hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare |
Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol
Srimad Bhagavad Gita
Srimad Bhagavad Gita "A canção do Senhor Divino"
para crianças
dedicado a Pedro Arjuna
Versão de Glória Regina Jacob de Freitas (Govinda Nandini
Devi Dasi) São Paulo, 21 de janeiro de 2006.
Pronúncia:
Exército Kaurava Líder: Mestre de Armas: Heróis:
Exército Pandava Líder: Mestre de Armas: Heróis:
Sumário Capítulo 05 Capítulo 07 Capítulo 08 Capitulo 11 Capítulo 13 Capítulo 14 Capítulo 16 Capítulo 17 Pequena História do Bhagavad-gita
Upadesamrta (de Srila Rupa
Goswami Prabhupada)
|
SAINYA-DARSANA Observando os Exércitos
Figura 1: Arjuna observa os guerreiros contra quem deverá lutar.
Figura 2: Sanjaya conta para Dritarastra tudo o que acontece no campo de batalha
|
Sankhya-Yoga A Constituição da Alma
|
Karma-Yoga O Caminho da Ação
|
Jnana-Yoga O Caminho do Conhecimento Divino
|
Karma-Sannyasa-Yoga O Caminho da Harmonia Divina
|
Dhyana-Yoga O Caminho da Meditação
Figura 3: Um sábio vê o Senhor Supremo dentro do coração de todas as entidades vivas
|
Jnana-vijnana-yoga As concepções Absoluta e Relativa do Supremo
|
Taraka-brahma-yoga O caminho da Liberdade Absoluta
. A palavra karma, significa que você deve agir de maneira correta, executando seus deveres para a satisfação de certos semideuses, que produzem os corpos dos seres vivos. Os semideuses, juntos e encabeçados pelos deuses solares, administram o universo e somente Eu devo ser conhecido como o Senhor de todo sacrifício, a Superalma situada dentro dos corpos de todos seres vivos. Aquele que, ao deixar o corpo, permanece pensando em Mim no momento da morte, parte deste mundo e certamente alcança Minha natureza espiritual. No momento em que deixa o corpo, a pessoa alcança qualquer objetivo em que medite. Portanto, lembre-se de Mim o tempo todo e realize seu dever natural de ocupar-se na batalha. Ao dedicar sua mente e inteligência a Mim e ao satisfazer seu dever, você alcançará Meu refúgio. Controlando seus sentidos, mantendo a mente fixa dentro do coração e a força do ar vital entre as sobrancelhas, concentrando-se na alma enquanto vibra o som OM, que é o Senhor Supremo na forma de som, aquele que sempre se lembra de Mim ao abandonar seu corpo vem residir em Minha morada sagrada. Os grandes devotos que alcançam participar em Meus passatempos divinos, jamais voltam a nascer neste mundo material. Todos desde Brahma até o mais insignificante ser deste planeta, estão sujeitos a repetidos nascimentos e mortes. Mas aquele que Me alcança, está livre do ciclo de nascimentos e mortes. Um dia do Senhor Brahma dura 4.320.000 anos e sua noite tem a mesma duração. Ao chegar o dia, quando o Senhor Brahma se levanta de seu sono, os planetas com todos os seus seres móveis e imóveis são criados; ao anoitecer, tudo é aniquilado. Todas essas formas de vida nascem ao amanhecer do dia do Senhor Brahma e são dissolvidas ao anoitecer, para novamente nascerem ao amanhecer de um novo dia, isso acontece continuamente. Mas aquele que alcança Minha morada não mais retorna a este mundo material. Mas só através da devoção pura alguém pode alcançar a Minha morada. Os seguidores do conhecimento Absoluto ao morrerem numa hora do dia iluminada pelo fogo, pelo sol e pelos elementos associados, na quinzena da lua cheia e durante os seis meses em que o sol passa pelo hemisfério norte, eles alcançam o Absoluto (Brahman). O trabalhador fruitivo, ao morrer numa noite escura da quinzena da lua nova, durante os seis meses em que o sol passa pelo hemisfério sul, ele alcança os planetas celestiais e depois de algum tempo recebendo o resultado de suas boas ações, volta a nascer neste planeta. Mas aquele que se ocupa na devoção está além deles e ao morrer alcança a Minha morada e nunca mais terá que voltar a este mundo."
|
Raja-Guhya-Yoga O Tesouro Oculto
|
Vibhuti-Yoga O Grandioso Tesouro
|
Visva-Rupa-Darsana-Yoga A Visão da Forma Universal
Sanjaya disse a Dritarastra: "Ó rei, depois de ouvir estas palavras da Suprema Personalidade de Deus, Arjuna tremeu, com muito medo ofereceu reverências com as mãos postas e balbuciando, começou a falar o seguinte: "Ó Hrsikesa! Embora os seres perfeitos Lhe ofereçam suas homenagens respeitosas, os demônios têm medo, e fogem daqui para ali. Você é o refúgio do universo, assim Lhe ofereço minhas respeitosas reverências mil vezes, e de novo e ainda outra vez. No passado, eu me dirigi a Você como " Ó Krsna, meu amigo!", sem entender que Você é a Personalidade de Deus. Por favor, perdoe-me por todas as minhas ofensas; Você é o Senhor Supremo a quem todos seres vivos devem adorar, por isso prostro-me para oferecer meus respeitos a Você e pedir por Sua misericórdia. Por favor, tolere os erros que eu possa ter feito para Você, assim como um pai tolera os erros de seu filho, ou um amigo com seu amigo. Depois de ver esta forma universal, a qual jamais havia visto, sinto-me alegre mas, ao mesmo tempo, minha mente está perturbada pelo temor. Por isso, por favor, conceda-me Sua graça e revele outra vez Sua forma, como a Personalidade de Deus, com quatro braços, com um elmo na cabeça e com uma maça, uma roda, uma concha e uma flor de lótus em Suas mãos. Anseio por ver Você nesta forma." O Bem aventurado Senhor diz: "Meu querido Arjuna, com alegria Eu lhe mostro esta forma universal dentro do mundo material, através de Minha potência interna. Antes de você, ninguém jamais viu esta forma refulgente, deslumbrante e ilimitada. Só você a viu. Sua mente se perturbou ao ver este Meu aspecto horrível. Então que isto se acabe. Meu devoto, liberte-se de todas as perturbações. Agora você pode ver a forma que deseja, com a mente tranqüila." Sanjaya disse a Dritarastra: "A Suprema Personalidade de Deus, Krsna, enquanto falava assim para Arjuna, exibiu Sua forma verdadeira de quatro braços, e finalmente, mostrou a Arjuna Sua forma de dois Braços, animando assim o medroso Arjuna. Quando, então, Arjuna viu Krsna em Sua forma original, ele disse: "Agora que vejo esta forma semelhante à humana, assim tão bela, minha mente está tranqüila e estou reintegrado à minha natureza original." O Bem aventurado Senhor diz: " Meu querido Arjuna, a forma que você vê agora é muito difícil de ver. Mesmo os semideuses sempre buscam a oportunidade de ver esta forma que é tão querida. Só através do serviço devocional é possível compreender-Me tal como Eu sou, como estou diante de você, e assim é possível ver-Me diretamente."
Figura 4: Krsna exibe Sua forma universal para Arjuna |
Bhakti-yoga O Caminho da Devoção
|
Prakrti-Purusa-Viveka-Yoga O Predominado e o Predominador
|
Guna-Vibhaga-Yoga Os Três Modos da Natureza Material
|
Purusottama-Yoga A Pessoa Suprema
Figura 5: O envolvimento com este mundo material é comparado a uma árvore.
|
Daivasura-Sampad-Vibhaga-Yoga As Naturezas Divina e Demoníaca
|
Sraddha-Vibhaga-Yoga Os Três Tipos de Fé
|
Moksa-Yoga A Perfeição da Renúncia
|
Pequena história do Gita no Ocidente
|
Upadeshamrita "O Néctar da Instrução" (Sua Divina Graça Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada)
1 Uma pessoa equilibrada, que é capaz de controlar o desejo de falar, as exigências da mente, as ações da ira e os desejos da língua, do estômago e dos genitais, é qualificada para fazer discípulos em todo o mundo. 2 Há seis atividades que destroem o serviço devocional e por isso devem ser evitadas: 1) Comer mais do que o necessário ou acumular bens ou dinheiro mais do que necessita; 2) esforçar-se muito por coisas materiais difíceis de se obter; 3) conversar sem necessidade sobre coisas materiais; 4) praticar as regras das escrituras sagradas sem ter como objetivo o avanço espiritual, ou não seguir as regras das escrituras agindo de acordo com suas próprias regras; 5) associar-se muito com pessoas que só estão interessadas em assuntos materiais e não espirituais; 6) desejar coisas materiais. 3 Há 6 coisas que ajudam no serviço devocional: 1) Ser entusiasmado; 2) esforçar-se com confiança; 3) ser paciente; 4) seguir as regras sabendo que elas vão ajudá-lo a se elevar espiritualmente; 5) abandonar a companhia dos que só estão interessados em assuntos materiais; 6) seguir o exemplo dos grandes acaryas (homens santos). 4 Há 6 sintomas de amor entre os devotos: 1) Dar presentes em caridade; 2) aceitar presentes caridosos; 3) revelar pensamentos com confiança; 4) fazer perguntas a respeito do serviço devocional; 5) aceitar prasada; 6) oferecer prasada. 5 Deve-se oferecer respeitos mentalmente ao devoto neófito, que canta o santo nome do Senhor. Deve-se oferecer reverências humildes ao devoto avançado que recebeu iniciação espiritual e que se dedique a adorar a Deidade. Deve-se associar-se com o devoto mais elevado, que seja avançado no serviço devocional sem se desviar e cujo coração está completamente livre do desejo de criticar os outros. Este devoto puro deve ser servido fielmente. 6 Não se deve reparar se o corpo do devoto puro nasceu numa família inferior, se tem aspecto feio, se é deformado, doente ou fraco. Isso seria uma ofensa. O que importa é o serviço devocional puro que ele executa ao Senhor Supremo. 7 O santo nome, os passatempos e as atividades de Krsna, são todos espirituais. As pessoas mergulhadas na ignorância não apreciam coisas espirituais. Mas é maravilhoso que, pelo simples fato de cantar com cuidado os santos nomes todos os dias, a ignorância seja aos poucos eliminada.
8 Deve-se utilizar todo o tempo - 24 horas por dia - em cantar bem e lembrar o nome divino do Senhor. Sua fama, Suas qualidades e Seus passatempos eternos, ocupando-se desse modo a língua e a mente. Deve-se morar em Vrndavana e servir a Krsna sob orientação dos devotos. Deve-se seguir o exemplo dos adorados devotos do Senhor, que estão profundamente apegados a Seu serviço devocional. 9 Vaikuntha é o mundo espiritual, além deste mundo material. Mathura é o local onde o Senhor Krsna apareceu e por isso ele é espiritualmente superior a Vaikuntha. Vrndavana é o local dos passatempos de Krsna com as gopis, por isso é superior a Mathura. Colina de Govardhana, que Krsna ergueu com Suas mãos, é superior a Vrndavana. Radha-Kunda ocupa a posição suprema, pois Suas águas estão cheias do amor Supremo do Senhor Krsna. Qual será a pessoa inteligente que não estará disposta a servir a este divino lago, que está situado na Colina de Govardhana? 10 De todos os tipos de trabalhadores fruitivos, alguns procuram valores superiores da vida. Dentre eles, os mais avançados no conhecimento espiritual, se dedicam ao serviço devocional. Dentre os devotos, aqueles raros alcançam amor puro ao Senhor. Dentre estes grandes devotos, as gopis são as mais elevadas, porque sempre dependem totalmente de Sri Krsna. Dentre as gopis, a mais querida de Krsna é Srimati Radharani. Seu lago (Radha-Kunda) é tão querido para Krsna quanto Ela. Quem então, não residiria em Radha-Kunda e, com um corpo espiritual sobrecarregado com sentimentos devocionais, não prestaria serviço devocional ao casal divino Sri Sri Radha-Govinda? Na realidade, as pessoas que realizam serviço devocional nas margens do Radha-Kunda, são as pessoas mais afortunadas que há no universo. 11 Sem dúvida, é muito raro alcançar Radha-Kunda, até mesmo para os grandes devotos; portanto, é ainda mais difícil que os devotos comuns o alcancem. Se uma pessoa se banha uma só vez nessas águas santas, ela desperta totalmente o seu amor puro por Krsna.
Radha-Kunda: (Kunda: lago, balneário) Depois de matar o touro demoníaco Arista, Krsna, para dar exemplo, sentiu-Se obrigado a expiar o Seu pecado de ter matado um touro, então bateu com Seu calcanhar no solo e invocou todas as águas sagradas para se manifestarem ali, criando o Shyama-Kunda. Krsna então ficou muito arrogante de Seu feito e passou a provocar as gopis. Radharani, a líder delas, percebeu uma depressão mais à frente, provocada pelos cascos do demônio Arista, e chamou as gopis para cavar um lago no local. Assim se formou o Radha-Kunda, que foi preenchido com as águas do Shyama-Kunda.
|
(Sua Divina Graça Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada)
INVOCAÇÃO om purnam adah purnam idam A Personalidade de Deus é perfeita e completa. Toda sua criação é perfeita e completa. Mesmo Ele se expandindo em infinitas unidades perfeitas e completas, Ele permanece o equilíbrio completo. 1 O Senhor controla e possui todas as coisas animadas ou inanimadas que estão dentro do universo. Portanto, uma pessoa deve aceitar somente as coisas que lhe são necessárias, que foram reservadas como sua cota, e não deve aceitar mais do que precisa. 2 Se uma pessoa aceita somente o que lhe é necessário, esse tipo de trabalho não a prenderá à lei do karma. Não há outra alternativa para o homem. 3 A pessoa que não utiliza sua vida para a realização espiritual, tem que entrar na região mais escura de ignorância. 4 Embora sempre permaneça em Sua morada, a Personalidade de Deus pode expandir-Se por toda parte. Ele é mais veloz que a mente e controla todos os semideuses. Ele supera a todos. 5 O Senhor Supremo caminha e não caminha. Está muito distante, mas também muito próximo. Está dentro de tudo e ainda assim fora de tudo. 6 Aquele que vê todas as coisas relacionadas com o Senhor Supremo, que vê todas as entidades como Suas partes e parcelas e que O vê dentro de todas as coisas, nunca odeia nada nem ninguém. 7 Uma pessoa que sempre vê todas as entidades vivas como partes do Senhor, conhece realmente todas as coisas, por isso não se deixa perturbar pela ilusão e ansiedade. 8 Essa pessoa tem que conhecer realmente o maior de todos, que não tem corpo material, que sabe tudo, que é puro e que satisfaz o desejo de todos, desde tempos imemoriais. 9 Aqueles que se ocupam no cultivo de atividades ignorantes, entrarão na mais escura região de ignorância. Pior ainda são os que se ocupam no cultivo do falso conhecimento, ensinando valores errados aos outros. 10 Os sábios explicaram que o cultivo do conhecimento dá um resultado e o cultivo da ignorância dá outro resultado bem diferente. 11 Só aquele que pode aprender o processo da ignorância e o do conhecimento transcendental, pode se libertar da influência de repetidos nascimentos e mortes e usufruir a benção completa da imortalidade. 12 Aqueles que se ocupam na adoração dos semideuses entram na mais escura região de ignorância, e mais ainda aqueles que adoram o Brahman (o brilho do corpo do Senhor Supremo). 13 Os sábios explicaram que adorar a suprema causa de todas as causas dá um resultado, e adorar aquilo que não é supremo dá outro resultado. 14 É dever do ser humano conhecer perfeitamente a Personalidade de Deus, Seu nome transcendental e a criação material temporária. Quando uma pessoa obtém este conhecimento, supera a morte e se liberta deste mundo material e no reino eterno de Deus, ela desfruta sua vida eterna de bem-aventurança e conhecimento. 15 Ó meu Senhor, sustentador de tudo que vive, o Seu rosto verdadeiro está coberto por Sua refulgência deslumbrante. Por favor, remova este brilho e revele-Se ao Seu devoto puro. 16 Ó meu Senhor, mantenedor do universo, destino dos devotos puros, bem-querente dos progenitores da humanidade, por favor, remova o brilho de Seus raios transcendentais para que eu possa ver Sua forma de bem-aventurança. O Senhor é a Suprema Personalidade de Deus eterna, semelhante ao Sol, como eu. 17 Que este corpo temporário seja reduzido a cinzas, e que o ar da vida se junte na totalidade do ar. Ó meu Senhor, por favor, lembre-Se agora de todos os meus sacrifícios e como o Senhor é o beneficiário último, por favor, lembre-Se de tudo que tenho feito para o Senhor. 18 Ó meu Senhor, poderoso como o fogo, ser onipotente, ofereço-Lhe agora todas as reverências caindo no solo a Seus pés. Ó meu Senhor, por favor, guie-me no caminho certo para alcançá-Lo e porque o Senhor sabe tudo que fiz no passado, por favor, liberte-me das reações de meus pecados passados para que não venham a existir obstáculos em meu progresso. HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE
-.-
-.- |
Desde 18/julho/2000 (Última Edição: 14-ago-2020 )
|