hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

 

 

 

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

 

Néctar de Srila Prabhupada

"Princípios Fundamentais da Natureza Material"

 

São Paulo, domingo, 5 de maio de 2019

Srimad Bhagavatam - Terceiro Canto "O Status Quo" - Capítulo 26 "Princípios Fundamentais da Natureza Material"

Bhag. 3.26.1

A Personalidade de Deus, Kapila, continuou: "Minha querida mãe, agora Eu descreverei para você as diferentes categorias da Verdade Absoluta, ao saber isso, qualquer pessoa pode ser liberada da influência dos três modos da natureza material".

...

Bhag. 3.26.10

A Suprema Personalidade de Deus disse: A combinação eterna não manifesta dos três modos é a causa do estado manifesto e é chamada pradhana. É chamada prakriti quando no estágio manifesto de existência.

Bhag. 3.26.11

Os elementos agregados, chamados os cinco elementos grosseiros, os cinco elementos sutis, os quatro sentidos internos, os cinco sentidos para obter conhecimento e os cinco órgãos externos de ação, são conhecidos como pradhana.

Bhag. 3.26.12

Existem cinco elementos grosseiros, chamados terra, água, fogo, ar e éter. Há também cinco elementos sutis: aroma, sabor, cor, toque e som.

Bhag. 3.26.13

Os sentidos para aquisição de conhecimento e os órgãos de ação contam dez, chamados o sentido auditivo, o sentido do paladar, o sentido tátil, o sentido da visão, o sentido do olfato, o órgão ativo da fala, os órgãos ativos para trabalhar, e aqueles para viajar, procriar e evacuar.

Bhag. 3.26.14

Os sentidos internos, sutis são experimentados em quatro aspectos existentes, na forma de mente, inteligência, ego e consciência contaminada. Distinções entre eles só podem ser feitas por diferentes funções, pois eles representam diferentes características.

Bhag. 3.26.15

Tudo isso é considerado o Brahman qualificado. O elemento de mistura, que é conhecido como tempo, é contado como o vigésimo quinto elemento.

Bhag. 3.26.16

A influência da Suprema Personalidade de Deus é sentida no fator tempo, que causa medo da morte por causa do ego falso da alma iludida que contatou a natureza material.

Bhag. 3.26.17

Minha querida mãe, ó filha de Swayambhuva Manu, o fator tempo, como Eu expliquei, é a Suprema Personalidade de Deus, de quem a criação começa como um resultado da agitação na natureza neutra, não manifesta.

Bhag. 3.26.18

Ao exibir Suas potências, a Suprema Personalidade de Deus ajusta todos esses diferentes elementos, e Se mantém internamente como a Superalma e externamente como o tempo.

Bhag. 3.26.19

Depois que a Suprema Personalidade de Deus impregna a natureza material com Sua potência interna, a natureza material libera a soma total da inteligência cósmica, que é conhecida como Hiranmaya. Isso acontece na natureza material quando é agitada pelos destinos das almas condicionadas.

Bhag. 3.26.20

Assim, depois de manifestar variedade, o maha-tattva refulgente, que contém todos os universos dentro de si mesmo, que é a raiz de todas as manifestações cósmicas e que não é destruído no tempo da aniquilação, engole a escuridão que cobre a refulgência na hora da dissolução.

Bhag. 3.26.21

O modo da bondade, que é o claro, sóbrio status do entendimento da Personalidade de Deus e que é geralmente chamado vasudeva, ou consciência, torna-se manifesto no mahat-tattva.

...

 

 

 

Jaya Jaya Prabhupada! Jaya Jaya Guru Maharaj Prabhupada!

 

Nitai Gaura Hari Bol

Pela Divina Graça de Srila Prabhupada e Srila Guru Maharaj Prabhupada

São Paulo, domingo, 5 de maio de 2019

 

 

-.-

 

Param Vijayate Sri Krsna Sankirtanam!

  

-.-

 

Índice do Bhagavad-gita

Índice de Livros

Desde 18/julho/2000

(Última Edição: 05-mai-2019 )

home

+Visvavandya Dasa "Prefácio e Introdução do Bhagavatam"