hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

Bhagavad-gita Como Ele É

de

Sua Divina Graça
Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada
Paramahamsa Thakura Mahashaya

 

Glossário Geral

 

a posteriori

Conhecimento, afirmação, verdade, etc., provenientes da experiência, ou que dela dependem. Argumento, prova, raciocínio ou demonstração que passe de fatos a conclusões gerais, como os que vão do condicionado ao condicionante; empírico.

a priori

Conhecimento admitido provisoriamente, ainda não suficientemente justificado, incerto se o virá a ser. Conhecimento que é condição de possibilidade de experiência, e que independe dela quanto à sua própria origem.

acharya

Preceptor ideal. Mestre espiritual que ensina pelo seu próprio exemplo.

Achintya Nome do Senhor Sri Krishna, quer dizer "Inconcebível". Inatingível, Inalcançável, Inconquistável, Invencível.
Achyuta Nome do Senhor Sri Krishna, quer dizer "O Infalível". (Ver Bhagavad-gita 18.73).

adharma

Irreligião. (Ver Bhagavad-gita, 4.7).

Adhokshaja Nome do Senhor Sri Krishna. (Prabhupada - Bhag. 3.19.25): O Supremo Senhor que está além do alcance de todos os cálculos materiais. Akshaja significa "a medição de nossos sentidos", e adhokshaja significa "aquilo que está além da medição de nossos sentidos". O Supremo Senhor que não pode ser visto com os olhos materiais.

Agni

Semideus encarregado do fogo.

agnihotra

Cerimônia Védica do sacrifício do fogo sagrado.

akshauhini

Divisão militar com 21.870 quadrigas, 21.870 elefantes, 109.350 soldados de infantaria e 65.610 cavaleiros com seus cavalos.

amrita

Néctar celestial da imortalidade.

Antropomorfismo

Filosofia que considera seres humanos como Deus, ou deuses.

archa-vigraha, Deidade

Encarnação do Senhor em elementos materiais, para os devotos na vida condicionada poderem ter uma conexão concreta com Ele, através do serviço amoroso devocional. Claro que a instalação da Deidade é realizada por um devoto puro representante autêntico do Senhor. (Ver Bg. 12.5).

Ariano (arya)

"Ariano se aplica a pessoas que conhecem o valor da vida e têm uma civilização baseada na realização espiritual" (Bg. 2.2). [Hitler usou a palavra com interpretação errada].

artha

Desenvolvimento econômico.

Árvore banyan

Ver asvattha.

ashrama

Retiro espiritual. Lugar para prática religiosa. Abrigo de monges penitentes. As quatro ordens sociais: brahmacharya, grihastha, vanaprastha, sannyasa.

astanga-yoga

Processo óctuplo de yoga místico proposto por Patañjali no Yoga-sutra. Consiste de oito partes (ver Bhag. 3.27.6 e 3.28.1-6) - yama (regras de "faça"), niyama (regras de "não faça"), asana (práticas de posturas), pranayama (práticas de respiração), pratyahara (abstração dos sentidos), dharana (concentração da mente), dhyana (meditação no Senhor, lembrar) e samadhi (absorção nos passatempos do Senhor). (Ver Bg. 5.27-28).

astra

Projétil bélico carregado com o poder sobrenatural dum encanto místico.

asura

Espécie humana celestial dos demônios. Ateu.

asvamedha

Sacrifício Védico do cavalo.

asvattha

Figueira-sagrada, ou figueira-de-bengala (Bengala - Índia). Árvore "banyan". (Bg. 10.26).

Atharva-veda

Um dos quatro Vedas originais de Srila Vyasadeva.

atma

O eu. A alma.

Autoridade

Aqui se refere a representantes autênticos do Senhor. Representantes fidedignos do Senhor. E não a qualquer "autoridade" mundana.

avatara

Advento ou encarnação de Deus no mundo material. Pode ser plena, parcial ou dotada de poder, todas são descritas nos Vedas. (Ver Bg. 4.7-8).

Balarama

Primeira Expansão Plenária de Sri Krishna, que atua como Seu irmão mais velho. O Senhor Balarama também é a Suprema Personalidade de Deus original, e é a Fonte de todas outras Expansões e Encarnações. Entre Seus infinitos Santos Nomes: Baladeva, Haladhara, Sankarshana, Halayudha, Ananta Shesha

Banyan, árvore

Ver asvattha.

Bhagavan

A Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna, origem de tudo, causa de todas as causas, o Senhor que é o possuidor absoluto e a fonte original e inesgotável de todas as seis opulências: Conhecimento, poder, riqueza, fama, beleza e misericórdia.

bhakti

Amor por Deus. Devoção. Serviço devocional amoroso ao Senhor.

Bhaktirakshaka Título de Mestres Gaudiya-Vaishnava, quer dizer "O Guardião da Devoção". Dado ao nosso amado Sri Srimad Srila Guru Maharaja Prabhupada por seu Mestre Divino, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura Prabhupada.
raksha - guardar, vigiar, proteger, servir; sentinela, guarda, defensor, protetor.

Bhaktivedanta

Título de mestres Gaudiya-Vaishnava. Significa aquele que realizou a conclusão dos Vedas que é devoção amorosa ao Senhor Sri Krishna (bhakti).

Bharatadesha ou Bharata-varsha

Nome do planeta Terra. Reino do rei santo Bharata.

Brahma

Semideus encarregado da criação. Mestre espiritual do universo. Também, encarregado do modo da paixão.

brahmachari

Estudante celibatário. Monge celibatário.

brahmacharya

Voto de celibato. A primeira ordem social Védica.

brahmajyoti

Brilho transcendental que emana do corpo transcendental da Suprema Personalidade de Deus, Sri Krishna. O Sol é um átomo desse brilho.

brahman

Espírito Supremo. Espírito onipresente impessoal. Aspecto impessoal do Supremo Senhor. Brilho infinito do corpo transcendental do Supremo Senhor. A Verdade Absoluta. Reino espiritual. Alma espiritual infinitesimal. Substância material total.

brahmana

Aquele que tem conhecimento divino, aquele que conhece Brahman. Classe social dos preceptores da sociedade. Sacerdotes, mestres e professores. Brâmane.

brahmastra

Arma mística super poderosa, concedida por Brahma.

Chaitanya, Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu

O Supremo Senhor. A Suprema Personalidade de Deus. Aspecto mais íntimo e confidencial do Senhor Sri Krishna. Na verdade, é o próprio Senhor Sri Krishna que atua como Sua Devota Suprema, Srimati Radharani, ou seja, é Krishna por dentro e Radha por fora. A combinação de Radha e Krishna. O Senhor Chaitanya Mahaprabhu aparece nesta era de Kali para inaugurar o yuga-dharma, método de sacrifício para kali-yuga que é sankirtana-yajña, canto coletivo dos santos nomes do Senhor, assim, Ele concede gratuitamente e sem distinção para todos seres vivos a perfeição mais elevada da existência, que é Krishna-Prema, Amor Puro de Krishna. Por isso, Ele é considerado a "Encarnação mais magnânima" do Senhor Sri Krishna. Ele vem acompanhado por Suas Expansões plenárias, Energias, Companheiros e Devotos eternos, bem como Seu Reino Divino, e tudo mais. O Sri Chaitanya Charitamrita é a Escritura Sagrada que narra Seu advento transcendental neste planeta (1486-1534 - Bengala Ocidental - Índia). (Ver "O Vulcão Dourado do Amor Divino", "Sri Chaitanya Chandramrita", "Sri Chaitanya Shikshamritam", Srimad Bhagavatam: Prefácio e Introdução: "Um pequeno esboço da vida e ensinamentos do Senhor Chaitanya, o Pregador do Srimad Bhagavatam").

chandala

Classe social dos párias que não seguem dharma. Comedores de cachorro. Pessoas degradadas e sujas.

dal, dahl

Ervilha, sopa de ervilha. Vários tipos de cereais com grão partido (ervilha). Mung-dahl - tipo de ervilha indiana amarela. Mung-bean - feijão-da-índia, feijão "moyashi", feijão mungo (ou mongo), (pequeno feijão verde).

Deidade

Ver archa-vigraha.

desha

Ponto, local, região, província, país, reino

devanagari

"Escrita da cidade dos deuses". Caracteres da escrita em sânscrito.

Devas, deva

Semideuses, deuses. Devotos do Senhor que são assessores divinos nos vários assuntos do Universo.

Devoto

Servo amoroso do Senhor. Aqui se refere a DEVOTOS de VERDADE, e não a pessoas que aderem ao Movimento Hare Krishna apenas superficialmente, ou seja, de aparência, de imitação, de enganação, com desejos materiais por dinheiro, sexo e prestígio. Bem como os mercenários da fé, que adotam religião como profissão, ou aqueles que seguem falsos devotos ou devotos de mau caráter.
(Ver Néctar de Bhaktivinoda Thakur - "sobre o Lila de Sri Krishna").

dhama

Lugar sagrado. Morada transcendental do Supremo Senhor. Lugar de residência do Senhor. Região.

Dhananjaya

Nome de Arjuna, significa conquistador de riquezas.

dharma

Religião Pura. A constituição natural do ser. Dever natural do ser (jiva), que é Amar a Deus. (Ver Bg. 4.7).

Dharma

Semideus encarregado da morte. O senhor da morte, o rei da religião. O juiz do universo. Também, Yama, Yamaraja ou Dharmaraja. Pai de Yudhisthira.

Dharmaputra

Nome de Yudhisthira, significa filho de Dharma.

ekadashi

Décimo primeiro dia depois da lua cheia ou depois da lua nova. Dia especial para práticas espirituais, no qual se faz jejum de grãos (cereais). (Ver Calendário Vaishnava).

Espiritual, espírito

Aqui se refere à energia superior do Senhor. Mundo transcendental. Reino de Deus. Alma espiritual eterna, plena de conhecimento e bem-aventurança. Não tem nada a ver com Espiritualismo ou Espiritismo mundano.

éter

Céu, espaço celeste. O quinto elemento grosseiro da matéria. A matéria é composta por cinco elementos grosseiros que são terra, água, fogo, ar e éter, e por três elementos sutis que são mente, inteligência e ego falso. (Ver Bg. 7.4 e 13.6-7).

Gandharva

Espécie de semideus (músicos, cantores e dançarinos). (Ver Bg. 10.26).

Gayatri mantra

Mantra cantado por brahmanas devidamente qualificados, destinado ao avanço espiritual. Especialmente destinado à realização de Deus. (Ver Bg. 10.35).

ghat

Balneário. Local de banho.

ghi, ghee

Manteiga clarificada. Óleo de manteiga. Gui.

gopa

Pastor de vacas. Leiteiro. Devotos companheiros de Krishna em Vrindavana.

Gopala

Nome de Krishna. Protetor das vacas, guardião das vacas, pastor de vacas.

gopi

Pastora de vacas. Leiteira. Devotas companheiras de Krishna em Vrindavana.

Govinda

Nome de Krishna. O Senhor que dá prazer às vacas, aos sentidos purificados, à Terra e aos pastores de vacas.

Gudakesha

Nome de Arjuna. Significa aquele que conquistou a ignorância do sono.

guru

Mestre espiritual, preceptor, professor. (Ver Bg. 4.34).

Hanuman

Grande Devoto Puro, devoto perfeito, servo amoroso eterno do Senhor Ramachandra, que tem forma de macaco. Deus dos guerreiros (kshatriyas). (Ver Bg. 1.20).

Hare

A Energia do Amor Divino personificada em Srimati Radharani. Radha, Hladini-shakti, Hara.

Hari Nome de Krishna que significa Aquele que remove do coração todas as coisas não auspiciosas.
"Tudo se torna naturalmente belo com o aparecimento da estação de outono. Similarmente, quando uma pessoa materialista adota a Consciência de Krishna e a vida espiritual, também se torna tão limpa quanto o céu e a água no outono. A estação de outono leva embora o rolar das nuvens no céu bem como a água poluída. Condições sujas no chão também são limpas. Similarmente, a pessoa que adota a Consciência de Krishna imediatamente fica limpa de todas coisas sujas por dentro e por fora. Por isso que Krishna é conhecido como Hari. Hari significa "aquele que leva embora". Krishna leva embora imediatamente todos os hábitos sujos de qualquer um que adote a Consciência de Krishna". (KRISHNA, Cap. 20).

hari bol

Cante os santos nomes de Deus (Hari).

Impersonalismo

Filosofia transcendentalista que cultiva o aspecto impessoal do Supremo, e não aceita a Personalidade de Deus. Filosofia mayavadi.

Impersonalista

Seguidor da filosofia mayavadi, ou impersonalista.

Indra, Devendra

Semideus encarregado das chuvas. O rei dos deuses, pai de Arjuna. Devaraja, Indradeva.

jiva, jivatma

Ser vivo, partícula atômica do Senhor, entidade viva. Eterno, consciente e bem-aventurado devoto amoroso do Senhor.

jñana

Conhecimento filosófico. "Jñana se refere ao conhecimento do eu como distinto do não-eu, ou em outras palavras, conhecimento de que a alma espiritual não é o corpo" (Bg. 3.41).

Kailasa

Uma das montanhas mais altas da cordilheira do Himalaia, na região celestial, localizada ao norte do lago Manasa. Fabulosa residência de Kuvera, e jardim paradisíaco do Senhor Shiva.

Kali, demônio

Demônio celestial responsável pela influência demoníaca na Era de Kali (kali-yuga). O falso rei (Kali Maharaj). O rei do pecado. O espírito da escuridão.

Kali, deusa

Deusa Kali, esposa do Senhor Shiva. Encarregada da Natureza Material. Um dos aspectos da Mãe Natureza. Protetora dos devotos do Senhor.

kali-yuga

A última das quatro Eras do ciclo universal, sob o comando do demônio Kali. A Era do ferro, da degradação e hipocrisia, e das desavenças. O tempo de duração é de 432.000 anos. Começa em 3102 antes de Cristo.

karma

Ação. Ação material que produz uma reação. Trabalho material. Reação produzida por uma ação materialista.

Kauravas

Os cem filhos de índole demoníaca do rei Dhritarastra, irmão do rei Pandu, liderados por Duryodhana.

Krishna

A Suprema Personalidade de Deus primordial e original. O Supremo Senhor, Controlador Supremo, Causa de todas as causas e Fonte Original de tudo. A Pessoa todo-atraente. Entre Seus infinitos Santos Nomes divinos: Govinda, Gopala, Rama, Madhusudana, Janardhana, Vasudeva, Mahadeva, Purushottama, Vishnu, Hari, Keshava, Madhava, Pundarikaksha, Hrishikesha, Achyuta, Yogeshvara, Shyamasundara, Mukunda, Mahesvara, Achintya, Damodara, Narayana, Jagannatha, Murari, Madana-mohana, Yadava, Adhokshaja

kshatriya

Classe social dos governantes protetores da sociedade. Reis e nobres da classe militar.

kunkuma Pó avermelhado de sabor doce, que é jogado em pessoas santificadas adoráveis. Espécie de açafrão.

Kunti, Rainha Kunti, Kunti Devi

Esposa de Maharaja Pandu, e mãe dos Pandavas. Filha de Maharaj Shurasena, irmã de Vasudeva, o pai de Krishna, Subhadra e Balarama, portanto, tia de Krishna. Também Pritha.

kusha (grama)

Espécie de capim sagrado que faz esteiras de assento para meditação e cerimônias sagradas. Poa cynosuroides ou Agrostis linearis. Capim das bermudas, capim-de-esteira.

Kuvera

Semideus da riqueza. Tesoureiro dos semideuses. Pela graça do Senhor Shiva, sua opulência material não tem limite. (Bg. 10.23).

locus standi

Do latim, posição válida, direito reconhecido, situação de existência.

loka

Planeta.

Lua. Planeta Lua.

Refere-se ao planeta Lua original, que é um planeta celestial (sistema planetário superior). Regido pelo semideus Chandra (ou Soma). Fonte de todas as outras luas dentro do universo material.

maha-mantra

Grande canto para a liberação do ser: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Quer dizer: "Meu querido Doce Senhor, por favor me ocupe em Sua energia de Amor. Por favor me aceite em Sua energia de Amor".

maharaja

Rei santo que segue dharma e é o protetor do povo. Rei divino. Grande rei. (Ver Bg. 10.27). Também, senhor dos sentidos, ou aquele que controla a mente e os sentidos.

mahatma

Grande alma. Pessoa avançada na consciência divina. (Ver Bg. 9.14).

mahat-tattva

A energia material total, fonte dos universos materiais.

Maha-Vishnu

Expansão plenária do Senhor Sri Krishna de quem todos universos materiais emanam. Karanodakashayi Vishnu.

Mamon

Mundanidade personificada; deus sírio das riquezas.

mamonismo

Mundanidade, cobiça, avareza, egoísmo.

mamonista

Avaro, mundano.

Mandakini

Nome de um braço do Ganges na região celestial do Himalaia, que passa pelo vale Kedarnath.

mantra

Vibração sonora transcendental. Fórmula mística para a liberação da mente. Oração divina. Fórmula mística com poderes místicos.

maya, ou maha-maya

Energia ilusória do Supremo Senhor, que controla o mundo material, e faz com que os seres condicionados vivam na ilusão e ignorância plenas, no esquecimento de sua relação amorosa eterna com o Supremo Senhor, Sri Krishna. (Ver Bg. 7.14).

mayavadi

Seguidor da escola impersonalista Mayavada de Sripad Shankaracharya. Aceitam os Vedas mas acreditam que Deus não tem personalidade. (ver Bg. 7.24).

mleccha

Classe social dos párias que não seguem os princípios de dharma. Pessoas degradadas que comem carne.

Monismo

Teoria impersonalista da unidade do ser com Deus. "Tudo é um, tudo é Deus". "Eu sou Deus, você é Deus, todo mundo é Deus".

Monista

Aquele que acredita no Monismo.

mridanga

Instrumento musical divino de percussão (tipo de tambor duplo) utilizado para cantar os Santos Nomes do Senhor (kirtana).

mudha

Pessoa menos inteligente que não compreende a natureza transcendental do Supremo Senhor.

mukti

Liberação do cativeiro material.

muni

Sábio místico.

murti

Forma divina transcendental. Forma representada em elementos materiais. Estátua.

Naga

Espécie de semideus. Serpentes celestiais.

nagara

Cidade, metrópole, várias cidades.

Narayana

Srila Prabhupada - Livro de Krishna, Cap. 14 - "Preces do Senhor Brahma":
"O Senhor Brahma então admitiu que seu nascimento foi da flor de lótus que brota do umbigo de Narayana depois da dissolução dos três mundos, ou os três sistemas planetários, conhecidos como Bhurloka, Bhuvarloka e Swarloka. O universo é dividido em três divisões, chamadas Swarga, Martya e Patala. Esses três sistemas planetários submergem na água na época da dissolução. Nesse período, Narayana, a porção plenária de Krishna, deita-Se na água e gradualmente cresce um broto de lótus de Seu umbigo, e dessa flor de lótus, Brahma nasce. Conclui-se naturalmente que a mãe de Brahma é Narayana. Porque o Senhor é o local de repouso de todos os seres vivos depois da dissolução do universo, Ele é chamado Narayana. A palavra nara significa o agregado total de todos os seres vivos, e ayana significa local de repouso. A forma de Garbhodakashayi Vishnu se chama Narayana porque Ele repousa Si mesmo na água. Em adição, Ele é o local de repouso de todas as criaturas vivas. Além disso, Narayana também está presente no coração de todos, como o Bhagavad-gita confirma. Nesse sentido, também, Ele é Narayana, porque ayana significa a fonte do conhecimento bem como local de repouso. Também está confirmado no Bhagavad-gita que a lembrança do ser vivo se deve à presença da Superalma dentro do seu coração. Depois de mudar de corpo, uma criatura viva esquece tudo de sua vida passada, porém por causa de Narayana como a Superalma estar presente em seu coração, ela é lembrada por Ele a atuar de acordo com seu desejo passado. O Senhor Brahma queria provar que Krishna é o Narayana original, que Ele é a fonte de Narayana, e que Narayana não é uma exibição da energia externa, maya, e sim uma expansão da energia espiritual". (Ver Bg. 15.15).

nima, nimba, neem

(Cc. Adi 13.117) - Iluminação de Srila Prabhupada:
"Dakini e Sankhini eram dois acompanhantes do Senhor Shiva e Sua esposa considerados extremamente não auspiciosos, pois nasceram no plano fantasma. Acredita-se que essas criaturas vivas não auspiciosas não conseguem chegar perto de uma árvore nima. Pelo menos a medicina aceita que a madeira da nima é extremamente anti-séptica, e antigamente era costume ter uma árvore nima na frente da casa. [N.T.: Srila Prabhupada era farmacêutico formado pela Universidade de Calcutá e também farmacêutico da ciência Ayur-Veda]. Nas estradas largas da Índia, especialmente em Uttar Pradesh, há centenas de milhares de árvores nima. A madeira nima é tão anti-séptica que a ciência Ayur-Veda a usa para cura de lepra. Cientistas médicos extraíram o princípio ativo da árvore nima que é chamado ácido margosic. Nima é usada para vários propósitos, especialmente para escovar os dentes. Nas vilas da Índia, noventa por cento da população usa galhos de nima para esse propósito. Por causa dos efeitos anti-sépticos da árvore nima e porque o Senhor Chaitanya nasceu em baixo de uma árvore nima, Sita Thakurani deu ao Senhor o nome Nimai. Mais tarde, em Sua juventude, Ele foi celebrado como Nimai Pandita, e nas vilas vizinhas, Ele era chamado por esse nome, apesar de Seu nome verdadeiro ser Visvambhara".
Azadirachta indica
, árvore da família do mogno, nativa da Índia, de 15 a 20 metros de altura.
Também, nimba, neem tree, neem

Nimai Nome do Senhor Chaitanya que "nasceu" em baixo de uma árvore nima.

nirvana

Término do processo da vida materialista. Para os budistas ateístas é a fusão no vazio, ou suicídio espiritual. (Ver Bg. 6.15).
[Há vários tipos de Budistas, aqui no caso são os ateístas, niilistas, impersonalistas. Nem todos budistas são ateístas. Tanto que o Senhor Buddha é uma encarnação de Krishna, segundo as Escrituras Védicas]; (Ver Bg. 4.7).

Nitai Gaura

As duas formas eternas do Supremo Senhor, Sri Nityananda Prabhu (Nitai) e Sri Chaitanya Mahaprabhu (Gaura). Expansões plenárias do Senhor Balarama e do Senhor Sri Krishna.

nitai gaura hari bol

Cante os santos nomes do Senhor, Sri Nityananda Prabhu (Nitai) e Sri Chaitanya Mahaprabhu (Gaura).

om, aum, omkara (Cc. Adi 7.128) - Verso 128 - (Sri Chaitanya Mahaprabhu) - "A vibração sonora Védica, a palavra principal das escrituras Védicas, é a base de todas as vibrações Védicas. Portanto, deve-se aceitar o omkara como a representação sonora da Suprema Personalidade de Deus e o reservatório da manifestação cósmica". Iluminação de Srila Prabhupada: "Omkara é uma combinação das letras a, u e m. A-karenocyate krsnah - a letra a (a-kara) se refere a Krishna, que é sarva-lokaika-nayakah, o mestre de todas as entidades vivas e planetas, materiais e espirituais. Nayaka significa "líder". Ele é o supremo líder (nityo nityanam cetanas cetananam). A letra u (u-kara) indica Srimati Radharani, a potência de prazer de Krishna, e m (ma-kara) indica os seres vivos (jivas). Portanto, om é a combinação completa de Krishna, Sua potência e Seus servidores eternos. Em outras palavras, omkara representa Krishna, Seu nome, fama, passatempos, séquito, expansões, devotos, potências e tudo mais que pertence a Ele. Como Chaitanya Mahaprabhu afirma neste presente verso do Sri Chaitanya Charitamrita, sarva-visva-dhama: omkara é o local de repouso de tudo, da mesma forma que Krishna é o local de repouso de tudo (brahmano hi pratisthaham)". (Cc. Adi 7.128). (Ver Bg. 8.13 e Bg. 7.23).

Panchajanya

Nome do búzio de Krishna.

Pandavas

Os cinco filhos divinos do rei Pandu: Yudhisthira, Bhima, Arjuna, Nakula e Sahadeva.

pandita

Sábio erudito.

Paramatma

Superalma. O aspecto do Senhor localizado no coração de todos seres vivos e dentro de cada átomo da criação. (Ver Bg. 6.9-15).

parampara

Corrente de sucessão discipular. Conhecimento transcendental que passa de mestre para discípulo sucessivamente.

Phalguna

Nome de Arjuna, da cor do luar.

Prabhupada

Título de mestres (Gaudiya Vaishnava), na linha do Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu, quer dizer mestre dos mestres, ou seja, todos os mestres se sentam a seus pés de lótus. Os Prabhupadas originais são os seis Goswamis de Vrindavana, discípulos diretos do Senhor Chaitanya, liderados por Srila Rupa Goswami Prabhupada e Srila Sanatana Goswami Prabhupada.

Prajapati

Progenitores universais. Patriarcas universais.

prasadam

Misericórdia do Senhor. Restos dos alimentos oferecidos ao Senhor com amor e devoção, bem como resto de outras oferendas (ao Senhor) como flores, incensos, água etc.. (Bg. 9.26).

prema

Amor puro de Deus. O verdadeiro Amor Puro Divino. A relação amorosa eterna recíproca do ser vivo com Deus. krishna-prema.

Puranas

Escrituras Sagradas que narram as Histórias Sagradas antigas.

Purusha

O Supremo Senhor, a Pessoa Suprema, o Supremo Controlador, o Supremo Desfrutador. O Senhor Sri Krishna.

Putana

Nome de uma demônia gigantesca do grupo de Kamsa, que tentou matar o Supremo Senhor Sri Krishna quando ainda era um bebezinho, e foi morta e automaticamente liberada por Ele. (Não tem nada a ver com a palavra em português).

Radha, Sri Radha, Srimati Radharani

A Suprema Personalidade do Amor Divino. A Companheira eterna e Amante Suprema de Krishna, Sua Metade Divina. A personificação da Energia Interna de Amor Divino. Hladini-shakti, Hara, Hare.

rakshasa

Espécie humana celestial de demônio antropófago.

Rama

Nome do Senhor Krishna, quer dizer a Fonte original e ilimitada do Prazer verdadeiro. No maha-mantra é Nome do Senhor Krishna. (Ver Bg. 5.22).

Ramachandra

Encarnação plenária do Senhor Krishna (lila-avatara). O Rei perfeito. Esposo da deusa da fortuna Sri Sitadevi. Também Sri Rama. O Épico Sagrado Sri Ramayana conta Sua História.

rasa

Relacionamento amoroso transcendental do ser vivo com o Supremo Senhor Sri Krishna. São de cinco tipos principais: relação neutra (shanta-rasa), relação como servo (dasya-rasa), como amigo (sakhya-rasa), paternal ou maternal (vatsalya-rasa) e amante conjugal (madhurya-rasa). Também, a Dança transcendental do Senhor Sri Krishna com as gopis.

Religião

Aqui se refere à Religião verdadeira, sanatana-dharma ou jaiva-dharma, ou a característica fundamental e eterna de todos seres vivos, que é amar a Deus. Não tem nada a ver com qualquer instituição religiosa mundana. Refere-se à Religião pura sem motivação material. (Ver Bg. 4.7).

rishabha

Segunda nota da escala musical indiana.

rishi

Sábio erudito na auto-realização. Sábio místico celestial.

sadhu

Pessoa santa consciente de Krishna. (Ver Bg. 4.8). (Pronuncia "sádu").

sairamdhra

Dama de honra. Donzela criada das damas da corte. Camareira.

samadhi

Ver Bhagavad-gita (2.44 e 2.53). Samadhi significa "mente fixa". O dicionário Védico, Nirukti, afirma, samyag adhiyate 'sminn atma-tattva-yathatmyam: "Quando a mente está fixa no entendimento do eu, isso se chama samadhi". Consciência de Krishna perfeita.

Sama-veda

Um dos quatro Vedas originais de Srila Vyasadeva.

samsaptaka

Aquele que fez o voto de vencer ou morrer, e nunca retroceder. O samsaptaka era do esquadrão suicida, com o juramento de realizar alguma ação desesperada com audácia.

sanjivini

Arte mística de chamar os mortos de volta à vida.

sankhya "Segundo o Nirukti, ou o Dicionário Védico, sankhya significa aquilo que descreve phenomena (fenômenos) em detalhe, e sankhya se refere àquela filosofia que descreve a verdadeira natureza da alma. E yoga envolve controle dos sentidos". (Ver Bg. 2.39).
"Sankhya significa descrição analítica do corpo e da alma. O Senhor Krishna fez uma descrição analítica da alma justamente para trazer Arjuna ao ponto de buddhi-yoga, ou bhakti-yoga. Portanto, a sankhya do Senhor Krishna e a sankhya do Senhor Kapila, como descrita no Srimad Bhagavatam, são iguais e a mesma. As duas são bhakti-yoga. Assim, Ele afirma que somente a classe humana menos inteligente faz distinção entre sankhya-yoga e bhakti-yoga.
Claro que o sankhya-yoga ateísta não tem nada a ver com bhakti-yoga, mesmo assim, os não inteligentes clamam que o sankhya-yoga ateísta é mencionado no Bhagavad-gita".

sankirtana-yajña

Sacrifício Védico prescrito para a Era de Kali que é o canto coletivo dos Santos Nomes de Deus, inaugurado pelo Avatara do Senhor Krishna, Sri Chaitanya Mahaprabhu. Movimento Hare Krishna, Movimento para a Consciência de Krishna, do Senhor Chaitanya Mahaprabhu. Cantar do maha-mantra Hare Krishna: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

sannyasa

Vida renunciada com voto de pobreza plena e celibato. A quarta ordem de vida (ashrama).

sannyasi

Aquele que está na quarta ordem de vida, sannyasa.

santa

Devoto puro de Krishna.

Sarasvati Semideusa do conhecimento, sabedoria, educação, artes, eloqüência. Esposa do Senhor Brahma.

sari

Roupa tradicional das mulheres. (Pronuncia "sári").

Savyasachin

Nome de Arjuna. Significa ambidestro, que luta bem com as duas mãos. Também, arqueiro perito. Excelente arqueiro. ( "ambidêstro" )

Semideus, deus

Deva, devotos do Senhor que recebem poderes especiais para assumirem cargos na administração do Universo material. Ver Bhagavad-gita 4.12. (deus com letra minúscula).

shastra

Escrituras Sagradas reveladas por Deus.

Shiva

A Expansão da Suprema Personalidade de Deus, encarregado da Natureza Material. Encarregado do modo da ignorância. O esposo de Maya. O Deus dos deuses. Também encarregado da destruição do universo material, com Sua dança da dissolução cósmica. Mahadeva, Rudra, Shambhu, Shankara, Mahabhairava, Nataraja, Kedarnath. (Ver Bg. 10.23).

shravanam

Ouvir de Krishna, ou ouvir sobre Krishna. Primeiro dos nove métodos de serviço devocional amoroso transcendental puro ao Senhor Sri Krishna, como descrito no Srimad Bhagavatam (7.5.23-24) por Prahlada Maharaja: sravanam kirtanam visnoh - smaranam pada-sevanam - arcanam vandanam dasyam - sakhyam atma-nivedanam: "Ouvir e cantar sobre o santo nome, forma, qualidades, parafernália e passatempos transcendentais do Senhor Vishnu, lembrá-los, servir os pés de lótus do Senhor, oferecer adoração respeitosa ao Senhor com dezesseis tipos de parafernália, oferecer preces ao Senhor, tornar-se Seu servo, considerar o Senhor como seu melhor amigo, e render tudo ao Senhor (em outras palavras, servi-Lo com o corpo, mente e palavras); esses nove processos são aceitos como serviço devocional puro. Quem dedicou sua vida ao serviço de Krishna por meio desses nove métodos deve ser considerada a pessoa mais sábia, porque adquiriu conhecimento completo".

shruti

Escrituras Sagradas reveladas por Deus diretamente. Revelação Védica.

shudra

Classe social da base da sociedade. Artesãos, artistas, empregados, ajudantes e serventes em geral.

Shyamasundara

Nome de Krishna. Significa belíssimo da cor de uma nuvem escura (nuvem de chuva). Belíssimo da cor azul-escura como a cor do pescoço do pavão.

Siddha

Espécie de semideus, habitante dos planetas celestiais superiores do universo.

smriti

Escrituras Sagradas reveladas pelos agentes do Senhor, sob direção do Senhor.

somarasa

Bebida celestial dos semideuses.

sri "A palavra sri significa Lakshmidevi, a potência de Krishna. Isso quer dizer que no sankirtana, Krishna é adorado junto com Sua potência, pois a potência de Krishna está incluída Nele" - (Srila Guru Maharaj Prabhupada).
(Esposa do Senhor Vishnu). Também, título de grandes personalidades veneráveis; luz, brilho, esplendor, magnificência, glória, beleza, primor, graça, encanto.

status quo

Do latim, statu quo, estado no qual, situação de existência.

Subrahmanya

Nome do Senhor Vishnu. Benquerente dos brahmanas. Muito querido pelos brahmanas.

summum bonum

Do latim, bem supremo ou principal, benefício máximo.

Superalma

Paramatma. O aspecto do Senhor Sri Krishna localizado no coração de todos seres vivos e dentro de cada átomo da Criação. (Ver Bg. 6.9-15).

Surya

Semideus encarregado do Sol. Pai de Karna. Também Vivasvan, Bhaskara, Ravi, Arka

swami, goswami

Mestre dos sentidos, senhor dos sentidos. Aquele que controla a mente e os sentidos. (Ver Bg. 5.23).

swara

Nota da escala musical. 1-nishada, 2-rishabha, 3-gandhara, 4-shadja, 5-madhyama, 6-dhaivata e 7-panchama. Cada uma associada ao som dum animal, elefante, touro, bode, pavão, garça, cavalo e cuco negro indiano.

swarga

Região superior do universo. Reino celestial.

swarupa

A forma eterna verdadeira da alma. A relação eterna do ser vivo com Deus. A personalidade eterna do jiva.

swastika svastí - bem-estar, fortuna, boa sorte, felicidade, sucesso, prosperidade.
svastika - objeto de boa sorte ou auspicioso. Tipo de cruz mística ou símbolo que indica boa sorte. É considerado como um símbolo solar.
Srila Prabhupada afirma que é um símbolo Védico impersonalista, e que a Quadriga de Arjuna não tem swastika, e sim o estandarte com o emblema de Hanuman.

(É óbvio que Hitler usou o símbolo com interpretação errada).

swayamvara

Torneio da tradição kshatriya para casamento de princesas.

tapasya

Prática de austeridade e penitências com propósito de elevação, ou para obter poderes materiais.

taraka m.f., causa ou habilita passar ou superar, passar além, ultrapassar, resgatar, liberar, salvar
tilaka Marca na testa feita com argila colorida, polpa de sândalo, ou ungüentos, tanto para ornamento quanto para distinção sectária.

Tulasi

Grande devota eterna do Senhor em forma de planta que é muito querida pelo Senhor. Suas folhas e flores (mañjaris) são oferecidas aos pés de lótus do Senhor Sri Krishna.

Upanishads

Literatura Védica composta por Srila Vyasadeva com a exposição do significado secreto da filosofia Vedanta para a compreensão da Verdade Absoluta, a Suprema Personalidade de Deus. São 108 Upanishads em número, e o principal é o Isha Upanishad (Ishopanishad) que foi traduzido e publicado por Srila Prabhupada. (Ver "Srimad Bhagavad-gita para crianças").
Upadesha - Ensinamento, iluminação, esclarecimento, informação, instrução, conselho.

vaikuntha

Mundo transcendental. Reino de Deus. Mundo espiritual. Sem ansiedade, sem limite.

Vaikunthaloka

Planeta espiritual transcendental do Reino de Deus. Todos planetas Vaikuntha são eternos, plenos de conhecimento, plenos de bem-aventurança, e ilimitados, sem limite. Presidido por uma das infinitas formas transcendentais do Senhor, que desfruta de passatempos nectáreos ilimitados com Seus devotos puros eternos. O planeta Vaikuntha supremo é o planeta do Senhor Sri Krishna chamado Goloka Vrindavana, ou Krishnaloka.

vaishnava

Devoto do Supremo Senhor (Vishnu, ou Krishna).

vaishya

Classe social dos sustentadores da sociedade. Produtores e comerciantes.

vajrayudha

Arma de raio de Indra, o semideus das chuvas, e rei dos semideuses.

vanaprastha

Terceira ordem social Védica. Onde o chefe de família se aposenta da vida social e se prepara para a morte sem apegos materiais com dedicação ao serviço devocional do Senhor, para satisfazer o propósito da vida mundana, a Consciência de Krishna. (Ver KRISHNA, Cap. 20).

varna

As quatro classes do sistema social Védico. Brahmana, kshatriya, vaishya e shudra.

varnashrama

Sistema social Védico. Divisões naturais da sociedade por mérito pessoal de cada indivíduo, e não por hereditariedade. (Ver Bg. 4.13). Verdadeiro sistema de castas Védico que não tem nada a ver com a Índia atual, ou com Hinduísmo. Divisões sociais em quatro classes: brahmana, kshatriya, vaishya e shudra; e quatro ordens de vida: brahmacharya, grihastha, vanaprastha e sannyasa. (Ver "A Missão do Senhor Chaitanya Mahaprabhu", Capítulo Dez).
E KRISHNA, Cap. 20 - Iluminação de Prabhupada:
"As barragens em volta de um campo de plantação às vezes quebram devido às fortes torrentes de chuva. Similarmente, a propaganda ateísta não autorizada da Era de Kali quebra os limites das leis Védicas. Por isso as pessoas se degeneram gradualmente para o ateísmo. Na estação de chuva, as nuvens, sopradas pelo vento, distribuem água que é bem-vinda como néctar. Quando os seguidores dos Vedas, os brahmanas, inspiram pessoas ricas como reis e membros da comunidade mercantil abastados a darem caridade na realização de grandes sacrifícios, a distribuição dessa riqueza também é nectárea. As quatro seções da sociedade humana, chamadas os brahmanas, os kshatriyas, os vaishyas e os shudras, destinam-se a viver pacificamente de modo cooperativo; isso é possível quando guiados pelos brahmanas peritos nos Vedas que realizam sacrifícios e distribuem riqueza igualmente".

Varuna

Semideus encarregado dos oceanos.

Vayu

Semideus encarregado dos ventos. Pai de Bhima, e de Hanuman.

Vedanta, vedanta

Conclusões sobre a Verdade pelo próprio autor Srila Vyasadeva. vedanta-sutra. Aforismos dos Vedas.

Vedas, veda

Escrituras Sagradas eternas reveladas por Deus no início da Criação do Universo, e passadas para a escrita (sânscrito) por Sua encarnação literária, Srila Vyasadeva, no início desta Era. Verdade Absoluta.

vina

Instrumento de cordas que o grande sábio Narada usa para cantar os Santos Nomes do Supremo Senhor.

Vishnu

A Suprema Personalidade de Deus onipotente, onipresente e onisciente. Expansão plenária do Senhor Krishna com quatro braços que preside todos Planetas Vaikuntha no Céu transcendental, e que mantém o universo material no modo da bondade pura. (vish - "todo-penetrante" ou "trabalhador"). O Preservador. Mahavishnu, Narayana, Hari

Visva Virat-rupa (Visvarupa)

A Forma Universal de Krishna, que abrange tudo que existe no universo material. Ver Capítulo Onze do Srimad Bhagavad-gita. Visvarupa.

Vrikodara

Nome de Bhima, significa estômago de lobo, ou comedor voraz.

Vyasa, Srila Vyasadeva, Krishna-Dwaipayana Vyasa

A encarnação literária de Krishna que passou os Vedas para a forma escrita para o bem da humanidade, bem como o Vedanta, Upanishads, Mahabharata, Srimad Bhagavatam e outros.

yajña

Sacrifício Védico. Nome do Supremo Senhor, o objetivo e o desfrutador de todos os sacrifícios.

yaksha

Espécie de demônio celestial.

Yama, Yamaraja

Semideus encarregado da morte. O senhor da morte, o rei da religião. O juiz do universo. Também, Dharma, Yamaraja ou Dharmaraja. Pai de Yudhisthira.

Yamadutas

Agentes do semideus da morte, Yamaraja, que levam as pessoas pecaminosas para a punição infernal, na hora da morte.

yoga

União da consciência do ser vivo infinitesimal com o ser vivo supremo, Krishna. Reunião, religação, religião. Ver Bhagavad-gita (2.48) e (6.3).

yoga-maya

A energia interna do Supremo Senhor Sri Krishna, ou Sua doce vontade, personificada em Sua irmã Srimati Subhadra Devi, que encobre o Senhor da visão dos materialistas. Também rege os relacionamentos amorosos divinos no Reino de Deus.

yogi

Pessoa dedicada à transcendência. (Bg. 6.47: "De todos yogis, aquele que se rende a Mim com muita fé, e Me adora com devoção amorosa, está unido intimamente Comigo em yoga, e é o mais elevado de todos").

yojana

Treze quilômetros.

yuga

As quatro Eras (ou milênio) do tempo cósmico, que se repetem como as quatro estações do ano. Satya, Treta, Dwapara e Kali. (Ver Bg. 8.17).

yutha-pati

Líder dos heróis. Guerreiro principal.

Zoomorfismo

Filosofia que considera animais como Deus, ou deuses.

Abreviações

 
Bhag. Srimad Bhagavatam
Bg. Srimad Bhagavad-gita
Cc. Sri Chaitanya Charitamrita
N.T. Nota do Tradutor

 

Índice do Bhagavad-gita

Índice de Livros

Desde 18/julho/2000

(Última Edição: 03-jul-2016 )

home

+Visvavandya Dasa Bhagavad-gita - Glossário