

Verso 40

tvam apy adabhra-çruta viçrutaà vibhoù
samäpyate yena vidäà bubhutsitam
präkhyähi duùkhair muhur arditätmanäà
saìkleça-nirväëam uçanti nänyathä

Por favor, portanto, descreva as atividades do Senhor Todo-poderoso que você aprendeu pelo seu vasto conhecimento dos Vedas, isso satisfará os anseios de grandes intelectuais e ao mesmo tempo mitigará as misérias das massas de pessoas comuns que sempre sofrem as dores materiais. Na verdade, não existe nenhum outro caminho para sair fora dessas misérias.

Iluminação de Srila Prabhupada:

Sri Narada Muni da experiência prática definitivamente afirma que a solução primordial de todos problemas do trabalho material é propagar muito amplamente as glórias transcendentais do Supremo Senhor. Existem quatro classes de pessoas boas, e existem quatro classes de pessoas más também. As quatro classes de pessoas boas reconhecem a autoridade do Deus Todo-poderoso, e portanto essas pessoas boas (1) quando estão em dificuldade, (2) quando necessitam dinheiro, (3) quando são avançadas em conhecimento e (4) quando são inquisitivas para saber mais e mais sobre Deus, intuitivamente se abrigam no Senhor. Assim, Naradaji aconselha Vyasadeva a propagar o conhecimento transcendental de Deus em termos do vasto conhecimento que ele já obteve.

No que diz respeito a pessoas más, elas também são quatro em número: (1) aquelas que são simplesmente entregues ao modo do trabalho lucrativo progressivo e assim são sujeitas às misérias acompanhantes, (2) aquelas que são simplesmente entregues a trabalho depravado para satisfação sensual e assim sofrem a conseqüência, (3) aquelas que são materialmente muito avançadas em conhecimento, mas que sofrem porque não têm senso para reconhecer a autoridade do Senhor Todo-poderoso, e (4) a classe de pessoas que são conhecidas como ateístas e que portanto propositalmente odeiam o próprio nome de Deus, apesar de estarem sempre em dificuldade.

Sri Naradaji aconselhou Vyasadeva a descrever as glórias do Senhor justamente para fazer o bem para todas oito classes, tanto boas quanto más. O Srimad Bhagavatam portanto não é destinado para nenhuma classe de pessoas ou seita. É para a alma sincera que realmente deseja seu próprio bem-estar e paz da mente.

Assim terminam os significados Bhaktivedanta do Primeiro Canto, Quinto Capítulo, do Srimad Bhagavatam, intitulado "Instruções de Narada sobre o Srimad Bhagavatam para Vyasadeva".

     

 

 

Primeiro Canto - Capítulo Seis

 

     

Índice do Bhagavad-gita

Índice de Livros

Desde 18/julho/2000

(Última Edição: 16-out-2022 )

home