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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol
Todas as glórias a Sri Guru e Sri Gauranga
(Sri Chaitanya Mahaprabhu instrui Srila Sanatana Goswami)
Sri Chaitanya-charitamrita -
Madhya-lila, 22.128-129: Verso 128 sadhu-sanga, nama-kirtana, bhagavata-sravana sadhu-sanga--association with devotees; nama-kirtana--chanting the holy name; bhagavata-sravana--hearing Srimad-Bhagavatam; mathura-vasa--living at Mathura; sri-murtira sraddhaya sevana--worshiping the Deity with faith and veneration. "Deve-se associar com devotos, cantar o Santo Nome do Senhor, ouvir o Srimad-Bhagavatam, residir em Mathura e adorar a Deidade com fé e veneração". Verso 129 sakala-sadhana-srestha ei panca anga sakala-sadhana--of all items for executing devotional service; srestha--the best; ei panca anga--these five limbs; krsna-prema--love of Krsna; janmaya--awakens; ei--these; pancera--of the five; alpa sanga--slight association with or performance. "Esses cinco membros do serviço devocional são os melhores de todos. Mesmo uma pequena realização desses cinco desperta amor por Krishna". Significado de Prabhupada anganam pancakasyasya "A glorificação desses cinco itens (associar-se com devotos, cantar o
Santo Nome do Senhor, ouvir o Srimad-Bhagavatam, residir em Mathura e adorar a
Deidade com fé e veneração) é para deixar claro a superioridade plena dessas
cinco práticas do serviço devocional. Verso 130 sraddha visesatah pritih sraddha--faith; visesatah--particularly; pritih--love; sri-murteh--of the Deity form of the Lord; anghri-sevane--in service of the lotus feet. "Deve-se ter fé e amor plenos na adoração aos pés de lótus da Deidade". Significado de Prabhupada Verso 131 srimad-bhagavatarthanam srimad-bhagavata--of Srimad-Bhagavatam; arthanam--of the meanings; asvadah--enjoying the taste; rasikaih saha--with the devotees; sa-jatiya--similar; asaye--endowed with a desire; snigdhe--advanced in devotional affection; sadhau--with a devotee; sangah--association; svatah--for one's self; vare--better. "Deve-se saborear o significado do Srimad-Bhagavatam na companhia de devotos puros, e deve-se associar com devotos mais avançados do que si mesmo e que tenham um tipo de afeição pelo Senhor similar". Significado de Prabhupada ...
Srila Sridhar Maharaj também diz: A Busca pela Realização do Nosso Coração A indagação no Vedanta é sobre o ambiente Infinito, onde somos apenas partículas, e no Srimad Bhagavatam, a natureza da indagação é mais desenvolvida, krsnanusandhana: "Quem é o meu Mestre, quem é o meu Guia, de Quem existo eu"? Assim é o plano do Srimad Bhagavatam, que está na louca busca, "Com Quem vou conseguir realizar minha vida? Onde está esse Mestre do meu coração? Não posso continuar sem o meu Senhor". Mahaprabhu veio com esse krsnanusandhana, o fruto maduro saboroso da árvore do Veda, o plano do Srimad Bhagavatam. Nós buscamos por rasa, por satisfação, em toda parte. Podemos nos submeter a diferentes trabalhos, mas o fator comum em tudo é a procura pela satisfação. Sriman Mahaprabhu nos deu o plano do Bhagavatam, que pergunta, "Quem pode saciar toda sede dentro de mim? Onde está meu Senhor, a realização do meu coração"? A procura real tem que ser só por isso; senão a procura nunca vai acabar. Quando a procura chega a esse estágio e nós temos a orientação certa, aí vamos ser levados gradualmente até Ele, nosso Mestre. Por quem procuramos, esse rasa, essa felicidade, esse prazer? É por nosso Mestre, nosso Guardião, e não nosso servo. Não devemos pensar que Ele veio para nos satisfazer, e nós somos os mestres. Ele é tudo para nós, tudo pelo que nos movimentamos daqui ali, o objetivo de nossa indagação, ou de qualquer coisa que façamos. Ele é o centro. Nós procuramos por satisfação, e satisfação no estágio mais alto significa isso: Krsna. Nossa procura real só começa quando chegamos por intermédio de sat-guru, o Krsna-bhakta. A indagação sincera começa aí. Pranipat, pariprasna, sevaya; devemos ter consciência que seremos utilizados por Ele por Quem nós buscamos. Só com seva, serviço, poderemos ser admitidos nesse mundo superior. Desde o primeiríssimo estágio em diante, é só sraddha que pode nos conduzir ao plano formidável, o plano excelente. ...
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Srila Sridhar Maharaj - O Vulcão Dourado do Amor Divino -
Introdução:
Sri Chaitanya Mahaprabhu pregou a concepção teísta plena dada no Srimad-Bhagavatam. O Srimad-Bhagavatam trata principalmente do estudo comparativo do teísmo e da ontologia da consciência de Krsna. Ele supera todas outras literaturas Védicas, até mesmo os Puranas. O Brahmavaivarta Purana e o Padma Purana apresentam a importância da devoção a Krsna através de narração e história até certo ponto, mas carecem do nível filosófico e ontológico estabelecido pelo Mahapurana, Srimad-Bhagavatam. O Srimad-Bhagavatam pode satisfazer todos vedantistas eruditos, pois apresenta a consciência de Krsna em sua dignidade plena. O Srimad-Bhagavatam explica que a maior conquista do teísmo não é consciência, inteligência ou ontologia, mas sim êxtase, beleza e harmonia - rasa. Rasa é o mais importante para o Srimad-Bhagavatam. É uma obra inigualável, pois eleva o teísmo do plano de ilusão intelectual para o ambiente de rasa. Certa vez comecei a escrever um livro que deveria ser um estudo resumido dos 18.000 versos do Srimad-Bhagavatam. Bhaktivinoda Thakura condensou no seu Bhagavata-arka-marici-mala todo o principio do Bhagavata em 1.000 versos. Eu pensava em consolidá-lo mais ainda, para apresentá-lo em 300 versos. Comecei o livro mas não consegui acabá-lo. O Srimad-Bhagavatam é uma grande obra da língua sânscrita, cheia de informação essencial, referências históricas e explanações sobre as principais escolas de filosofia. O Srimad-Bhagavatam também menciona muitos detalhes de história e geografia, em reforço a suas conclusões, mesmo sem serem essenciais. Tudo que é desnecessário no Srimad-Bhagavatam é eliminado quando seu significado alcança sua glória mais pura e intensa nos ensinamentos de Srí Chaitanya Mahaprabhu. Assim, se considerarmos a essência do Srimad-Bhagavatam, devemos estudar a vida e ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu. A essência do Srimad-Bhagavatam foi filtrada pela vida e ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, da mesma forma como os ensinamentos do grande autor do Srimad-Bhagavatam, Srila Vyasadeva, foram filtrados pelas realizações de Sukadeva Goswami. Portanto, gostaria de incluir aqui alguns versos que compus originalmente para a introdução do meu estudo resumido, pois os ensinamentos de Sriman Mahaprabhu representam a essência do Srimad-Bhagavatam. Os versos glorificam a posição exaltada de Gadadhara Pandita, o companheiro mais íntimo de Srí Chaitanya Mahaprabhu. Gadadhara Pandita costumava ler o Srimad-Bhagavatam em Jagannatha Puri, no templo de Tota Gopinatha. Ele lia, e Sriman Mahaprabhu junto a grandes devotos como Svarupa Damodara e Ramananda Raya eram sua audiência: nilambhodhi-tate soda sva-viraha-ksepanvitam bandhavam "Gadadhara Pandita, nas margens do vasto oceano azul, costumava ler o Srimad-Bhagavatam para Sri Chaitanya Mahaprabhu, que sofria intensamente de profunda dor interna da saudade Dele mesmo (Krsna). Gadadhara Pandita supria o vinho de Krsna-lila para entorpecer Seu amigo aflito, e aliviá-Lo. À medida que lia, lágrimas escorriam de Seus olhos como oferendas de flores às páginas do Srimad Bhagavatam. Que o prazer dessa personalidade brilhante, Gadadhara Pandita, o melhor dos Gosvamis, seja meu único objetivo ao escrever este livro". ...
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Néctar do Décimo-segundo Canto do Srimad Bhagavatam:
O ciclo de quatro eras – Satya, Treta, Dwapara e Kali – continua perpetuamente entre os seres vivos nesta Terra, repetindo a mesma seqüência geral de acontecimentos. Meu querido rei Parikshit, todos esses reis que descrevi, bem como todos os outros seres humanos, vêm a esta Terra e arrogam-se o direito de propriedade sobre ela, mas no final todos eles têm de abandonar este mundo e deparar com a destruição. Embora o corpo do indivíduo agora talvez seja chamado de "rei" no final seu nome será "vermes", "excremento" ou "cinzas". Que pode alguém que fere outros seres vivos em benefício do próprio corpo saber sobre seu interesse supremo, já que suas atividades apenas o estão levando para o inferno? (O rei materialista pensa): "Esta terra ilimitada foi mantida por meus predecessores e agora está sob minha soberania. Que devo fazer para que ela permaneça nas mãos de meus filhos, netos e outros descendentes"? Embora aceitem o corpo feito de terra, água e fogo como o "eu" e esta terra como "minha", todos esses tolos por fim abandonaram tanto seus corpos quanto a terra e caíram no esquecimento. Meu querido rei Parikshit, pela força do tempo, todos esses reis que tentaram desfrutar a Terra mediante seu poder, foram reduzidos a nada mais que narrações históricas.
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Desde 18/julho/2000 (Última Edição: 16-abr-2020 ) |