hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

 

Um breve resumo da vida de Sua Divina Graça Om Vishnupada 108 Sri Srimad Srila Bhakti Promode Puri Maharaj Thakur Mahashaya

(Extraído de "Art of Sadhana", Palace Press)

 

 

Tridandi Swami Srimad Bhakti Promode Puri Maharaj apareceu na vila de Ganganandapur, Distrito Jessore (agora em Bangladesh), como filho de Sri Tarini Charan Chakravarty e Srimati Ram Rangini Devi. No dia 8 de outubro de 1898, na hora auspiciosa brahma-muhurta, deram-lhe o nome Sri Promode Bhushan Chakravarty.

O humor para o serviço reverente de Promode Bhushan foi evidente desde quando era jovem. Ele adorava as Deidades da família, Sri Sri Radha Gopinatha, junto com o estudo de sânscrito. Certa vez, no inverno, ele se esqueceu de cobrir os Senhores com o cobertor. Nessa noite, ele começou a tremer de frio com febre. O Senhor apareceu para ele no sonho e mostrou-lhe que estavam sem cobertor. O jovem Promode Bhushan levantou-se imediatamente e cobriu os Senhores, depois sua febre cedeu.

Promode Bhushan terminou seus estudos secundários em Baruipur perto de Diamond Harbour e foi estudar química na Faculdade Bangabasi, em Calcutá. Em 1917, encontrou-se com seu Guru, Prabhupada Srila Bhaktisiddanta Sarasvati Goswami Thakura. Desde o primeiro encontro, Sri Promode Bhushan aceitou Prabhupada em seu coração como seu mestre eterno. Seu forte apego pela vida espiritual o levava regularmente às palestras de seu Guru no ashram do Gaudiya Math em Calcutá. Em 1923, no dia sagrado Sri Krishna Janmastami, ele se rendeu aos pés de lótus de seu Guru e recebeu harinama e mantradiksa. Desde então, foi conhecido como Sri Pranavananda Brahmacari.

A atitude para serviço de Sri Pranavananda era tão exemplar que logo seu Guru ocupou-o como o editor das publicações do Gaudiya Math. Pranavananda Brahmacari resumia as palestras de Srila Sarasvati Thakura, elaborava-as, com a aprovação de Srila Prabhupada, e as publicava em vários periódicos, inclusive o Dainika Nadiya Prakasa, o único jornal espiritual diário do mundo. Em reconhecimento de sua erudição e pesquisas históricas, Sarasvati Thakura honrou-lhe com o título Mahopadesaka Pratna-vidyalankara. Ele serviu seu Guru em companhia pessoal por treze anos.

No início do Gaudiya Math, ele era famoso como o melhor líder de Kirtana e cantava em programas de rádio com freqüência. Ele também ganhou sua reputação devido a seu extenso conhecimento e prática meticulosa da adoração à Deidade, e dos rituais de instalação de Deidades e construção de Templos. Seu serviço a Srila Sarasvati Thakura nessas áreas o tornou famoso como Pujapada.

Na hora do aprakata-lila de Srila Prabhupada, Sri Pranavananda Brahmacari segurou os pés de lótus de seu Guru em seu peito para que ficassem para sempre entronados em seu coração. Após o desaparecimento de Srila Prabhupada, ele começou a pregar e viajar extensivamente.

 

Ele aceitou a ordem de renúncia sannyasa em 1942 quando recebeu o nome Tridandi Swami Bhakti Promode Puri. Depois de servir como pujari principal e presidente do templo Sri Yogapitha (local de nascimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu) por sete anos, ele mudou para uma cabana humilde na margem do Ganges junto com suas amadas Deidades, Sri Sri Radha-Gopinatha, a fim de dedicar sua vida aos estudos intensivos das escrituras e à adoração solitária. Em 1958, aceitou a oferta do rei de Burdwan para servir às Deidades no antigo templo Ananta Vasudeva em Kalna. Após muitos anos de serviço, ele foi para a Sri Chaitanya Gaudiya Math, a pedido de Srila Bhakti Dayita Madhava Goswami para ser o editor da revista mensal, Sri Chaitanya Vani. Ele também foi editor chefe do Sri Gaudiya, uma publicação mensal da Sri Chaitanya Math. Srila Puri Maharaj continuou a cumprir seu trabalho com muito carinho e devoção até a idade avançada de 97 anos.

 

Srila Puri Maharaj deixou nossa visão em novembro de 1999 com 102 anos nesta Terra. Nessa época, ele era o Gaudiya Vaisnava mais velho do planeta. Muito mais do que por causa de sua posição sênior e qualidades elevadas, muitos devotos (inclusive de países ocidentais) se atraíram a ele devido à sua personalidade divina, da qual emanam doçura e amor. Ele é visto por seus discípulos como o guia benquerente para o reino espiritual. A abertura do Sri Gopinath Gaudiya Math em Ishodyan, Mayapur, durante a celebração de Gaura Purnima em 1989 providenciou um portal para o reino espiritual.

 

 

Original em inglês:

 

 

Índice do Bhagavad-gita

Índice de Livros

 

Desde 18/julho/2000

(Última Edição: 08-mai-2016 )

home

+Visvavandya Dasa Srila Bhakti Promode Puri Maharaj