Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

Sri Chaitanya Chandramrita

 

(O Néctar da Lua de Sri Chaitanya)

de

Srila Prabodhananda Sarasvati Thakura

 

(Índice)

------ + ------
THE KRSNA INSTITUTE
3755 Watseka Ave. #209
Los Angeles, CA 90034
(213) 838-3535

Editores dos Clássicos
do Vaishnavismo de Chaitanya
dos séculos 16 e 17
© 1986 Peter Viggiani

Agradecimentos
Gostaria de agradecer a Radha-Krishna Swami, Puskara Dasa, Dravidra Dasa, e Rabindranatha Dasa pela ajuda na edição e publicação deste livro.
Agradeço também a Bruce Collopy pela doação de dinheiro para imprimir esta tradução do Sri Chaitanya Chandramrita.

Kushakratha Dasa
------ + ------

 

 

Tradução e Edição em Português

Visvavandya Dasa

São Paulo, 21 de fevereiro de 1990

------ + ------

O esplêndido luar do Senhor Chaitanyachandra arranca violentamente pela raiz a escuridão nos corações do mundo inteiro, causa enormes ondas ilimitadas no oceano nectáreo de bem-aventurança do amor puro por Krishna, e refresca o universo que arde dia e noite por causa das três misérias da existência material. Que esse esplêndido luar brilhe em nossos corações. (Verso 75).

------ + ------

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

ÍNDICE

Nota do Tradutor

Introdução por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur

Capítulo Um - Iniciando com uma invocação auspiciosa e uma descrição do conteúdo destas preces

Capítulo Dois - Introdução auspiciosa na forma de oferecer preces

Capítulo Três - Introdução auspiciosa consistindo de bênçãos

Capítulo Quatro - Glorificação dos devotos do Senhor Chaitanya

Capítulo Cinco - Crítica a quem não é devoto do Senhor Chaitanya

Capítulo Seis - A autor critica a si próprio por sua condição infeliz

Capítulo Sete - A firme convicção de que o Senhor Chaitanya é a Suprema Personalidade de Deus

Capítulo Oito - Instruções para o povo

Capítulo Nove - A posição exaltada do Senhor Chaitanya

Capítulo Dez - Glorificação da encarnação do Senhor Chaitanya

Capítulo Onze - A esplêndida forma transcendental do Senhor Chaitanya e Seu dançar extático

Capítulo Doze - Um lamento

 

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

NOTA DO TRADUTOR

Ofereço minhas respeitosas reverências ao meu amado Gurudev, Visvavarenya Om Vishnupada Paramahamsa Parivrajakacharya ashttotara-shata Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Srila Prabhupada, a encarnação do Senhor Nityananda Prabhu que propagou o esplendor da Lua dourada nectárea de Sri Chaitanya Mahaprabhu nos países do mundo inteiro:

Prabhupada Pranati

namah om visnupadaya krsna-presthaya bhutale
swami sri bhaktivedanta prabhupadaya te namah
gurvajnam sirasi-dhrtva saktyavesa sva-rupine
hare-krsneti mantrena pascatya-pracya-tarine

visvacarya prabaryaya divya karunya murtaye
sri bhagavata-madhurya-gita-jnana pradayine
gaura-sri-rupa-siddhanta-sarasvati nisevine
radha-krsna-padambhoja-bhrngaya gurave
namah

"Ofereço minhas humildes reverências à Sua Divina Graça Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada, que é um companheiro querido de Krsna e que descendeu de Goloka para este plano. Concentrado na instrução de seu Guru, ele é Shaktyavesa (dotado de poder) Avatar de Nityananda Prabhu personificado. Ele distribuiu o mantra Hare Krsna em todo o mundo Oriental e Ocidental, assim liberou e elevou todos os seres caídos.

Ele é o melhor entre milhões de Jagat-Gurus, pois ele é a personificação da misericórdia divina. Ele distribuiu o doce néctar do Srimad Bhagavatam e o conhecimento transcendental do Bhagavad-gita por todo o mundo. Ele está constantemente ocupado no serviço exclusivo a Srila Bhakti Siddhanta Sarasvati Prabhupad, Srila Rupa Goswami e Sri Gauranga Mahaprabhu. Ofereço minhas humildes reverências a Srila Prabhupada, que é como uma abelha que sempre tenta saborear o néctar dos pés de lótus de Sri Sri Radha e Govinda".

Ofereço minhas humildes reverências também a meu amado Guru Maharaj Srila Bhakti Rakshak Sridhar Dev-Goswami Maharaj, Paramahamsa Thakur Mahashaya, repetidamente, bem como a todos os irmãos queridos de meu Gurudev, Srila Prabhupada, bem como a todos meus irmãos queridos.

------ + ------

*** Ofereço minhas respeitosas reverências também a todos os Mestres, Sri Gurun, começando com Srila Bhaktirakshaka Sridhar Dev Goswami Maharaj, ou Srila Guru Maharaj, o irmão querido e shiksha-guru de Srila Prabhupada, que na verdade é o próprio Srila Rupa Goswami, a Srila Prabhupada, bem como a todos os irmãos queridos de Srila Prabhupada, aos Param-Gurus e a todo o nosso Guru-Varga, ao próprio autor do livro, e a todos os Vaisnavas e devotos de Sriman Mahaprabhu. Apesar de reverenciar todas essas grandes personalidades, não me atrevo e nem tenho competência para representar qualquer uma delas.

Dedico esta tradução a todos os devotos do Senhor Gourahari que falam português brasileiro.

 

Vosso aspirante a servo

Visvavandya Dasa

São Paulo, 21 de fevereiro de 1990

nitai_gaura@yahoo.com

 

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

INTRODUÇÃO

por

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur Prabhupada

Em 1511 Sri Chaitanya Mahaprabhu viajou em peregrinação pelo Sul da Índia, distribuindo Sua misericórdia aos devotos de lá. Partindo de Jagannatha Puri, foi até o rio Godavari, passando por vários lugares sagrados no atual estado de Madras. Ele chegou em Ranga-kshetra no Shukla Ekadashi do mês de Asadha, onde decidiu permanecer durante os quatro meses de Chaturmasya, praticando austeridades. Assim, passou esses meses apreciando a bela forma do Senhor Ranganath e pregando a mensagem de Sri Krishna. Ele ficou hospedado na casa de três irmãos: Tirumalaya, Vyenkata (pai de Gopal Bhatta Goswami) e Gopal Guru (Prabodhananda Sarasvati), que eram seguidores de Ramanuja (Sri Vaishnavas) e adoravam Lakshmi-Narayana. O Senhor Chaitanya lhes explicou sobre a superioridade de Krishna-lila. Essa conversa está no Chaitanya Charitamrita Madhya-lila Capítulo nove. Gopal Guru despertou uma profunda devoção por Sri Chaitanya Mahaprabhu, o mesmo aconteceu com seu sobrinho Gopal Bhatta, que na adolescência foi instruído por seu tio Prabodhananda Sarasvati.

Prabodhananda se tornou seguidor de Sri Chaitanya Mahaprabhu e é considerado como um dos grandes Acharyas na Goudiya Vaishnava Sampradaya. Na verdade, ele é um dos grandes companheiros eternos do Senhor. Quando o Senhor apareceu em Sua forma original, Sri Krishna, Prabodhananda era uma das Gopis principais, como se descreve no Goura-ganodesha-dipika (163) de Srila Kavi Karnapur:

"A gopi Tungavidya, que apareceu em Vrajabhumi durante os passatempos do Senhor Krishna, também apareceu durante os passatempos do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Nessa época, ela apareceu como Prabodhananda Swami, que ficou famoso e conhecido como Sarasvati, por causa de sua glorificação (sarasvati) eloqüente ao Senhor Chaitanya Mahaprabhu".

Prabodhananda Sarasvati também é mencionado no Hari-bhakti-vilasa (1.2) de Srila Sanatana Goswami:

"Este livro, Hari-bhakti-vilas, foi compilado originalmente por Gopal Bhatta Goswami, o discípulo de Prabodhananda Sarasvati, quem é muito querido pelo Senhor Krishna. Gopal Bhatta era a grande felicidade de Srila Rupa Goswami, Srila Sanatana Goswami e Srila Raghunath Dasa Goswami".

Srila Prabodhananda Sarasvati também é descrito no Bhaktiratnakar de Srila Narahari Sarakar:

"Prabodhananda Sarasvati era repleto de boas qualidades e por isso era conhecido em todos lugares pelo nome de Sarasvati".

"Tinha profunda devoção pela Suprema Personalidade de Deus Sri Chaitanya Mahaprabhu e sempre lembrava Dele, até durante o sono".

"Ele tinha amor profundo pelos devotos e era muito austero e renunciado. Sua bela aparência era muito agradável de ser vista e também era poeta erudito. Ninguém se comparava a ele nas artes de cantar, dançar e tocar instrumentos musicais".

"Quem quer que ouvisse sua fala eloqüente, enchia-se de felicidade. Estas são as glórias incomparáveis de Prabodhananda Sarasvati".

Após a volta do Senhor Chaitanya para Jagannatha Puri, Prabodhananda Sarasvati se empenhou em sempre lembrar Dele no coração. Prabodhananda partiu de sua casa em Ranga-ksetra e foi para Sri Vrindavana, onde permaneceu na floresta de Kamyavan e logo recebeu seu sobrinho Gopal Bhatta Goswami.

 

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO UM

Stuti-mukhe vastu-nirdesha-rupa-mangalacharanam

(Iniciando com uma Invocação Auspiciosa
 e uma Descrição do Conteúdo Destas Preces)

 

Verso 1

Glorifiquemos a Suprema Personalidade de Deus incomensuravelmente misericordiosa, o príncipe de Vraja. Para saborear as doces ondas inebriantes do néctar de amor transcendental por Krishna, bem como para dar esse néctar a outros, Ele apareceu na terra transcendental de Navadwip como o Senhor Chaitanya Mahaprabhu.

 

Verso 2

Alguém sem qualquer vestígio de piedade, completamente absorto em irreligião, que nunca recebeu um olhar misericordioso dos devotos ou nunca esteve num lugar sagrado santificado por eles, dançará extaticamente, cantará alto e até mesmo rolará no chão, quando se inebriar saboreando o néctar das doçuras transcendentais do amor puro por Deus, distribuído pelo Senhor Chaitanya. Portanto, deixem-me glorificar esse Senhor Chaitanya Mahaprabhu.

 

Verso 3

O segredo do serviço devocional puro não é alcançado pelos fervorosos praticantes de atividades piedosas, nem entendido pelos ocupados em austeridade, meditação e yoga, não é compreendido pelos absortos em desapego, renúncia aos frutos do trabalho, especulação filosófica, ou recitar de preces, e é desconhecido mesmo para os devotos cheios de amor pelo Senhor Govinda. Esse segredo foi revelado pelo santo nome durante o advento do Senhor Goura. Deixem-me glorificar esse Senhor Goura.

 

Verso 4

Sri Chaitanya dá o néctar do amor puro por Krishna a Seus devotos, seja visto, tocado, glorificado, reverenciado à distância ou adorado. Deixem-me glorificar Sri Chaitanya, a misericordiosa Suprema Personalidade de Deus.

 

Verso 5

Para aqueles que obtiveram o misericordioso olhar do Senhor Goura, a liberação impessoal tem o mesmo sabor de ir para o inferno, as cidades celestiais dos semideuses parecem tão reais quanto imaginar flores flutuando no céu, as presas venenosas das temerosas serpentes negras dos sentidos são quebradas, o mundo inteiro se enche de alegria, e Brahma, Indra e todos os semideuses parecem pequenos insetos. Glorifiquemos esse Senhor Goura.

 

Verso 6

Quando os devotos do Senhor Gourachandra, que são adorados até mesmo pelos semideuses, bebem o maravilhoso doce néctar da bem-aventurança do amor puro por Deus que flui dos pés de lótus do Senhor Gourachandra, ficam completamente inebriados. Nestas condições eles caçoam do senhor Brahma e dos outros semideuses, condenam os yogis impersonalistas e não consideram importantes os devotos do Senhor Vishnu que não adoram o Senhor Gourachandra. Glorifiquemos esse Senhor Gourachandra.

 

Verso 7

Que benefício o mundo obteve quando o Senhor Rama, o Senhor Nrisimha e tantas outras encarnações de Deus mataram vários Rakshasas e demônios Daitya? Qual a importância do Senhor Kapila e outras encarnações terem revelado os caminhos de Sankhya e Yoga? Que glória há na criação, manutenção e destruição dos universos materiais pelo senhor Brahma e outros Gunavataras? Quão auspicioso foi o ato do Senhor Varaha levantar a Terra do Oceano Garbhodaka? Nós não consideramos nenhuma destas atividades muito importantes. O fato mais importante é que o Senhor Chaitanya revelou o grande esplendor do amor puro por Krishna. Glorifiquemos esse Senhor Chaitanya Mahaprabhu.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO DOIS

Namaskara-rupa-mangalacaranam

(Introdução Auspiciosa na Forma de Oferecer Preces)

 

Verso 8

Deixem-me oferecer respeitosas reverências ao Senhor Chaitanyachandra, cuja face é tão esplêndida quanto milhões de luas e cujo olhar é tão encantador quanto o brilho da Lua. Ele é como a Lua que acabou de surgir no oceano de bem-aventurança do amor puro por Krishna.

 

Verso 9

Ó Senhor Chaitanyachandra, por servir Seus pés de lótus com devoção, pode-se alcançar amor puro por Krishna, que é o objetivo final de todos os esforços. Ó Senhor Chaitanyachandra, ó grande boa-ventura do mundo, ofereço-Lhe minhas respeitosas reverências. Ofereço-Lhe minhas respeitosas reverências.

 

Verso 10

O Senhor Chaitanyachandra aniquila a desventura deste mundo, movendo Suas mãos e pés, levantando Seus dois longos braços dourados, tremendo quando dança e cantando alto "Hari! Hari!". A esse Senhor Chaitanyachandra, cujos olhos são iguais a duas grandes flores de lótus, que está profundamente ocupado em saborear o doce néctar de amor puro por Krishna, e é a jóia de todas encarnações, ofereço minhas respeitosas reverências.

 

Verso 11

Ó Senhor Chaitanyachandra, Ó Senhor cuja forma é repleta de passatempos bem aventurados, Ó Senhor da cor tão esplêndida quanto ouro, Ó Senhor que dá em caridade o néctar do amor puro por Krishna, ofereço-Lhe minhas respeitosas reverências. Ofereço-Lhe minhas respeitosas reverências.

 

Verso 12

Seus olhos, como nuvens de chuva, derramam torrentes de lágrimas, a opulência do amor puro por Krishna faz Ele rir dos milhões de mundos Vaikuntha, Sua beleza encantadora é como milhões de oceanos de néctar e Seu papel agora é de sannyasi, ofereço-Lhe minhas respeitosas reverências.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO TRÊS

Ashirvada-rupa-mangalacharanam

(Introdução Auspiciosa Consistindo de Bênçãos)

 

Verso 13

O Senhor Chaitanya tem ombros como os de um leão, Sua face é a mais doce de todas as doçuras, Seu corpo expõe vários sintomas de amor extático por Krishna, Seus traços são esplêndidos como a corola de uma flor de lótus dourada desabrochada, Ele é Sri Radha e Krishna juntos numa só forma. Que esse Senhor Chaitanya proteja todos vós.

 

Verso 14

Quando Ele via novas nuvens de chuva, lembrava-Se de Krishna e enlouquecia de amor por Ele. Quando via uma pena de pavão, ficava emocionado, e quando via um bracelete Gunja, tremia todo. Quando via algum garoto de pele escura, pensava que era Krishna e enchia-Se de temor e perplexidade. Assim, o Senhor Hari dourado propagava as glórias do puro amor devocional por Ele próprio.

 

Verso 15

Ele cria enormes ondas no oceano de misericórdia, usa vestes maravilhosas de cor açafrão, tão gloriosas quanto o Sol, Seu brilho é o néctar de amor puro por Krishna. Que essa Lua bela e maravilhosa, o Senhor Chaitanya, que surgiu do oceano de leite do ventre da mãe Shachi, entre no céu de seus corações.

 

Verso 16

Ele canta o maha-mantra Hare Krishna, Seus próprios santos nomes, que trazem boa-ventura para o mundo, Sua mão treme de amor quando toca os nós do cordão em Sua cintura para contar o número de nomes, Seu rosto é banhado por lágrimas enquanto vai e vem, ansioso para ver Sua própria forma como Senhor Jagannatha, e é um grande prazer para a visão de todos. Que a forma dourada do Senhor Hari proteja todos vocês.

 

Verso 17

Ele arranca pela raiz a densa escuridão no coração do mundo inteiro, faz com que o oceano de néctar da bem-aventurança do amor puro por Krishna transborde sem limite, e alivia este universo do tormento das três misérias. Que o brilho esplêndido da Lua do Senhor Chaitanyachandra esteja eternamente em seus corações.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO QUATRO

Sri Chaitanya-bhakta-mahima

(Glorificação dos Devotos do Senhor Chaitanya)

 

Verso 18

O caminho esplêndido do serviço devocional puro confundiu grandes sábios no passado, e não pode ser acessado pela inteligência material, Shukadeva Goswami não foi capaz de compreendê-lo e o misericordioso Senhor Krishna não o revela nem mesmo para Seus amigos mais íntimos. Esse caminho é onde os queridos devotos do Senhor Goura desfrutam alegremente de passatempos.

 

Verso 19

Se um devoto, que é como uma abelha bebendo o néctar dos pés de lótus do Senhor Chaitanya, não aparecer, não serão amargas as conversas sobre liberação impessoal, não se soltarão as correntes da adesão cega a convenções sociais Védicas e continuarão os debates tumultuados sobre os méritos de vários caminhos espirituais inúteis.

 

Verso 20

Onde está a renúncia? Onde está a indiferença tranqüila às tentações do prazer sensual ou aos tormentos do inferno? Onde estão as grandes ondas de humildade? Onde está o poder incomum? Onde está o caminho da devoção intensa? Onde é que essas virtudes se encontram da mesma forma como estão presentes naqueles que têm o Senhor Goura como objetivo de suas vidas?

 

Verso 21

Qualquer pessoa enlouquecerá com novos e mais novos sentimentos de amor devocional, se mesmo que por uma única vez olhar a bela face do Senhor Goura, que está cheia de sentimentos de amor por Krishna e possui olhos como a lótus desabrochada, inundados por uma grande enchente de lágrimas.

 

Verso 22

Aqueles que seguem as regras de varnashram-dharma, adoram o Senhor Vishnu, visitam lugares sagrados de peregrinação e estudam os Vedas, mas não servem os pés de lótus dos queridos devotos do Senhor Goura, não podem compreender a morada transcendental de Vrindavana, que está além do alcance dos Vedas.

 

Verso 23

Se for obtida a incomparável doce essência de todo néctar através de bater o ilimitado oceano de néctar, ainda assim, esse néctar será bem amargo para quem tocou o esplendor dos pés de lótus do Senhor Krishna, que agora está mostrando Sua forma transcendental de Sri Gourasundar.

 

Verso 24

Considerar-se mais humilde do que a grama, gentileza e charme naturais, falar docemente como o néctar, desprezo ao prazer sensual, desinteresse por este mundo, e louco amor pelo Senhor Hari são as virtudes transcendentais dos devotos do Senhor Goura.

 

Verso 25

Adore milhões de mestres espirituais exaltados, se desejar! Estude milhões de literaturas Védicas, se desejar! Mas saiba que aqueles que obtiveram o olhar misericordioso do Senhor Chaitanya, são os que entendem o grande segredo que é o amor puro por Krishna.

 

Verso 26

Multiplique a renúncia milhões de vezes! Multiplique milhões de vezes as virtudes, começando com tranqüilidade, controle sensual, tolerância e amizade! Façam milhões de meditações nas palavras tat tvam asi! Multiplique a devoção ao Senhor Vishnu milhões de vezes! Tudo isso junto não se equipara à milionésima parte da grandeza das qualidades transcendentais perfeitas possuídas pelas grandes almas que encontraram a bem-aventurança transcendental no esplendor das unhas dos pés dos queridos devotos de Sriman Chaitanyachandra.

 

Verso 27

Uns dançam com tanto entusiasmo, que parecem pular sobre montanhas e oceanos, outros insultam Indra e outros semideuses. Qual entre os devotos chefiados por Adwaitachandra não está enlouquecido com a bem-aventurança do festival de dança do Senhor Chaitanya?

 

Verso 28

Neste mundo não existiu, nunca existirá e não existe vestígio do néctar dos pés de lótus da Suprema Personalidade de Deus. Pela grande misericórdia do Senhor Goura, desfrutador de passatempos transcendentais, e pelo poder do serviço devocional a Ele, é que os devotos não invejosos sabem de tudo sobre esse néctar.

 

Verso 29

O Senhor Chaitanya é adorado pelos Upanishads. O Senhor Chaitanya destrói o orgulho de semideuses arrogantes e sábios que não adoram Seus pés de lótus. Ai, quem é tão felizardo que viu o Senhor Chaitanya pessoalmente?

 

Verso 30

Mesmo se não seguir rituais religiosos, quem quer que sinceramente se refugia no Senhor Gouranga, mestre das opulências transcendentais, obterá tudo que desejar.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO CINCO

Sri Chaitanyabhakta-ninda

(Crítica a quem não é Devoto do Senhor Chaitanya)

 

Verso 31

Considero muito pobres e desafortunados aqueles que possuem incontáveis créditos piedosos e se abrigaram plenamente no Senhor Hari, mas não adoram o Senhor Chaitanya.

 

Verso 32

Quão patéticos são os seguidores de rituais védicos! Quão patéticos são os praticantes de severas austeridades! Quão patéticos são os imbecis cujas bocas se abrem com as palavras "eu sou Brahman"! Por que se lamentar por esses animais disfarçados em seres humanos, intoxicados pelo sabor de outras coisas além de Krishna? Ai de mim! Ai de mim! Eles não saborearam nem mesmo uma gota do néctar de Goura.

 

Verso 33

De uma pedra nunca brotará uma única folha de grama, mesmo se regada com néctar. O rabo de um cachorro nunca ficará reto, mesmo se esticado cuidadosamente. Um homem pode estirar seus braços por mais que queira, mas nunca alcançará a Lua. Pode-se seguir todos os rituais religiosos, mas sem a misericórdia do Senhor Goura nunca se alcançará o festival de amor extático por Krishna.

 

* Verso 34

O advento do Senhor Chaitanya Mahaprabhu é como um oceano de néctar expandido. Quem não coleta as jóias valiosas desse oceano é certamente o mais pobre dos pobres.

 

Verso 35

A Lua dourada do Senhor Gourachandra cria enormes ondas no oceano de amor por Krishna. Quem não mergulhar nesse oceano, terá que mergulhar no oceano de atividades indesejadas.

 

Verso 36

A Lua dourada do Senhor Gourachandra cria enormes ondas no oceano de néctar de amor puro por Krishna. Quem não foi tocado por essas ondas é certamente o mais pobre dos pobres.

 

Verso 37

Quem não aceita o Senhor Chaitanya como a Suprema Personalidade de Deus, continuará vagando neste mundo sem vida de repetidos nascimento e mortes, mesmo se for academicamente erudito em todas as escrituras.

 

Verso 38

Ele saboreia a grande doçura de Seus santos nomes constantemente. Ele enlouquece de êxtase mais e mais. Está sempre repetindo, "Cantem! Ó cantem as glórias do rei de Vraja!" Quem não viu o Senhor Chaitanya assim, verá que amor puro pelo Senhor Krishna é muito difícil de ser alcançado.

 

Verso 39

Por que a grama não nasce sem sementes? Por que o cego não pode ver? Por que o aleijado não pode atravessar montanhas? Como pessoas que não têm devoção pelo Senhor Chaitanya, mestre da maravilhosa opulência sem igual do néctar do amor puro por Krishna, serão capazes de alcançar a bem-aventurança desse amor puro?

 

Verso 40

Devoto do Senhor Govinda cuja mente não está absorta em meditar no Senhor Goura e que maravilhosamente prega as glórias do doce néctar de amor puro por Krishna, dando em caridade a maravilhosa bem-aventurança do amor puro por Krishna, é um tolo confuso. Ele é um animal disfarçado em ser humano.

 

Verso 41

O Shruti e outras literaturas Védicas descrevem incontáveis encarnações do Senhor. Quem, além do próprio Senhor, tem o poder de descrever as glórias e opulências do Senhor Goura? Quantas vezes os devotos não testemunharam que seu amado Senhor Goura é a Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Hari? Ai de mim! Ai de mim! Ainda assim, existem tolos que se recusam em acreditar que o Senhor Goura é o Supremo!

 

Verso 42

O Senhor Goura tem um olhar alegre que faz nascer a bem-aventurança do amor puro por Krishna e mostra a todos a inutilidade de benefícios materiais e liberação impessoal. Dizem que pelo fato do Senhor Goura não estar descrito nos quatro Vedas, Ele não pode ser a Suprema Personalidade de Deus, então, Maldição! São todos ateus! Ó insondável potência ilusória do Senhor Vishnu, Ó fonte da confusão deles, ofereço-lhe minhas respeitosas reverências.

 

Verso 43

Quão patético é seu nobre nascimento! Quão patética é sua eloqüência! Quão patética é sua fama! Quão patéticos são sua educação, riqueza e belo corpo jovem! Quão patético é seu status de brahmana! Quão patética é sua obediência ao varnashram-dharma! Quão patético é aquele que não adora a Forma Dourada de Gopinatha!

 

Verso 44

Os associados exaltados do Senhor em Vaikuntha ficam maravilhados quando vêem Vakreshvar Pandita e outros devotos de Goura enlouquecidos por saborearem continuamente o esplêndido néctar de amor puro por Krishna. Quem pode se tornar devoto de Goura sem ter executado muitas ações piedosas?

 

Verso 45

O Senhor Hari trouxe o néctar pleno de serviço devocional puro a este mundo. Ele deu Sua misericórdia aos seres vivos. Falou com eles, mostrou Seu belo rosto sorridente, olhou para eles com afeição e deu-lhes um grande festival de amor puro por Deus. Aqueles que apesar de terem recebido tantas dádivas Dele, ainda se recusam em O adorar, devem ser considerados demônios tolos e cruéis.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO SEIS

Dainya-rupa-sva-ninda

(O Autor Critica a Si Próprio por Sua Condição Infeliz)

 

Verso 46

Fui enganado! Fui enganado! Fui enganado! Não há dúvida! O Senhor Goura inundou o mundo inteiro com o amor por Krishna e eu não fui tocado nem por uma única gota!

 

Verso 47

Agora que o pólen dos pés de lótus do Senhor Goura tocou esta terra, quem não obteve, mesmo sem tentar, amor puro por Krishna, a jóia suprema de todos os esforços humanos? Ai de mim! Ai de mim! Devido à minha má sorte, sou o único que não conseguiu nem mesmo uma pequena porção da fragrância desse amor. Por causa dessa calamidade eu digo, "Ao inferno minha vida inútil! Ao inferno minha erudição! Ao inferno meu status elevado na sociedade varnashram!".

 

Verso 48

O oceano de misericórdia do Senhor Gourachandra surgiu e está inundando o mundo inteiro, sou tão desgraçado que nem mesmo uma gotinha caiu sobre mim. Como pode ter acontecido tamanha calamidade?

 

Verso 49

Nesta era de Kali, meus inimigos, os sentidos, ficaram muito fortes. O esplêndido caminho do serviço devocional puro está bloqueado por milhões de arbustos espinhosos. Estou fraco e excitado. Ai de mim! Ai de mim! Onde vou parar? Ó Senhor Chaitanyachandra, se não me der Sua misericórdia, o que farei?

 

Verso 50

O maravilhoso Senhor nunca apareceu perante mim e nunca experimentei o sabor do néctar transcendental do serviço a Seus pés de lótus, por isso, rezo para obter o festival jubiloso da companhia das grandes almas, que decoram este mundo, cujos corações estão fixos nos pés de lótus do Senhor Chaitanya.

 

Verso 51

Estou completamente preso pelas correntes de ilimitados desejos horríveis. Tenho milhões de vícios pecaminosos. Minha mente está repleta de pesar. Milhões de pessoas perversas me corrompem? Eles não são meus amigos. Além do Senhor Goura, quem é meu amigo neste mundo?

 

Verso 52

Ai de mim! Ai de mim! Ai de mim! Tentei plantar milhões de sementes de ações piedosas no deserto do meu coração, mas elas não brotam. Vou desistir disso e com todo meu coração vou me abrigar nos pés de lótus do Senhor Gourachandra, que produz a maravilhosa semente do serviço devocional puro.

 

Verso 53

Ai de mim! Ai de mim! Como é que a planta trepadeira de desejo do serviço devocional puro brotará no deserto do meu coração? Só há uma esperança para o meu coração. Chamarei o nome do Senhor Chaitanya. Aí, nunca mais me lamentarei.

 

Verso 54

Estou atado por desejos pecaminosos. Caí no doloroso oceano de repetidos nascimentos e mortes. Os tubarões e crocodilos da luxúria e ira estão me devorando vivo. Estou perdido. Ó Senhor Chaitanyachandra, eu Lhe suplico, salve-me. Por favor, abrigue-me em Seus pés de lótus.

 

Verso 55

Ó Senhor Chaitanyachandra, o maravilhoso caminho da devoção pura, que é almejado por Shiva, Shukadeva, Uddhava, Narada e outras grandes almas, não ficará tão longe, se direcionar Seu olhar misericordioso para mim.

 

Verso 56

Onde está a misericórdia sem causa? Onde está a maravilhosa opulência transcendental? Onde está o amor pelos devotos? Ó Senhor Krishna, onde essas virtudes podem ser encontradas da mesma forma como estão presentes em Seu aspecto como Senhor Goura?

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPITULO SETE

Upasya-nistha

(A Firme Convicção de que o Senhor Chaitanya
é a Suprema Personalidade de Deus Adorável)

 

Verso 57

Ó mente tola, abrigue-se no Senhor Gouranga, a Suprema Personalidade de Deus, que está fora do alcance de visão dos Vedas e inundou o mundo inteiro com o grande oceano nectáreo de amor pelos pés de lótus de Krishna, através de Sua potência transcendental.

 

Verso 58

Se alguém conseguir atingir o objetivo supremo da vida por ouvir com devoção sobre o Senhor Murari, ou por meditar Nele, ou glorificá-Lo, ótimo. Faça isso então. Eu, entretanto, prefiro adorar a doçura secreta que enche o insondável oceano nectáreo de amor puro por Krishna que flui do Senhor Gouranga.

 

Verso 59

Uns adoram a Suprema Personalidade de Deus esperando obter as quatro metas da vida (piedade material, prazer sensual, desenvolvimento econômico e liberação). Outros rejeitam todos os outros objetos de adoração e se tornam servos do Senhor Krishna. Por outro lado, eu anseio profundamente em obter o grande segredo do amor puro por Krishna, por isso me refugio nos pés do Senhor Chaitanyachandra.

 

Verso 60

Minha fé em deveres Védicos e triviais, minha timidez para cantar, dançar e rir, bem como minha tendência a absorção em atividades materiais foi tudo roubado por um ladrão muito poderoso de cor dourada.

 

Verso 61

Quem é essa pessoa divina que está jorrando milhões de oceanos nectáreos do intensivamente bem-aventurado, esplêndido e doce amor puro por Krishna através do canto de Seus olhos, brilhantes de misericórdia? Quem é esse, cuja bela forma é tão esplêndida quanto uma jovem bananeira dourada? Quem é esse que subitamente fez com que meu coração se tornasse tão ardentemente devotado a Seus pés?

 

Verso 62

Sua cor é tão bela quanto ouro fundido e Sua forma é repleta do esplêndido e bem aventurado néctar de amor transcendental, a Suprema Personalidade de Deus misericordiosamente apareceu na cidade de Navadwip. Em Navadwip todos os lares celebram festivais em honra a Bhakti-devi, a deusa da devoção. Navadwip é mais doce do que Vaikuntha. Meu coração fica feliz na transcendental morada de Navadwip.

 

Verso 63

Afirmem as escrituras Védicas o que bem entenderem! Eruditos em lógica comentem o que quiserem! O néctar dos pés de lótus do Senhor Chaitanya será sempre minha vida e alma, apesar de tudo que digam.

 

Verso 64

Minha mente nunca se desviará do Senhor Gourachandra nem por um momento sequer, mesmo se as raras perfeições místicas caírem sobre minha cabeça, ou os semideuses se tornarem meus servos, ou se eu me transformar num habitante de Vaikuntha de quatro braços.

 

Verso 65

Que eu viva numa terrível caverna de fogo! Nunca compartilharei da companhia daqueles aversos aos pés de lótus do Senhor Chaitanya! Não desejo ir para Vaikuntha ou qualquer outro local auspicioso se por um único momento eu não puder saborear o pólen da flor dos pés de lótus do Senhor Chaitanya.

 

Verso 66

Posso ficar famoso, ou alcançar as maravilhosas perfeições místicas, ou obter a bela forma de quatro braços adorando o Senhor Vishnu. Mas se estas coisas me separarem do serviço devocional ao Senhor Goura, não vou gostar.

 

Verso 67

Ó Senhor Chaitanya, Ó misericordioso, Ó supremo generoso, Ó Senhor que enche os corações dos seres vivos com diferentes doçuras de amor devocional, Ó maravilhosamente esplêndido Senhor, Ó oceano de virtudes transcendentais, Ó Senhor que gosta de cantar Seus próprios nomes, oro para que eu nunca fique fatigado e passe minha vida sempre cantando Seus santos nomes.

 

Verso 68

Ó Senhor Krishna, Sua forma dourada é a vida dos devotos. Ela é o filantropo que dá em caridade o néctar de amor puro por Deus. Quando amarei profundamente essa forma dourada? Quando o esplendor das unhas dos pés de Srimati Radharani brilhará em meu coração, por ter entendido finalmente o segredo dessa forma dourada?

 

Verso 69

Medito na Suprema Personalidade de Deus chamada Chaitanya. Ele usa uma guirlanda de flores damanaka plenamente desabrochadas. Ele agrada a todos. Ele desfruta de passatempos num jardim reservado. Ele canta constantemente os santos nomes do Senhor Krishna. Ele é a moradia da compaixão. Sua bela cor é tão brilhante quanto o ouro.

 

Verso 70

Oro para que minha mente se lembre sempre do Senhor Gouranga, o sannyasi cujos olhos são como duas abelhas atraídas pela brilhante flor de lótus do rosto do Senhor Jagannatha na cidade festiva de Nilachal, agitada por enormes ondas de amor extático por Deus. É o mesmo Krishna que apareceu como Cupido para as meninas de Vraja, que têm olhos como os do veado.

 

Verso 71

Abrigo-me no Senhor Goura Hari, que aceitou as vestes açafrão de sannyasi, cujos pelos do corpo se arrepiam de êxtase e Sua bela forma é decorada com lágrimas iguais a pérolas caindo de Seus olhos de lótus.

 

Verso 72

O Senhor Goura Hari é mais belo que Cupido, mais purificante que o Ganges celestial, mais refrescante que a Lua, mais doce que o néctar madhvika, mais generoso que a árvore do desejo, mais afetuoso que uma mãe. Quando esse Senhor Goura Hari aparecerá em minha meditação e amorosamente porá Seus pés de lótus em meu coração?

 

Verso 73

O esplendor da misericordiosa Suprema Personalidade de Deus abafa o esplendor de milhões de relâmpagos, Seu quadril está coberto por uma vestimenta encantadora de cor açafrão como a flor manjistha e Ele alegra o universo, inundando-o com o mais doce néctar do amor puro por Krishna. Oro para que essa misericordiosa Suprema Personalidade de Deus Se torne muito querida para mim.

 

Verso 74

O esplendor do Senhor Goura condena milhões e milhões de cupidos, Sua bela face encobre milhões e milhões de luas cheias de outono, Sua generosidade faz milhões e milhões de árvores do desejo parecerem insignificantes. Quando esse Senhor Goura porá Seus pés de lótus em meu coração, após eu ter acumulado atividades piedosas em milhões e milhões de nascimentos?

 

Verso 75

O esplêndido luar do Senhor Chaitanyachandra arranca violentamente pela raiz a escuridão nos corações do mundo inteiro, causa enormes ondas ilimitadas no oceano nectáreo de bem-aventurança do amor puro por Krishna, e refresca o universo que arde dia e noite por causa das três misérias da existência material. Que esse esplêndido luar brilhe em nossos corações.

 

Verso 76

Submerso na lamentação de Radha pela separação de Krishna, ficava extenuado e devastado. Pensando que Krishna tinha aparecido perante Ele, noutro momento ficava cheio de felicidade, noutro momento derramava lágrimas de alegria, noutro momento sorria, e noutro momento ficava muito calmo. Ardendo no fogo da separação de Krishna, noutro momento ficava febril. Pensando que tinha visto Krishna à distância, noutro momento começava a correr atrás Dele. Pensando que havia tocado em Krishna, ficava aturdido de bem-aventurança. Ora falava como se Krishna estivesse presente, ora silenciava. Rezo para que esse Senhor Goura, a forma dourada da Suprema Personalidade de Deus, apareça em meu coração.

 

Verso 77

Ele não considera se a pessoa é qualificada ou não. Ele não distingue quem é familiar ou quem é estranho. Ele não considera quem deve ou quem não deve receber. Ele não considera se a hora é adequada ou não. O Senhor dá imediatamente o néctar do serviço devocional puro, que é difícil de se obter mesmo ouvindo a mensagem do Senhor, vendo a Deidade, oferecendo reverências, meditando ou seguindo uma infinidade de práticas religiosas. A Suprema Personalidade de Deus o Senhor Gourahari é meu único abrigo.

 

Verso 78

Mesmo o maior dos pecadores, mesmo o mais baixo dos homens, mesmo homens de mau caráter, mesmo quem está avançado em ações pecaminosos, mesmo os comedores de cachorro, mesmo quem está com o coração cheio de desejos materiais, mesmo quem nasceu ou reside em países pecaminosos ou mesmo quem foi destruído por más companhias, todos foram resgatados pela misericórdia do Senhor Goura. Que eu me abrigue no Senhor Goura.

 

Verso 79

Ele abandonou a encantadora floresta na margem do Yamuna e entrou num jardim na margem do oceano de água salgada, rejeitou Suas roupas amarelas e usa roupas de cor açafrão, O Senhor Hari escondeu Seu brilho corpóreo e manifestou a cor dourada. Que eu me abrigue nesse Senhor Hari dourado.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO OITO

Loka-siksha

(Instruções para o Povo)

 

Verso 80

Seus tolos, por favor, procurem o caminho de Hari-bhakti pura, que até mesmo grandes sábios no passado não conseguiram encontrar depois de longas buscas. Se não tiverem fé no coração, ou se acharem muito difícil de conseguir, por favor, parem com esses juízos falsos e abriguem-se nos pés de lótus do Senhor Goura.

 

Verso 81

Ele ergue Suas mãos iguais a botões de lótus. Suas faces macias estão banhadas de lágrimas. Está vestido com roupas da cor da corola de uma flor de lótus que acabou de desabrochar e Sua cor rouba o esplendor do ouro. Por favor, ofereçam suas reverências respeitosas ao Senhor Goura.

 

Verso 82

Ó irmão, mesmo se cantar os maravilhosamente poderosos santos nomes do Senhor Krishna e mesmo se meditar em Sua forma transcendental encantadora e brilhante, que cria boa-ventura para todo o universo, ainda assim não terá esperança em alcançar o néctar esplêndido do amor puro por Krishna, se o misericordioso olhar do Senhor Chaitanya Mahaprabhu não cair sobre você.

 

Verso 83

Ó irmão, não seja tão negligente. Os devotos que ficaram intoxicados bebendo o néctar das doçuras do serviço devocional puro por Krishna estão em toda parte rindo de seus esforços, porque ainda não se abrigou nos pés de lótus do Senhor Gouranga. Ó irmão, ouça este segredo: o Senhor Gouranga é a Suprema Personalidade de Deus e é o objeto do amor puro por Deus, descrito em todas as escrituras.

 

Verso 84

"Não tenho capacidade para entender o caminho de Krishna-bhakti, que torna a pessoa aversa à especulação impessoal e yoga não devocional. Não tenho contato com mestres espirituais santos. Ai de mim! Ai de mim! Ai de mim! Em quem poderei me abrigar?"

"Ó tolo, o nome Goura Hari nunca entrou em seus ouvidos?"

 

Verso 85

Abandone todos os seus deveres materiais inúteis! Não permita que entre uma só palavra de teoria impersonalista em seus ouvidos! Abandone todas ilusões sobre seu corpo material, família e parafernália em relação a ele. Abrigue-se na misericórdia do Senhor Goura, por favor, alcance a maravilhosa e doce jóia suprema de todos esforços humanos.

 

Verso 86

Qual a utilidade de estudar várias escrituras? Qual a utilidade de peregrinar por lugares sagrados? Temer mulheres que são como tigres! Cuspir nas opulências de Swargaloka! Saber que todos benefícios materiais são tão inúteis quanto um monte de palha! Em vez de ir atrás de tudo isso, antes, por favor, abrigue-se no Senhor Gouranga, que Se veste como sannyasi e dança pelas praias, inebriado por saborear o néctar de Krishna-prema.

 

Verso 87

Que benefício virá da prática de difíceis caminhos de Yoga? Abandone isso! Por favor, assalte o tesouro de amor puro pelos pés de lótus de Krishna. Se anseia pelo maravilhoso festival de amor puro por Krishna, que nem mesmo Shiva, Brahma e todos os semideuses não podem obter, então, por favor, devote-se ao inconcebivelmente glorioso e magnânimo Senhor Goura.

 

Verso 88

Quando alguém piedoso alcança devoção aos pés de lótus do Senhor Goura, o oceano de néctar dos pés de lótus de Srimati Radharani imediatamente inunda seu coração.

 

Verso 89

O ilimitado oceano de néctar das doçuras confidenciais do esplêndido amor puro por Krishna reside nos pés de lótus do Senhor Chaitanya, adorados por Brahma e Shiva. Os santos devotos devem sempre meditar nesses pés, abrigarem-se neles, inebriarem-se de amor por eles e sempre cantarem suas glórias.

 

* Verso 90

Porei uma palha na minha boca! Cairei a seus pés, elogiando! Ó senhor, é um grande homem e muito inteligente! Não há ninguém superior a você! É tão inteligente, rico e belo. Então, poderá me questionar: "Por que é tão humilde? Por que está me bajulando? Qual a sua intenção? Diga-me". Ó, você é um grande sábio. Aprendeu tantas boas coisas. Por favor, abandone-as todas. Quaisquer estúpidas patifarias que aprendeu, quaisquer porcarias em sua mente, chute-as todas. Atire-as para bem longe e ponha todo seu amor nos pés de lótus do Senhor Gouranga.

 

Verso 91

Não é difícil conseguir liberação, ou serviço devocional ao Senhor Krishna, mas por outro lado, até mesmo em Vaikuntha, a misericórdia do Senhor Chaitanya é muito rara e difícil de se obter.

 

Verso 92

Que os devotos adorem os pés de lótus do Senhor Chaitanya. Que eles se encham com o néctar do serviço devocional puro. Que eles alegrem e pasmem os três mundos com seu doce encanto, boa fortuna, compaixão, tolerância e outras virtudes.

 

Verso 93

Se o coração estiver fixo em atravessar o oceano de repetidos nascimentos e mortes, saborear o néctar de Krishna-sankirtan e ansiar em se divertir nadando no oceano de amor puro por Krishna, então abrigue-se nos pés do Senhor Gourachandra.

 

Verso 94

Onde conhecimento, renúncia, devoção e outras virtudes se igualam àquelas que são propriedade dos devotos dos pés de lótus do Senhor Chaitanya?

 

Verso 95

Se este mundo cego e estúpido não adorar a Suprema Personalidade de Deus, Senhor Chaitanya, adorado pelos mais elevados semideuses, encontrará só morte e renascimento girando em torno de si.

 

Verso 96

O rei Indra é como um servo trivial de quem anseia em alcançar os pés de lótus do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. O que dizer, então, sobre os insignificantes reis deste mundo que são como insetos?

 

Verso 97

Por que um devoto que aspira obter o serviço ao Senhor Chaitanya deveria mendigar na porta de um rei? Quem seria o tolo de andar uma longa distância atrás de uma bijuteria de prata, se já possui a inestimável jóia Chintamani?

 

Verso 98

Muitos podem ficar nas montanhas absortos em meditação no Brahman impessoal, muitos podem seguir fielmente as regras de Yoga e obter muitos poderes místicos, e muitos podem falar muita besteira, intoxicados por erudição, poder heróico, riqueza e as outras falsas opulências deste mundo, mas quem neste mundo dançará enlouquecido com o êxtase de amor puro por Krishna, se não recebeu a misericórdia do Senhor Goura?

 

Verso 99

A Suprema Personalidade de Deus, Senhor Goura, é misericordiosa comigo, por isso considero sem importância os impersonalistas de Varanasi, então, por que deveria ir a Gaya oferecer Pinda aos ancestrais? O Senhor Goura é misericordioso e minha liberação não pesa nem uma fração de grama, por que deveria me interessar por piedade material, desenvolvimento econômico e prazer sensual? O Senhor Goura é misericordioso e não tenho o menor medo do inferno, por que deveria ficar ansioso com o bem estar de minha esposa, filhos, amigos e parentes?

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPITULO NOVE

Sri Chaitanyakarshata

(A Posição Exaltada do Senhor Chaitanya)

 

Verso 100

Todas as glórias ao Senhor Gourachandrama. Ele é poderoso como um jovem leão enfurecido e é belo e esplêndido como uma jovem bananeira dourada. Ele inundou o mundo com o oceano de amor puro por Krishna.

 

Verso 101

Todas as glórias ao Senhor Goura, mais formoso que milhões de cupidos, mais agradável que milhões de luas, mais afetuoso que milhões de mães, mais generoso que milhões de árvores do desejo celestiais, mais profundo que milhões de oceanos, mais doce que néctares sudha, kshira e madhvika, e pleno de milhões de sentimentos maravilhosos do néctar de amor puro por Krishna.

 

Verso 102

Todas as glórias ao Senhor Goura, que enlouqueceu, e manifesta Suas opulências transcendentais maravilhosas em companhia de Shiva, Brahma e outros devotos dançarinos submersos em ondas de amor por Seus pés de lótus.

 

Verso 103

Todas as glórias a Sri Sri Shachinandana! Sua voz profunda é igual ao rugido de milhões de leões enfurecidos. Seu brilho é como de milhões de sóis. Ele é mais refrescante que milhões de luas. Seus gestos derrotam a graciosidade de milhões de elefantes enfurecidos. Seus santos nomes resgatam milhões de pessoas mal guiadas. Sendo a fonte do Brahman impessoal, Ele é a esplêndida jóia suprema adorada por milhões de monistas.

 

Verso 104

Todas as glórias à esplêndida lâmpada de Navadwip, que brilha com o óleo do amor transcendental, destrói a escuridão na caverna do coração e ilumina o sinuoso caminho árido, cheio de espinhos, intransitável e perigoso que conduz ao rio de néctar que flui rapidamente da bem-aventurança de amor puro por Krishna.

 

Verso 105

A maravilhosa lâmpada de Navadwip queima de longe as moscas da falsa lógica, seu doce brilho transcendental remove a escuridão externa do mundo e a interna do coração. Seu esplêndido pavio com o óleo do amor faz a esplêndida lâmpada dourada de Navadwip brilhar neste mundo a cada instante.

 

Verso 106

O Senhor Gourahari é muito esplêndido quando dança enlouquecido. Seus gritos altos se propagam pelas dez direções, as maravilhosas ondas de Sua risada alta fazem com que brancas flores kunda e kairava flutuem no céu, e enlouquecido com a inundação do néctar de amor puro por Krishna, todos Seus membros tremem como a árvore banyan ao vento.

 

Verso 107

A Lua do Senhor Gourachandra brilha esplendidamente neste mundo. Dança graciosamente, é imaculada, livre de todas impurezas e maldades, escorre o néctar de amor puro por Krishna que extingue os três sofrimentos de todos seres vivos. Sua resplandecência esplêndida saboreada pelos pássaros chakora dos corações dos devotos surgiu do oceano de leite do ventre da mãe Shachi.

 

Verso 108

Ele derrama lágrimas continuamente que escorrem pelos cantos de Seu rosto pálido, continuamente emite longos suspiros e grita melancolicamente: "Ai de Mim! Ai de Mim!" Certa pessoa bela de cor dourada está submersa nos sentimentos amorosos das Vrajagopis em separação de Krishna.

 

Verso 109

Às vezes Sua forma é da cor do ouro fundido, às vezes Ele fica esplêndido como um menino vaqueiro, às vezes manifesta vários passatempos maravilhosos, e às vezes, o Senhor Gourangachandra, torna-Se Sri Sri Radha e Krishna.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO DEZ

Avatar-mahima

(Glorificação da Encarnação do Senhor Chaitanya)

 

Verso 110

Agora que o Senhor Goura descendeu a este mundo, as ondas dos santos nomes de Krishna inundam o planeta subitamente, e os corações dos pecaminosos, que são tão duros quanto raios, estão ficando tão macios quanto manteiga. Que eu me abrigue nesse Senhor Goura.

 

Verso 111

Agora que o Senhor Chaitanya, com o coração cheio de misericórdia, descendeu neste mundo, aqueles que nunca praticaram Yoga, meditação, cantar de mantras, austeridades, obediência a restrições Védicas, estudo dos Vedas, prática de atividades espirituais, ou evitar pecados, facilmente serão capazes de roubar a jóia suprema de todos objetivos da vida.

 

Verso 112

Agora que o maravilhosamente poderoso Senhor Chaitanya descendeu neste mundo, os materialistas, caídos no furioso rio das ações lucrativas, foram salvos e postos em terra firme, mesmo as grandes pedras derreteram e mesmo quem estava com o coração fixo no Yoga não devocional, agora está dançando em êxtase de amor por Krishna.

 

Verso 113

Agora que a Lua do Senhor Chaitanyachandra revelou o caminho do serviço devocional puro, os materialistas deixaram de falar sobre suas esposas, filhos e assuntos materiais, os eruditos não debatem mais sobre escrituras, os yogis abandonaram o trabalho de controlar a respiração, os ascetas deixaram suas austeridades, e os impersonalistas largaram o impersonalismo. Agora só há a doçura do serviço devocional puro. Nada mais é doce, além disso.

 

Verso 114

Em todos os lares há um tumulto de hari-sankirtan. Em todo mundo se vê lágrimas, pêlos do corpo arrepiados e outros sintomas extáticos. Em todos os corações está o mais exaltado e doce caminho espiritual que leva para muito mais além do que o caminho dos quatro Vedas. Tudo isso surgiu agora que o Senhor Goura descendeu neste mundo.

 

Verso 115

O mundo inteiro foi subitamente inundado pelas ondas nectáreas do oceano de amor puro por Krishna. De repente aconteceu um grande milagre de sintomas extáticos de amor nunca vistos ou ouvidos. Tudo isso aconteceu agora que o Senhor Krishna descendeu numa forma tão esplêndida quanto o ouro.

 

Verso 116

Eruditos do passado ficaram muito orgulhosos, considerando-se os mestres oniscientes de todas escrituras, e muitos outros pensaram que se tornaram perfeitos executando austeridades e trabalho lucrativo. Alguém com o coração impuro às vezes cantava duas ou três vezes os santos nomes do Senhor Hari. Isso era o passado. Agora que a Lua do Senhor Gourachandra surgiu, todos obtiveram amor puro por Krishna.

 

Verso 117

Agora que a Suprema Personalidade de Deus, cujos pés de lótus os semideuses aspiram por servir e que tem o nome Chaitanya, descendeu neste mundo, as doces ondas nectáreas de amor puro por Krishna estão inundando o mundo inteiro. Quem é criança agora? Quem é velho? Quem é tolo? Quem é mulher? Quem é caído e desafortunado? Todos alcançaram o mesmo destino. Todos obtiveram o mesmo néctar continuamente saboreado pelos devotados aos pés do Senhor Hari.

 

Verso 118

Agora que o Senhor Gourachandra, mestre das doçuras nectáreas do amor transcendental, descendeu nesta terra, Shiva, Narada, todos semideuses, Lakshmidevi, Senhor Balaram, dinastia Vrishni e os gopas e gopis de Vraja, todos nasceram aqui.

 

Verso 119

Agora que o Senhor de cor dourada está distribuindo o amor puro de Krishna neste mundo, Seus servos, amigos e encantadoras amantes gopis, todos vieram a Seus pés de lótus. Agora eles alcançaram um inestimável tesouro de amor puro por Krishna, mais valioso que qualquer coisa que já possuíssem.

 

Verso 120

Em todas as partes, homens e mulheres santos estão rindo, os corações de pedra dos materialistas estão derretendo, e iletrados estão encobrindo multidões de ateus academicamente eruditos. Isto está acontecendo agora que o mais maravilhoso e glorioso Sri Chaitanya descendeu nesta terra.

 

Verso 121

Antigamente, até mesmo a inteligência dos maiores eruditos estava cega e mutilada. Agora que o Senhor Chaitanyachandra descendeu misericordiosamente a este mundo, quem não obteve a mais profunda, exaltada, esplêndida e doce devoção por Krishna?

 

Verso 122

Shukadeva Goswami apenas mencionou brevemente a doçura dos passatempos amorosos de Sri Sri Radha e Krishna na sua descrição da dança Rasa no Srimad Bhagavatam, porque isso é muito difícil de ser compreendido. Agora o Senhor Hari descendeu a este mundo numa forma dourada para revelar a verdade sobre esses passatempos.

 

Verso 123

Uns, chefiados por Uddhava, alcançaram o serviço ao Senhor, outros obtiveram uma posição gloriosa como a de Sridhama, outros se tornaram meninas de olhos de lótus em Vraja e outros, muito afortunados e inteligentes, alcançaram os pés de lótus de Sri Radha. Qual grande boa fortuna este mundo não conseguiu, pela misericórdia de Sri Chaitanya Mahaprabhu?

 

Verso 124

No passado, mesmo quando os maiores filósofos apresentavam vários argumentos para suportar seus pontos de vista conflitantes, ninguém tinha certeza se um desses pontos era correto. Agora que o Senhor Gourangachandra apareceu, quem não tem certeza de que devoção pura ao Senhor Hari é o supremo significado e propósito dos Vedas?

 

Verso 125

Que eu medite no maravilhoso esplendor das jóias chandramani das unhas dos pés do Senhor Gourangachandra. Esse esplendor está afogando o universo no doce oceano nectáreo do amor puro por Krishna.

 

Verso 126

Embora no passado várias pessoas bem piedosas e religiosas alcançaram o grande sucesso de entrar em Vaikunthaloka, até o advento do Senhor Chaitanyachandra o mundo nunca tinha sido inundado desta forma, com o amor puro por Krishna.

 

Verso 127

Mesmo se alguém fervorosamente praticar ações piedosas ou prestar serviço incomparável ao Senhor Vishnu, ainda assim seu coração pode permanecer tão duro quanto ferro. Por outro lado, pela misericórdia do Senhor Gouranga, mesmo alguém mais pecaminoso que um matador de vacas pode inundar o universo com uma torrente de lágrimas de amor puro por Krishna. Ó, quando isso acontece, não se pode medir a felicidade intensa do dourado Senhor Gouranga!

 

Verso 128

Às vezes, Ele dança com vários gestos graciosos, assumindo o papel de Krishna. Às vezes, Ele grita: "Ai de Mim! Ai de Mim! Ai de Mim!" absorto no amor de Radha. Às vezes, age como um bebê engatinhando, e outras vezes, como um menino vaqueiro. Assim, o profundamente glorioso Senhor Goura deixa o mundo inteiro pasmo.

 

Verso 129

Uma forma de ouro fundido alegra meu coração. Essa forma dourada, nas margens do oceano de água salgada, afoga o mundo inteiro nos mais doces passatempos de Krishna, o oceano nectáreo de amor para as jovens gopis. Mesmo em Seus passatempos infantis, essa forma dourada encanta o mundo inteiro.

 

Verso 130

Em quais orifícios auriculares entraram as palavras maravilhosas "amor puro por Krishna"? Quem conheceu as glórias dos santos nomes? Quem penetrou na grande doçura das florestas de Vrindavana? Quem compreendeu Sri Radha, plena das mais maravilhosas doçuras nectáreas do amor puro por Krishna? Só o Senhor Chaitanyachandra é quem revelou misericordiosamente tudo isso.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO ONZE

Sri Goura-rupollasa-nrityadi

(A Esplêndida Forma Transcendental do Senhor Chaitanya
 e Seu Dançar Exótico)

 

Verso 131

Ele é glorificado por Shiva, Brahma, Vyasa e todos os outros semideuses e sábios, preenche o universo com milhões de raios dourados brilhando de Seus membros transcendentais, agitados pelas ondas do oceano nectáreo de amor puro por Krishna. Manifesta uma forma que encanta o mundo inteiro e não pode ser compreendida mesmo por milhões de literaturas Védicas. Essa maravilhosa Suprema Personalidade de Deus agora dança nas margens do oceano de água salgada.

 

Verso 132

Quem é esse de cor dourada, usando um pano em volta da cintura, braceletes nos punhos, colar no peito, brincos nas orelhas, sinos nos tornozelos e uma guirlanda de jasmim no coque do cabelo, e desfruta de muitos passatempos transcendentais, cantando Seus próprios santos nomes e dançando?

 

Verso 133

Os semideuses tocavam tambores dundubhi, os Gandarvas cantavam, os Siddhas cobriam a terra com uma chuva continua de flores, e os sábios recitavam com afeição preces eloqüentes, enquanto o Senhor Gourachandra dançava neste mundo, enlouquecido de amor puro por Krishna.

 

Verso 134

Ora Ele ria. Ora chorava. Ora desmaiava. Ora rolava no chão. Ora corria. Ora dançava. Ora suspirava. Ora gritava alto: "Ai de Mim! Ai de Mim!". Afogado no oceano nectáreo de amor extático por Krishna, o Senhor Hari de cor dourada desfruta passatempos transcendentais.

 

Verso 135

Na margem do oceano de água salgada, Ele molhava o chão com torrentes de lágrimas, colocava Suas mãos na face tão branca quanto a fruta vadara, usava maravilhosas vestes açafrão. Agora em Sua cor dourada o Senhor Hari manifesta Seu amor puro pelos pés de lótus de Sri Radha.

 

Verso 136

Quem é essa pessoa divina que preenche as dez direções com o som de Seus pés, molha o chão com Suas lágrimas e branqueia o céu com Sua risada alta, Seus encantadores quadris largos estão cobertos com uma veste açafrão, Sua forma é tão esplêndida quanto a Lua, e dança jubilantemente nas margens do oceano de água salgada?

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

CAPÍTULO DOZE

Shochaka

(Um Lamento)

 

Verso 137

A forma transcendental do Senhor Chaitanyachandra nunca foi descrita nos Upanishads, a jóia suprema dos Vedas, Seu doce caminho não pode ser aproximado por Shiva, Brahma, Lakshmi e os outros semideuses. Ele intoxicou o mundo com o néctar do amor puro do Senhor Hari. Quando esse Senhor Chaitanyachandra estará ao alcance de minhas palavras e pensamentos?

 

Verso 138

Há lugares onde as pessoas são indiferentes às atividades materiais, noutros, canta-se mantras e pratica-se austeridades e yoga, noutros lugares as pessoas se ocupam em serviço devocional misturado com jñana, e noutros, o esplêndido caminho do serviço devocional puro está presente só em nome. Ó Senhor Chaitanya, onde foi? Não vejo mais em nenhum lugar o caminho do serviço devocional puro.

 

Verso 139

Quando o Senhor Hari dourado apareceu neste mundo, Sua glória inundou o mundo com o néctar do amor puro por Krishna e havia um tumultuoso cantar dos santos nomes do Senhor Hari. Será que essa doce época voltará novamente?

 

Verso 140

A auspiciosa cidade de Navadwip permanece na terra. As praias permanecem. A cidade de Jagannatha Puri permanece. Os santos nomes do Senhor Krishna permanecem. Ai de mim! Ai de mim! Não vejo em nenhuma parte o mesmo tipo de festival de amor puro pelo Senhor Hari. Ó Senhor Chaitanya, Ó oceano de misericórdia, será que verei Sua glória transcendental novamente?

 

Verso 141

Se alguém afirmar que o Senhor Chaitanya é um amsa-avatara como o Senhor Matsya, ou se não isso, um lilavatara, ou shaktyaveshavatara, significa que não entende a verdadeira glória do Senhor Chaitanya, a Suprema Personalidade de Deus Original, que é plena de todas as perfeições, potências incomparáveis e maravilhosos passatempos.

 

Verso 142

A opulência transcendental do Senhor Chaitanya Mahaprabhu deixa perplexos Brahma, Shiva e todos os outros semideuses. Rezo para que quando o Senhor Chaitanya ouça as palavras desta criança tola, seja complacente comigo.

 

Verso 143

Não aprendi com vários mestres espirituais santos, não estudei as escrituras cuidadosamente com vários sábios academicamente eruditos. Embora eu fale como uma criança, rezo para que ainda assim o Senhor Goura Hari fique satisfeito comigo.

 

------ + ------

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

Sri Chaitanya Chandramrita - Srila Prabodhananda Sarasvati Thakur

 

 

Índice do Bhagavad-gita

Índice de Livros

Desde 18/julho/2000

(Última Edição: 08-mai-2016 )

home

+Visvavandya Dasa