hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

 

MANIFESTO GAUDIYA VAISNAVA

 

INVOCAÇÃO

 

I

om ajnana-timirandhasya jnananjana-salakaya
caksur unmilitam yena tasmai sri-gurave namah

 

II

nama om visnu padaya krsna prestaya bhutale
srimate bhaktivedanta svamin iti namine
namaste sarasvate devam gaura vani pracarine
nirvisesa suniyavadi pascatya desatarine

 

III

devam divya-tanum suchanda-vadanam balarka-celancitam
sandrananda-puram sad-eka-varanam vairagya-vidyambudhim
sri-siddhanta-nidhim subhakti-lasitam sarasvatanam-varam
vande tam subhadam mad-eka-saranan nyasisvaram sridharam

 

IV

gurvabhista-supurakam guru-ganair asisa-sambhusitam
chintyachintya-samasta-veda-nipunam sri-rupa-panthanugam
govindabhidham ujjvalam vara-tanum bhakty anvitam sundaram
vande visva-gurun cha divya-bhagavat-premno hi bija-pradam

 

V

sri-krsna-caitanya prabhu-nityananda
sri-advaita gadadhara srivasadi gaura-bhakta-vrnda

 

VI

hare krsna hare krsna krsna krsna hare hare
hare rama hare rama rama rama hare hare

 

PARTE I - O INÍCIO

 

"Nós somos portanto conhecidos como RUPANUGAS, ou seguidores no caminho de Srila Rupa Gosvami Prabhupada. É somente para nossa guia que Srila Rupa Gosvami preparou seu livro Bhakti-rasamrtasindhu, o qual agora é apresentado como o Néctar da Devoção". (ND prefácio)

"Os Vedas dizem: srinvante visve amrtasya putrah - Ó você, filho do néctar, filho da praia do oceano nectáreo, por favor escute. Você nasceu no néctar, para saborear o néctar e não deve permitir que se satisfaça com qualquer coisa além de néctar.

Portanto, por mais mal orientado que possa estar até agora, desperte! Levante-se! Busque por este néctar...

... é seu direito de nascimento. É a riqueza de sua própria alma, que não pode estar em nenhum lugar além de dentro de você mesmo. Você não tem nenhum outro negócio, nenhuma outra ocupação que KRSNANUSANDHANA - a busca por KRSNA: A Realidade, o Belo". (BK introdução - SBRSM)

 

PARTE II - OS MEIOS

 

"O princípio de lembrar a Suprema Personalidade de Deus constantemente e não esquecê-Lo em nenhum momento é feito para ser seguido por todos sem falha.

Se esta injunção é seguida, então todas as outras leis e regulamentos automaticamente entrarão na linha. Todas as leis e regulamentos devem ser tratadas como assistentes ou serventes deste princípio único básico". (ND cap. 2)

"Enquanto não estiver saciado das atividades fruitivas e não despertar seu sabor pelo serviço devocional mediante SRAVANAM KIRTANAM VISNU SMARANAM, tem-se de agir de acordo com os princípios reguladores das escrituras védicas". (Bhag. 11.20.9 - citado por Caitanya Mahaprabhu a Sanatana Gosvami)

"No Naradya Purana é ensinado: 'Não se deve aceitar mais do que o necessário se for sério em executar serviço devocional'. O significado é que não se deve negligenciar o seguir dos princípios devocionais, nem se deve aceitar regulações que são mais do que se pode facilmente cumprir. É melhor fixar um princípio regulador de acordo com a própria habilidade, e seguir este voto sem falha. Assim, avança-se espiritualmente". (ND cap.7)

"O devoto puro deve executar serviço devocional oferecendo o maior respeito ao mestre espiritual e aos Acaryas. Deve ser compassivo com os pobres e deve fazer amizade com as pessoas iguais, mas todas as suas atividades devem ser executadas sob regulação e com controle dos sentidos". (Bhag. 3.29.17 - Kapiladeva para Devahuti)

"Ao distribuir amor por Deus, Caitanya Mahaprabhu e Seus associados não levavam em conta quem era candidato apto e quem não era, nem onde tal distribuição deveria ou não acontecer. Eles não impunham condições. Onde quer que tivessem oportunidade, os membros do Panca-tattva distribuíam amor por Deus". (Cc. Adi 7.23)

 

PARTE III - CONCLUSÃO

 

"Aqueles devotos rendidos Me tomam como suas vidas e almas, e continuam conversando sobre Minhas narrações ambrosíacas uns com os outros, intercambiando os êxtases da devoção para coMigo. Eles constantemente saboreiam o néctar de seus relacionamentos divinos percebidos que têm coMigo em suas respectivas naturezas internas de serviço, amizade, paternidade e amor conjugal". (BG 10.9 - SBRSM)

"Ao verem o mundo inteiro imerso no amor a Deus e a semente do gozo material nas entidades vivas completamente destruída, todos os membros do Panca-tattva ficaram excessivamente felizes". (Cc. Adi 7.27)

 

Deste modo, a LIGA DOS DEVOTOS tenta expor os ideais Gaudiya Vaisnava de congregação e amizade, como sugestão humilde para os queridos irmãos.

 

A edição deste Manifesto é de:

Sri Srimad Gokulotsava Dasa Prabhu Paramahamsa Parivrajakacarya.

Quantos outros Prabhus terão de abandonar este mundo para que certas pessoas abram os olhos???

Pesquisa, redação e publicação: Visvavandya Dasa.

O propósito deste Manifesto é combater a mediocridade, fanatismo, corrupção e falsidade. E exaltar um grande Gaudiya-Vaisnava cuja saudade sempre será forte - o grande amigo, conselheiro e irmão Sripad Gokulotsava Prabhu, que sempre mostrou-me como ver Krsna em tudo.

(São Paulo, 17 de julho de l987)

 

Abreviações usadas:

Bhag. = Srimad Bhagavatam
BG = Bhagavad-gita
ND = Néctar da Devoção
Cc. = Caitanya-caritamrta
BK = Busca de Krsna (Sridhara Maharaja)
SBRSM = Srila Bhakti-Rakshaka Sridharadeva Maharaja

 

 

 

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

MANIFESTO GAUDIYA VAISNAVA

ADENDO I

 

I - SRI VAISNAVA PRANAMA

vanca-kalpatarubhyas ca krpa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo vaisnavebhyo namo namah

"Respeitosas reverências aos Vaisnavas, devotos do Senhor, que são como árvores de desejos satisfazendo todos e completamente compassivos com as almas caídas condicionadas".

 

II - SRILA BHAKTISIDDHANTA SARASVATI PRANATI

namas te gaura-vani-sri-murtaye dina-tarine
rupanuga-viruddhapasiddhanta-dvanta-harine

"Respeitosas reverências à personificação dos ensinamentos do Senhor Caitanya, o libertador das almas caídas que não tolerava qualquer afirmação contrária aos ensinamentos de Sri Rupa Gosvami sobre serviço devocional".

 

1 - SRINIVASA ACARYA - (SRI-SRI-SAD-GOSVAMY-ASTAKA 1)

"Respeitosas reverências aos seis gosvamis, Sri Rupa Gosvami, Sri Sanatana Gosvami, Sri Raghunatha Bhatta Gosvami, Sri Raghunatha Dasa Gosvami, Sri Jiva Gosvami e Sri Gopala Bhatta Gosvami. Eles constantemente cantavam os santos nomes de Krsna e dançavam. São o oceano de amor a Deus, e queridos tanto pelos decentes quanto pelos rudes, pois não invejam ninguém. Tudo que fazem agrada todos, e são totalmente abençoados pelo Senhor Caitanya. Assim, estão ocupados em atividades missionárias destinadas a salvar todas almas condicionadas dentro do universo material".

 

2 - SRI RUPA GOSVAMI - (NÉCTAR DA DEVOÇÃO - CAP. 5)

"Devoção é transcendental a todas considerações materiais e não se limita a qualquer país em particular, classe social, sociedade ou circunstância. Afirma-se no Bhagavatam: Devoção é transcendental e sem causa. Executa-se sem desejos por ganho e não pode ser impedida por qualquer situação. É aberta para todos sem distinção e é a ocupação constitucional dos seres vivos.

Na Idade Média, após o desaparecimento do Senhor Nityananda, o grande companheiro do Senhor Caitanya, uma classe de sacerdotes clamava ser descendente de Nityananda, denominando-se a casta gosvami. Mais tarde, alegou-se que a prática e propagação do serviço devocional cabia somente a eles, agora conhecidos como Nityananda-vamsa. Assim, executaram seu poder artificial por algum tempo, até que Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur, o poderoso acarya da Gaudiya Vaisnava Sampradaya, esmagou totalmente esta idéia. Houve problemas que foram solucionados com sucesso e agora estabeleceu-se correta e praticamente que serviço devocional não é restrito a qualquer tipo de pessoa. Além disso, quem se ocupa em serviço devocional possui status de brahmana de alta classe...

... Nosso movimento para a consciência de Krsna no Ocidente baseia-se nessa afirmação de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Gosvami Prabhupada".

 

3 - SRILA KRSNADASA KAVIRAJA GOSVAMI - (SRI-CAITANYA-CARITAMRTA - MADHYA 7.128)

(Senhor Caitanya para o brahmana chamado Kurma que queria abandonar o lar para segui-Lo)

yare dekha tare kaha 'krsna'-upadesa
amara ajnaya guru hana tara 'ei desa

"Instrua todos para seguirem as ordens do Senhor Sri Krsna dadas no Bhagavad-gita e Srimad Bhagavatam. Assim, torne-se um mestre espiritual e tente liberar todos na sua terra".

- Significado - Srila Prabhupada:

"Esta é a sublime missão da Sociedade Internacional para a Consciência de Krsna. Muitos perguntam se têm de abandonar a família para ingressar na sociedade, mas essa não é nossa missão. Permaneça em casa confortavelmente, apenas cante o maha-mantra: HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE..".

- Versos seguintes:

"Sri Caitanya Mahaprabhu aconselhou o brahmana Kurma: "Se seguir essa instrução, sua vida espiritual não será obstruída pela vida materialista no lar. Em verdade, seguindo este princípio nos encontraremos novamente, ou melhor, nunca perderá Minha companhia"".

"Em qualquer casa onde aceitasse caridade, tomando prasada, Ele convertia os moradores ao movimento de sankirtana e aconselhava-os do mesmo modo como instruiu o brahmana chamado Kurma".

 

4 - SRI RUPA GOSVAMI - (PADYAVALI - 74)

(Citando Sri Caitanya Mahaprabhu)

"Não sou brahmana, nem ksatriya, vaisya ou sudra. Tampouco, sou brahmacari, grhastha, vanaprastha ou sannyasi. Sou simplesmente servo do servo do servo dos pés de lótus do oceano nectáreo de maior bem-aventurança eternamente auto-manifesto, o mestre das gopis, Sri Krsna".

5 - SRI KRSNA - (Bhagavad-gita - CAPÍTULO NOVE)

(TRADUÇÃO - SRILA BHAKTIRAKSAKA MAHARAJA)

(Versos finais do capítulo nove - RAJA-GUHYA-YOGA)

("O TESOURO ESCONDIDO")

(verso 30) - "Pessoa de práticas extremamente abomináveis, que abandona todas ocupações não devocionais de exploração e renúncia, e ocupa-se em Meu serviço devocional exclusivo e ininterrupto, é venerada como santo pois abraçou o plano revolucionário de vida".

(verso 31) - "Tal pessoa altamente degradada, rapidamente adorna-se com práticas virtuosas e obtém eterna tranqüilidade. Ó filho de Kunti, declare, proclame, Meu devoto nunca é subjugado".

(verso 31 - segunda versão) - "Ó Arjuna, prometa ao público que meus servos exclusivos e devotados nunca se arruinarão. Quem declara isto, rapidamente torna-se virtuoso e atinge a divina graça".

(verso 32) - "Ó filho de Prtha, pessoas de baixo nascimento, de linhagem degradada, mulheres, comerciantes ou trabalhadores, também atingem o destino supremo, refugiando-se totalmente em Mim".

(verso 33) - "Portanto, quem duvidará que brahmanas devotos puros e ksatriyas alcançarão o destino supremo? Assim, ocupe-se certamente em Meu serviço devocional, desde que obteve o corpo humano miserável e temporário, depois de vaguear por muitos e muitos nascimentos".

(verso 34) - "Dê-Me seu coração, dedique-se em Me servir e absorva-se em Minha adoração. Ofereça reverências prostradas somente a Mim. Assim, com mente e corpo dedicados em Meu serviço, refugiando-se totalmente em Mim, certamente Me alcançará".

 

6 - SRILA KRSNADASA KAVIRAJA GOSVAMI - (SRI-CAITANYA-CARITAMRTA - ADI 7.26)

"O movimento para a consciência de Krsna inundará o mundo inteiro e afogará todos, sejam decentes, rudes, aleijados, inválidos ou cegos".

(MADHYA 22.62)

"Prestando serviço amoroso transcendental, executa-se automaticamente todas atividades subsidiárias. Esta confiança e fé firme favorável ao serviço devocional denomina-se sraddha".

7 - SRI KRSNA - (Bhagavad-gita 2.48)

(Tradução - Srila Prabhupada)

"Neste caminho não há perda nem diminuição, e um pequeno avanço protege a pessoa do mais perigoso tipo de medo".

(Tradução - Srila Bhaktirakshaka Maharaja)

"Mesmo um pequeno início neste serviço devocional não será em vão, tampouco sofrerá qualquer perda. A mais insignificante prática de tal serviço devocional salva a pessoa do medo devorador de repetidos nascimentos e mortes neste mundo".

 

8 - NARADA MUNI - (SRIMAD BHAGAVATAM 1.5.17 e 19)

(Instruções para Srila Vyasadeva)

"Abandonando-se atividades materiais para servir o Senhor, pode-se às vezes cair enquanto num estágio imaturo. Por outro lado, o não devoto que se dedica plenamente a deveres ocupacionais, não ganha nada".

"Caro Vyasa, mesmo se um devoto do Senhor Krsna cair por qualquer motivo, certamente não sofrerá existência material como outros, pois quem experimentou uma vez o sabor dos pés de lótus do Senhor, não faz nada além de lembrar este êxtase continuamente".

 

9 - SRI RUPA GOSVAMI - (NÉCTAR DA DEVOÇÃO - CAP. 13)

"Sri Rupa Gosvami escreveu o seguinte verso sobre adorar a forma do Senhor, ou a Deidade: "Caros amigos, se ainda desejam gozar da companhia de amigos neste mundo material, não olhem para a forma de Krsna que está na margem do Kesi-ghat. Ele é conhecido como Govinda e Seus olhos são encantadores. Está tocando Sua flauta e usa uma pena de pavão na cabeça. Seu corpo é iluminado pela Lua cheia no céu"".

 

 

Obs.: Os livros citados estão assinalados com seus respectivos autores, sendo que a tradução é de Srila A. C. Bhaktivedanta Svami Prabhupada e Srila Bhaktirakshaka Sridharadeva Maharaja. Os comentários sobre o Néctar da Devoção também são de Srila Prabhupada.

 

Nota: Este ADENDO I vem como complemento ao MANIFESTO GAUDIYA VAISNAVA preparado para a LIGA DOS DEVOTOS.

São Paulo, julho de 1987

 

Contatos com a Liga dos Devotos: ***

*** A Liga dos Devotos foi uma tentativa de união, na época.

 

PARAM VIJAYATE SRI KRSNA SANKIRTANAM

 

 

MANIFESTO GAUDIYA VAISNAVA

 

Índice do Bhagavad-gita

Índice de Livros

Desde 18/julho/2000

(Última Edição: 21-mai-2016 )

home

+Visvavandya Dasa Manifesto Gaudiya Vaishnava - Sripad Gokulotsava Prabhu