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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol
São Paulo, 02/04/2003 Néctar de Srila Prabhupada sobre pregação Srimad Bhagavatam Canto 4, Capítulo 19 - Verso 37 Significado de Srila Prabhupada
Sri Chaitanya Charitamrita - Antya-lila - Capítulo 1 - "Segundo encontro de Srila Rupa Goswami com o Senhor" Verso 205 Sinônimos Tradução Significado
Capítulo 2 - "O castigo de Haridas Júnior" Verso 11 Sinônimos Tradução Verso 12 Sinônimos Tradução Verso 13 Sinônimos Tradução Verso 14 Sinônimos Tradução Significado
Capítulo 7 - "O encontro de Sri Chaitanya Mahaprabhu com Vallabha Bhatta" Verso 10 Sinônimos Tradução Significado Verso 11 Sinônimos Tradução Verso 12 Sinônimos Tradução Significado dvapariyair janair visnuh "Em Dwapara-yuga era possível satisfazer Krishna ou Vishnu com adoração opulenta conforme o sistema Pañcharatriki, mas na era de Kali é possível satisfazer e adorar a Suprema Personalidade de Deus Hari simplesmente por cantar Seu Santo Nome". Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur explica, a menos que a pessoa receba poder da misericórdia sem causa de Krishna, não pode se tornar o mestre espiritual do mundo inteiro (Jagad-guru). Ninguém pode se tornar Acharya apenas por invenção mental. O verdadeiro Acharya apresenta Krishna a todo mundo por meio da pregação do Santo Nome do Senhor no mundo inteiro. Assim, os seres condicionados se purificam com o canto do Santo Nome, e são salvos do fogo ardente da existência material. Nesse caminho, o benefício espiritual cresce gradualmente ao máximo, como a Lua crescente no céu. O verdadeiro Acharya, mestre espiritual do mundo inteiro, deve ser considerado como uma encarnação da misericórdia de Krishna, de fato, ele está abraçado a Krishna pessoalmente. Portanto, ele é o mestre espiritual de todos Varnas (brahmana, kshatriya, vaishya e shudra) e todos Ashrams (brahmacharya, grhastha, vanaprastha e sannyasa). Deve-se saber que ele é o devoto mais avançado, conhecido como Paramahamsa Thakur. Thakur é um título de honra oferecido ao Paramahamsa. Portanto, aquele que age como Acharya, por apresentar Krishna diretamente, por meio da propagação de Seu Santo Nome e fama, também deve ser chamado de Paramahamsa Thakur. Verso 13 Sinônimos Tradução Verso 14 Sinônimos Tradução
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<Sri Sri Mahaprabhu propagou por toda a Índia o puro Vaishnava Dharma (religião para todos, independente de tempo e lugar), assim deu vazão à Sua imensa misericórdia para com os Jivas do mundo. Ele visitou pessoalmente algumas regiões do país em Suas viagens de pregação, e enviou missionários às várias outras partes. Eles trabalhavam por amor e não esperavam nenhum salário como remuneração. A propagação da religião pura não é possível, se o propagador não possuir um caráter puríssimo. Por esse motivo, hoje em dia, a propagação de diversas religiões por missionários mercenários, não é bem sucedida. O Sri Chaitanya Charitamrita (Adi 8.163-167) afirma: "Sri Krishna Chaitanya abençoou o mundo com a dádiva do amor. Ele enviou Rupa e Sanatana para Mathura, e esses Seus dois generais propagaram a devoção em várias formas. Ele visitou pessoalmente o Sul da Índia, onde pregou Sri-Krishna-Nama de vila em vila até Setubandha (Ponte de Adan, a extremidade sul da Costa Coromandal), e concedeu o presente do amor por Krishna a todas as pessoas">. (Sri Chaitanya Shikshamritam - Srila Bhaktivinoda Thakur)
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Sri Srimad Srila
A Inspiração para o Sri Sri Prapanna Jivanamrtam (por Srila Guru Maharaja Prabhupada): [Dos Sermões do Guardião da Devoção Volume III, Capítulo 3, "Reflexões Íntimas"].
Quando eu deixei a companhia dos discípulos de nosso Srila Bhakti Siddhanta Prabhupad para viver sozinho, senti um pouco de desamparo dentro de mim. Eu sabia que saranagati, ou rendição, é a necessidade indispensável na vida de um devoto, e senti, "Eu parti, ou de alguma forma fui excluído da companhia da associação de Prabhupad. Estou desamparado, mas saranagati pode vir para o meu alívio". Assim eu comecei a pensar em especial, "Saranagati é a base, mas o que é saranagati"? Quando li o livro Saranagati de Srila Bhaktivinoda Thakur, esse ponto me impressionou muito. Ele escreveu: sad anga saranagati haibe yanhara "Se você deseja Nanda Kumar, você tem que ter esse saranagati de seis tipos". [Os membros de saranagati são: aceitação do favorável; rejeição do desfavorável; confiança plena na proteção do Senhor; aceitação da guarda do Senhor; auto-rendição plena; e rendição com humildade]. Eu queria cultivar isso, por isso naquela época, depois que fui morar sozinho, reuni tudo o que havia absorvido em minha vida no Math, e também consultei sobre saranagati no Hari Bhakti Vilasa, no Bhakti Sandarbha de Srila Jiva Goswami, e nos escritos da Ramanuja Sampradaya. Então, tentei reunir tudo e organizar em uma forma particular como achei melhor. E foi assim que comecei a escrever o livro Sri Sri Prapanna Jivanamrtam, para que ele também pudesse ajudar outros que pudessem chegar a uma situação como a minha. Esse foi o motivo verdadeiro.
O título Sri Sri Prapanna Jivanamrtam
significa, O néctar na vida dos seres rendidos Ele será o néctar na vida daqueles que se renderam, aqueles que têm o verdadeiro adhikara, ou o padrão de fé propriamente qualificado para recebê-lo. Srila Jiva Goswami escreveu, "Aqueles que têm fé no Veda, no Srimad Bhagavatam e nesse tipo de coisas, eles devem ler esse livro; senão, eu lanço uma maldição, aqueles que não têm essa fé não vão poder ler o meu livro". Jiva Goswami escreveu desse jeito: "Vocês descrentes não vão chegar a tocar em meu livro. Vocês que são descrentes, ele não é para vocês! Ele é somente para as pessoas que têm fé nessas coisas. Outras estão descartadas. Você, o público em geral, está descartado. Você não deve tocar no meu livro pois irá mal interpretá-lo". Essa também é a prática do comportamento adequado. Se alguém se aventurar a ler essas coisas, pelo menos deve se aproximar com alguma cautela, e não no modo de curiosidade, "Ó, por que ele disse isso"? Porque isso vai ser perigoso. Portanto, adhikari nirnaya. Quem quer que venha a ler o Veda, se ainda não alcançou o padrão, ele irá interpretar mal, ou mutilá-lo. Paroksa-vado vedo 'yam / balanam anusasanam [Srimad Bhagavatam - 11:3:44]. "O significado védico é apresentado em uma forma indireta e encoberta, a fim de instruir os indisciplinados e pessoas tolas ingênuas". Em seu Uttara Mimamsa do Vedanta Sutra, Vedavyasa escreveu athato brahma-jijñasa. Sri Shankaracharya diz que em relação a esse aforismo, athato, significa anantaram, "depois disso". Depois do quê? "Depois de alcançar sama, dama, titiksa, todas essas qualificações. Quem tem qualidades como o controle dos sentidos e das especulações mentais [sama, dama], tem um espírito muito tolerante e perseverante [titiksa], e assim por diante, ele poderá vir a estudar esse livro. Depois que ele adquirir uma certa graduação nessas qualidades, ele poderá vir a estudá-lo. Ele não é para as pessoas comuns que poderão entender errado, interpretar mal e mutilá-lo, criando assim um grande problema para a sociedade". Assim, para o benefício da sociedade, Shankaracharya diz que apenas essas pessoas chegarão e terão uma compreensão clara e correta. Aí então eles pregarão para o público em situações particulares, e todos serão beneficiados dessa forma. Ramanuja diz, "Não, athato não significa isso, athato significa, depois de terminar o Purva Mimamsa de Jaimini". Há o purva-mimamsa [ensino primário] e uttara-mimamsa [ensino superior]. Assim, depois que a pessoa termina o curso de purva-mimamsa, ou seja, niskama varnasrama-dharma, aí poderá compreender o estudo desse uttara-mimamsa. Depois de terminar com sucesso o karmadhikara, a pessoa poderá entrar em jñanadhikara, e isso será benéfico para ela". Essa é a opinião de Ramanuja. E Baladeva Vidyabhusan diz, "Seja lá o que a pessoa for, seja um karmi, ou jñani, 'atha' significa que ela vai ter que ter sat-sanga, sadhu-sanga. Em qualquer posição, se ela puder obter a companhia de um sadhu autêntico, ela estará qualificada para estudar esse livro e vai poder entender o verdadeiro significado". Assim, em todo lugar, há a consideração de adhikar, isto é, yogyata, ou "competência". A pessoa tem que adquirir o padrão de qualificação, e ter companhia saudável, aí ela vai poder tentar entender esse plano em particular.
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Desde 18/julho/2000 (Última Edição: 19-mai-2020 ) |