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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol Sobre o Bhagavad-gita
A Versão Condensada Completa do "Bhagavad-gita Como Ele É" de Sua Divina Graça
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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol Versão Condensada do "Bhagavad-gita As It Is" (Original Sem "Correções") de Sua Divina Graça
[Pronúncia em português: Bhagavad-gita = "bagavá guita"]
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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol Sua Divina Graça Fundador Acharya da Sociedade Internacional Autor do Livro mundialmente famoso "O Bhagavad-gita como Ele é"
Versão em Português
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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol
Observação:
Bhagavad-gita Como Ele É (Original Sem "Correções")
de Sua Divina Graça
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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol
Sobre o Bhagavad-gita por Srila Bhaktirakshaka Sridhara Deva Goswami Maharaja Prabhupada Invocação Meditação no Sri Gita Ó Bhagavad-gita, cantado pelo Supremo Senhor em pessoa, Você é o doador da iluminação de Arjuna. Você foi entrelaçado dentro da escritura Mahabharata de Srila Vyasadeva, o escritor dos Puranas. Em dezoito capítulos, Você é a chuva de néctar que sempre jorra, e a potência todo-poderosa do Supremo Senhor que liberta o mundo material inteiro do sofrimento. Ó Mãe, eu A mantenho em meu coração para sempre. Reverências a Srila Vyasadeva Ó mestre com grande inteligência formidável, Srila Vyasadeva, cujos olhos parecem pétalas de flor de lótus desabrochada, e quem acendeu a lâmpada do conhecimento que foi abastecida com o óleo do Mahabharata; eu lhe ofereço minhas respeitosas reverências. Reverências aos pés de lótus do Senhor como cocheiro de Arjuna, ofereço minhas respeitosas reverências ao Supremo Senhor Sri Krishna, que satisfaz todos desejos de Seus devotos rendidos. Ele segura um bastão de cocheiro em uma mão enquanto a outra faz o gesto da instrução, e Ele é quem extrai o néctar do Gita. A glória do Gita As jóias supremas dos Vedas, os Upanishads, são como uma vaca, e quem ordenha a vaca é o Senhor Sri Krishna, o filho de Nanda Maharaja. Arjuna é o bezerro, o néctar do Gita é o leite, e os devotos virtuosos são os bebedores e apreciadores desse leite. Reverências ao Senhor Sri Krishna Presto minhas respeitosas reverências aos pés de lótus do Senhor Sri Krishna, que é o filho de Vasudeva, o aniquilador de demônios como Kamsa e Chanura, aquele que expande o êxtase divino da mãe Devaki, o Deus supremo de todos os deuses, e o guru de todo o universo. O campo de batalha representado como um rio O rio, cuja uma margem é Bhisma e a outra é Dronacharya; Jayadratha é a água, os filhos de Gandhari são as flores de lótus azuis, e Shalya é o crocodilo; Kripa é a correnteza, e Karna é a maré que sempre muda como enchente e vazante; Asvatthama, Vikarna e companhia são os terríveis tubarões, e Duryodhana é o redemoinho; Sri Keshava é o pescador desse rio da batalha, que foi atravessado pelos irmãos Pandavas. O Mahabharata como uma flor de lótus As palavras de Sri Krishna Dwaipayana Vyasadeva, o filho de Parashara Muni, são uma flor de lótus pura. O significado do Gita é a fragrância de longo alcance desse lótus, e as várias narrações são seus talos. As revelações de harikatha, narrações sobre o Supremo Senhor, são o rio. Neste mundo, os devotos puros são as abelhas que estão constantemente absortas em beber o néctar dessa flor de lótus. Que esse lótus do Mahabharata, que é o aniquilador de todos os males desta era de Kali, bondosamente conceda boa ventura a todos nós. Reverências ao Supremo Senhor Presto minhas respeitosas reverências ao Supremo Senhor cujas glórias são louvadas com preces celestiais pelo Senhor Brahma, Senhor Varuna, Senhor Indra, Senhor Rudra, e os Maruts, e cujas glórias são recitadas pelos conhecedores do Sama-veda; cujas glórias são cantadas por todos os Vedas, junto com suas seis subdivisões subsidiárias e os Upanishads; que é visto dentro dos corações dos yogis absortos no transe da meditação, e cujas glórias infinitas não podem ser conhecidas, mesmo pelos deuses e demônios (Bhag. 12.13.1). Antes de recitar ou estudar as escrituras, deve-se prestar respeitosas reverências às encarnações do Senhor, Nara-Narayana Rishi de Badarikashrama, à Suprema Personalidade de Deus Sri Krishna, à deusa da palavra Sarasvati, e ao escritor das escrituras, Srila Vyasadeva.
Introdução "Tesouro Oculto do Doce Absoluto" vande sri-guru-gaurangau, radha-govinda-sundarau Prostro-me aos pés sagrados de Sri Guru, Sri Gauranga e Sri Sri Radha Govindasundara, todos acompanhados por Seus associados, eu cantarei a grande glória do tesouro oculto do Srimad Bhagavad-gita. O Srimad Bhagavad-gita é bem conhecido pelos sábios. Portanto, alguma explicação do procedimento adotado pelo editor desta edição tem que ser dada inicialmente. O editor pertence à escola de pensamento que descende da linha discipular de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Distinguimos então que a edição presente é baseada nos comentários sobre o Sri Gita dados pelos proeminentes e exaltados Acharyas Gaudiya Vaishnava, Sri Visvanatha, Sri Baladeva e Srila Bhaktivinoda Thakura. Pela graça manifesta de nosso adorado mestre espiritual, Om Vishnupada Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Goswami Prabhupada, e das sugestões dadas pelos grandes devotos puros mencionados, que propagaram uma nova luz, para a expansão de significados mais profundos por todo o texto. O leitor devocional apreciará essa distinção particularmente ao notar o significado dos quatro versos (10.8-11) explicados por Sri Visvanathapada como os quatro versos essenciais do livro (chatuh-sloki). Geralmente, Sri Gita é conhecido como um excelente estudo da ciência da religião. A linguagem do Sri Gita é simples e doce; seu humor é grave, extensivo e fundamental; seu pensamento é breve, distinto e imparcial; e sua lógica é idônea e natural. O prólogo, epílogo, exposição, recapitulação, análise, síntese e arte de apresentação do Sri Gita é sem precedente e encantadora ao extremo. Sri Gita é a ativação para o preguiçoso, coragem para o covarde, esperança para o desesperado, e uma nova vida para o moribundo. Sri Gita unifica e sustenta todas linhas, seja revolucionária, ocultista, otimista, renunciadora, liberalista, ou teísta completa. Desde o ateísta de visão grosseiramente bruta até o santo mais elevado, os conceitos essenciais de todas classes de filósofos são tratados com clareza e lógica substancial. Para o trabalhador lucrativo, o acadêmico e o praticante de yoga (karmi, jñani e yogi), e o devoto do Senhor encontrarão aqui a exposição compreensiva e esclarecedora sobre a substância de suas filosofias respectivas, e por isso o livro é altamente estimado por todos. Os ensinamentos essenciais dos Vedas e Upanishads dos arianos são explicados diretamente, e depois de um exame minucioso mais de perto, a essência de várias doutrinas não arianas também pode ser detectada no texto. Dentro do significado do Sri Gita, encontramos a purificação da consciência por meio da sabedoria que surge da realização não motivada materialmente de deveres estabelecidos nas escrituras, que resultam no conhecimento existencial do autoconhecimento absoluto, ou realização divina. Com maturidade plena, essa pura percepção imaculada culmina na busca por serviço amoroso com cognição pura, no reino divino extático. Na análise de sambandha-jñana, ou conhecimento da relação divina, Sri Gita revelou que a natureza da verdade original mais pura é uma personalidade transcendental todo-consciente. Na análise de prayojana, ou o objetivo supremo, inspiração interior do amor puro na busca pela Realidade Absoluta Suprema é mencionada como a obtenção da perfeição. E na análise de abhidheya, ou método para obter o objetivo desejado, o primeiro estágio é revelado como oferecer as ações pessoais ao Supremo Senhor, seguido pelo cultivo do autoconhecimento interior, que surge de acordo com a realização progressiva do Senhor pela pessoa. Finalmente, por abandonar todos os outros esforços, a pessoa se rende exclusivamente ao Supremo Senhor, Sri Krishna. Em outras palavras, quando a pessoa se abriga na fé pura inabalável, fica situada em sua identidade divina perfeita e se dedica ao serviço amoroso divino do Senhor, que é o objetivo supremo de todas as práticas. Sri Gita distinguiu e descreveu claramente as características de todos caminhos não devocionais baseados na ação (karma) e conhecimento (jñana) e seus objetos alcançáveis correspondentes de desfrute sensual (kama) e liberação (moksha). Portanto, o inteligente pode notar que pela afirmação, yo yac chraddhah sa eva sah, "a pessoa é identificada por sua fé específica", Sri Gita delineou uma comparação objetiva dos diferentes caminhos e seus objetivos, assim desarma e expõe aqueles que criam confusão por defenderem a especulação de que muitos caminhos e objetivos são "todos iguais". Sobre isso, os seguintes versos merecem atenção especial (6.46-47): tapasvibhyo 'dhiko yogi, jnanibhyo 'pi mato 'dhikah karmibhyas cadhiko yogi, tasmad yogi bhavarjuna yoginam api sarvesam, mad-gatenantaratmana sraddhavan bhajate yo mam, sa me yuktatamo matah. Tyaga ou renúncia é completamente condenada, e sua futilidade foi declarada com ênfase. Essa proclamação mostra a dádiva conclusiva intrínseca do Sri Gita. Karma-yoga, ou oferecimento das ações pessoais para o Supremo Senhor sem interesses provincianos, é preferível em vez de karma-tyaga, ou renúncia da ação, e finalmente, auto-entrega ao Supremo Senhor, Sri Krishna, com cada ação dedicada pela inspiração divina a Seu serviço amoroso é o definitivo e supremo ensinamento do Sri Gita. A pessoa verá que é o rei de todas escrituras e o doador da devoção mais elevada. Em sua natureza completa, essa devoção é o amor divino mais supremo, amor pela Suprema Personalidade todo-atrativa Sri Krishna, a Realidade o Belo. Sarva-dharman parityajya, mam ekam saranam vraja, o grande, vibrante e ressoante chamado do Sri Gita proclamou as glórias do objetivo mais excelente da vida. Oculto, mais oculto, e o tesouro mais oculto é dado, desde o canto coletivo dos santos nomes do Senhor (sankirtana) até a devoção espontânea (bhava-seva) na vida de total dedicação ao cultivo da Consciência de Krishna com rendição exclusiva. Essa é a conclusão consistente e unânime do parampara puro, ou sucessão espiritual descendente, como corroborado pelos seguidores genuínos dos pés de lótus de Sri Chaitanyachandra, o Supremo Senhor original, que descende para libertar as almas caídas de Kali-yuga, esta era do ferro de disputa e briga. Que esta edição possa ser uma oferenda ao Senhor Sri Krishna. Swami B. R. Sridhar Sri Chaitanya Sarasvata Matha Nabadwip
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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol Srimad Bhagavad-gita Mahatmyam Um extrato da glorificação ao Bhagavad-gita A glória do Bhagavad-gita 1. Para começar, presto minhas reverências ao Senhor Supremo Sri Krishna, que aceitou a posição de cocheiro de Arjuna, somente para distribuir a ambrosia do Bhagavad-gita para o beneficio dos três mundos. 2. Quem quiser atravessar o horrível oceano dos sofrimentos materiais pode fazê-lo facilmente por se refugiar no barco do Bhagavad-gita. 3. Por isso, deve-se respeitar o Bhagavad-gita em todo tempo e lugar como o inaugurador da sabedoria religiosa e a imaculada essência de todas as escrituras sagradas. 4. Aquele que ouve atentamente e canta as glórias da mensagem do Bhagavad-gita, ou explica esta mensagem a outros, atinge o destino Supremo. 5. A miséria causada por magia negra e maldições nunca pode entrar em uma casa onde se adora o Bhagavad-gita. 6. Assim, com o conhecimento do Bhagavad-gita, o coração se purifica. Em uma escala de dezoito capítulos, rejeita-se toda doutrina que propõe a satisfação sensual e a liberação impessoal. As qualificações para a ocupação no serviço devocional amoroso se desenvolvem passo a passo. 7. Aquele que no momento da morte se lembra de metade do Bhagavad-gita, um quarto, um capítulo, ou até um só verso, atinge o destino Supremo. 8. Com grande êxtase, o Senhor Supremo Sri Krishna e Sua Companheira Divina, Sri Radhika, estão presentes misericordiosamente em qualquer lugar onde se discute, estuda ou ensina a concepção do Bhagavad-gita.
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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol O Bhagavad-gita é um Capítulo do Mahabharata, ou seja, a essência do Mahabharata, e de todo Conhecimento Transcendental. São as Instruções de Krishna para Seu devoto querido Arjuna, bem no início da famosa Batalha de Kurukshetra. Krishna, pelo Seu poder divino, resume toda Verdade Absoluta nos setecentos versos do Bhagavad-gita para o bem de todo o universo. No começo da Batalha, nesse momento, quando Arjuna viu os homens reunidos em ambos os lados para matança mútua, pelo desejo de Krishna, ele ficou muito comovido e confuso. Então, Krishna falou com ele, Suas famosas Instruções Eternas, para remover sua ansiedade e acabar com suas dúvidas. Os Ensinamentos Divinos de Krishna para Arjuna nesse momento são o Srimad Bhagavad-gita, onde o Supremo Senhor, Sri Krishna, manifesta Sua misericórdia magnânima para o benefício de todo o Universo. Como Ele mesmo explica no Capítulo Nove: raja-vidya raja-guhyam 1. O Senhor Supremo disse: Meu querido Arjuna, porque você não Me inveja, Eu transmito a você esta sabedoria que é a mais secreta, e ao conhecê-la se aliviará das misérias da existência material. 2. Este conhecimento é o rei da educação, o mais secreto de todos os segredos. É o conhecimento mais puro, e porque dá a percepção direta do eu mediante a iluminação, é a perfeição da religião. É eterno e se realiza alegremente. O Bhagavad-gita é reconhecido mundialmente (e universalmente) como um dos Tesouros Supremos da literatura mundial. É a Palavra de Deus ao vivo e em cores. Como explicou nosso amado Srila Bhaktirakshaka Sridhar Deva Goswami Maharaj Paramahamsa Thakur Mahashaya: "O Tesouro Oculto do Doce Absoluto". Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada Paramahamsa Thakur Mahashaya, o irmão querido de Srila Sridhar Maharaj, presenteou o mundo com este Tesouro maravilhoso em 1971 com o seu "Bhagavad-gita As It Is", editado em português no Brasil em 1976 como "O Bhagavad-gita Como Ele É", agora publicado em forma condensada na Internet como "Bhagavad-gita Como Ele É", também pela graça de Srila Prabhupada. (https://www.nitaigaura.com.br/gita_br.html). O Bhagavad-gita é os ensinamentos de Krishna sobre o Amor Divino da devoção, que liberam todos os seres do cativeiro material e de toda ilusão, ignorância e sofrimento. Citamos os quatro versos do Capítulo Dez "A Opulência do Absoluto" que são considerados o resumo do Gita: Verso 8 8. Eu sou a fonte de todos os mundos materiais e espirituais. Tudo emana de Mim. Os sábios que sabem disto perfeitamente, dedicam-se a Meu serviço devocional e Me adoram com todo seu coração. Iluminação de Srila Prabhupada: eko vai narayana asin na brahma na isano napo nagni samau neme "No início da criação, havia somente a Suprema Personalidade
Narayana. Não havia Brahma, nem Shiva, nem fogo, nem Lua, nem estrelas no céu,
nem Sol. Havia somente Krishna, que cria tudo e desfruta tudo". (Maha
Upanishad 1). prajapatim ca rudram capy "Os patriarcas, Shiva e os outros são criados por Mim, apesar de não saberem que foram criados por Mim, pois estão iludidos por Minha energia ilusória". O Varaha Purana também afirma: narayanah paro devas "Narayana é a Suprema Personalidade de Deus, Dele, Brahma
nasceu, de quem Shiva nasceu". Verso 9 9. Os pensamentos de Meus devotos puros permanecem em Mim; suas vidas estão rendidas a Mim, e eles obtêm grande satisfação e bem-aventurança pois se iluminam uns aos outros e conversam sobre Mim. Iluminação de Srila Prabhupada: Verso 10 10. Aos que estão constantemente consagrados a Mim e Me adoram com amor extático, Eu lhes dou a inteligência mediante a qual podem vir a Mim. Iluminação de Srila Prabhupada: Verso 11 11. Devido à Minha intensa compaixão por eles, Eu que moro dentro de seus corações, destruo, com a brilhante lâmpada do conhecimento, a escuridão nascida da ignorância. Iluminação de Srila Prabhupada: -.- "Bhagavad-gita Como Ele É" é a luz do conhecimento mais confidencial. A Verdade Absoluta ao alcance de todos, pela graça da grande personalidade Sri Srimad Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada, um companheiro querido eterno do Senhor que veio a este mundo, pela Vontade do Senhor, com a Missão de transmitir este Conhecimento Supremo ao mundo inteiro. Vários outros grandes pensadores da humanidade também obtiveram inspiração do Bhagavad-gita, como Mahatma Gandhi, que disse: "O Bhagavad-gita sempre foi uma fonte de consolo para mim. Em momentos quando não via mais nenhuma perspectiva consoladora no horizonte, abria o Gita e encontrava um verso que me dava novas esperanças". Ralph Waldo Emerson disse: Wilhelm Von Humboldt disse: Arthur Schopenhauer, entre outros, disse: "A glória da sabedoria Indiana pertence às mais antigas tradições na história. Quando pessoas falam sobre fontes da filosofia, fazem referência apenas ao Oriente, mas especialmente em direção à Índia". (Georg Wilhelm Friedrich Hegel) "A coisa maravilhosa sobre o Bhagavad-gita é que, nele, uma sabedoria com experiência, não acadêmica, é revelada como ajudando a bondade. Essa bela revelação, essa sabedoria de vida, essa filosofia, desabrochou para religião, é isso que estamos procurando e o que precisamos"... (Hermann Hesse) "O Gita é um dos mais concisos e o mais rico dos sumários da filosofia perene que existe. Por isso tem valor permanente, não somente para os Indianos, mas para toda a humanidade". (Aldous Huxley)
-.- Srila Prabhupada também explica no Srimad Bhagavatam, Primeiro Canto, Capítulo Quinze: "Agora, sinto atração pelas instruções que a Suprema Personalidade de Deus (Govinda) me transmitiu porque estão repletas de ensinamentos para o alívio do ardor do coração em todas as circunstâncias de tempo e espaço". Iluminação de Srila Prabhupada:
"Por causa dos passatempos e atividades do Senhor e por causa de Sua ausência, pareceu que Arjuna esqueceu as instruções deixadas pela Suprema Personalidade de Deus. Mas na verdade, não foi esse o caso, e ele se tornou novamente o senhor de seus sentidos". Iluminação de Srila Prabhupada: Deve-se pensar no Senhor sempre, a mente nunca deve esquecê-Lo. Quem vive dessa forma se torna sem dúvida abençoado com as graças do Senhor por alcançar o abrigo de Seus pés de lótus. Não há nenhuma dúvida quanto a essa verdade absoluta. Porque Arjuna é Seu amigo confidencial, o segredo foi revelado a ele. Arjuna não queria lutar contra seus parentes, mas lutou pela missão do Senhor. Ele estava sempre ocupado exclusivamente na realização da missão do Senhor, por isso que depois do desaparecimento do Senhor ele permaneceu na mesma posição transcendental, mesmo se pareceu que ele esqueceu todas instruções do Bhagavad-gita. Portanto, deve-se ajustar as atividades da vida no compasso da missão do Senhor, assim é certo que a pessoa voltará para o Lar, de volta ao Supremo. Essa é a perfeição mais elevada da vida". "Como possuía qualidades espirituais, as dúvidas da dualidade foram erradicadas plenamente. Assim ele se livrou dos três modos da natureza material e se situou na transcendência. Não havia mais chance dele se enredar em nascimento e morte, pois estava livre da forma material". Iluminação de Srila Prabhupada: |
Bhagavad-gita Capítulo 4 Conhecimento Transcendental Verso 1 Tradução Iluminação de Srila Prabhupada: Encontramos aqui a história do Bhagavad-gita traçada desde tempos remotos quando foi transmitido à classe real, os reis de todos planetas. A ciência se destina especialmente à proteção dos habitantes, por isso que a classe real deve entendê-la para que seja capaz de governar os cidadãos e protegê-los do cativeiro material da luxúria. A vida humana se destina ao cultivo do conhecimento espiritual, na relação eterna com a Suprema Personalidade de Deus, e os chefes executivos de todos estados e todos planetas são obrigados a transmitirem esta lição aos cidadãos por meio de educação, cultura e devoção. Em outras palavras, os chefes executivos de todos estados são destinados a propagarem a ciência da Consciência de Krishna para que as pessoas possam aproveitar esta grande ciência e seguirem um caminho bem sucedido, por utilizarem a oportunidade da forma humana de vida. Neste milênio, o deus do Sol é conhecido como Vivasvan, o rei do Sol, que é a origem de todos planetas dentro do sistema solar. O Brahma-samhita (5.52) afirma: yac-caksur esa savita sakala-grahanam O senhor Brahma disse: "Que eu adore a Suprema Personalidade de Deus, Govinda (Krishna), que é a pessoa original e por cuja ordem, o Sol, que é o rei de todos planetas, assume imenso poder e calor. O Sol representa o olho do Senhor e percorre sua órbita em obediência à ordem Dele". O Sol é o rei de todos planetas, e o deus do Sol (chamado Vivasvan no presente) governa o planeta Sol, que controla todos os outros planetas com o suprimento de calor e luz. Ele gira sob a ordem de Krishna, e o Senhor Krishna originalmente tornou Vivasvan Seu primeiro discípulo no entendimento da ciência do Bhagavad-gita. O Gita, portanto, não é um tratado especulativo para o acadêmico mundano insignificante mas um livro padrão de conhecimento que vem desde tempo imemorável. No Mahabharata (Shanti-parva 348.51-52), podemos traçar a história do Gita como se segue: treta-yugadau ca tato iksvakuna ca kathito "No início de Treta-yuga (milênio), esta ciência da relação com o Supremo foi transmitida por Vivasvan a Manu. Manu, o pai da humanidade, transmitiu-a a seu filho Maharaja Iksvaku, o rei deste planeta Terra e patriarca da dinastia Raghu, na qual o Senhor Ramachandra apareceu". Portanto, o Bhagavad-gita existe na sociedade humana desde o tempo de Maharaja Iksvaku. No momento presente, passamos justamente cinco mil anos de Kali-yuga, que dura 432.000 anos. Antes desta, foi Dwapara-yuga (800.000 anos), e antes foi Treta-yuga (1.200.000 anos). Assim, por volta de 2.005.000 anos atrás, Manu falou o Bhagavad-gita a seu discípulo e filho Maharaja Iksvaku, o rei do planeta Terra. A idade do Manu atual é calculada com uma duração aproximada de 305.300.000 de anos, dos quais já passaram 120.400.000 anos. Se aceitarmos o fato de que antes do nascimento de Manu, o Gita foi falado pelo Senhor a Seu discípulo o deus do Sol Vivasvan, o Gita foi falado numa estimativa aproximada pelo menos 120.400.000 de anos atrás; e existe na sociedade humana há dois milhões de anos. Foi falado pelo Senhor novamente para Arjuna cerca de cinco mil anos atrás. Essa é a estimativa aproximada da história do Gita, de acordo com o próprio Gita e de acordo com a versão do orador, o Senhor Sri Krishna. Foi falado ao deus do Sol Vivasvan porque ele também é um kshatriya e é o pai de todos kshatriyas que são descendentes do deus do Sol, ou os kshatriyas surya-vamsha. Porque o Bhagavad-gita é tão bom quanto os Vedas, pois é falado pela Suprema Personalidade de Deus, seu conhecimento é apaurusheya, sobre-humano. Como as instruções Védicas são aceitas como elas são, sem interpretação humana, o Gita deve portanto ser aceito sem interpretação mundana. Os argumentadores mundanos podem especular sobre o Gita de várias formas, mas isso não é o Bhagavad-gita como ele é. Por conseguinte, o Bhagavad-gita tem que ser aceito como ele é, através da sucessão discipular, e aqui é descrito que o Senhor falou para o deus do Sol, o deus do Sol falou para seu filho Manu, e Manu falou para seu filho Iksvaku. Verso 2 Tradução Iluminação de Srila Prabhupada: É claramente afirmado que o Gita era destinado especialmente aos reis santos porque eles tinham que executar seu propósito no governo sobre os cidadãos. Com certeza, o Bhagavad-gita não se destina a pessoas demoníacas, que dissipam seu valor para benefício de ninguém e que imaginam todos tipos de interpretações de acordo com caprichos pessoais. Logo quando o propósito original foi disperso pelos motivos dos comentadores inescrupulosos, surgiu a necessidade de restabelecer a sucessão discipular. O Senhor em pessoa detectou cinco mil anos atrás que a sucessão discipular estava quebrada, e por isso Ele declarou que o propósito do Gita parecia estar perdido. Do mesmo modo, hoje em dia, também existem muitas edições do Gita (especialmente em inglês), mas quase todas elas não estão de acordo com a sucessão discipular autorizada. Existem inumeráveis interpretações dadas por muitos acadêmicos mundanos, mas quase todos não aceitam a Suprema Personalidade de Deus, Krishna, apesar de fazerem bons negócios com as palavras de Sri Krishna. Esse espírito é demoníaco, porque demônios não acreditam em Deus porém simplesmente desfrutam a propriedade do Supremo. Como há uma grande necessidade de uma edição do Gita em inglês, como foi recebido pelo sistema parampara (sucessão discipular), aqui se faz uma tentativa de satisfazer essa grande demanda. Bhagavad-gita, aceito como ele é, é uma grande bênção para a humanidade; mas se for aceito como um tratado de especulações filosóficas, é simplesmente uma perda de tempo. Verso 3 Tradução Iluminação de Srila Prabhupada: Existem duas classes de pessoas, chamadas devoto e demônio. O Senhor escolheu Arjuna como recipiente desta grande ciência por ele ser um devoto do Senhor, mas para o demônio não é possível entender esta grande ciência misteriosa. Existe um número de edições deste grande livro de conhecimento, e algumas delas têm comentários dos devotos e outras têm comentários dos demônios. Comentário de devotos é real, enquanto do demônio é inútil. Arjuna aceita Sri Krishna como a Suprema Personalidade de Deus, e qualquer comentário do Gita que segue os passos de Arjuna é serviço devocional real para a causa desta grande ciência. O demoníaco, entretanto, inventa algo a respeito de Krishna e desvia o público e os leitores em geral do caminho das instruções de Krishna. A pessoa deve tentar seguir a sucessão discipular de Arjuna, e assim receber o benefício.
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Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga Nitai Gaura Hari Bol Bhagavad-gita - Introdução (Srila Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada)
Iluminação de Srila Prabhupada:
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O Supremo Senhor possui diversas e inumeráveis energias que estão além de nossa concepção; porém, grandes sábios eruditos ou almas liberadas estudaram essas energias e as analisaram em três partes. Todas energias pertencem a vishnu-shakti, significa que são diferentes potências do Senhor Vishnu. Essa energia é para, transcendental. Os seres vivos também pertencem à energia superior, como já explicamos. As outras energias, ou energias materiais, estão no modo da ignorância. Na hora da morte, podemos permanecer na energia inferior deste mundo material, ou nos transferir para a energia do mundo espiritual. Na vida nos acostumamos a pensar ou na energia material ou na espiritual. Existem tantas literaturas que enchem nossos pensamentos com a energia material, jornais, revistas, romances, etc.. Nosso pensamento, que está absorto nessas literaturas agora, tem que ser transferido para as literaturas Védicas. Por isso que os grandes sábios escreveram tantas literaturas Védicas como os Puranas, etc.. Os Puranas não são imaginários, são registros históricos. Tem o seguinte verso no Sri Chaitanya Charitamrita (Madhya 20.122):
maya-mugdha jivera nahi svatah krsna-jnana Os seres vivos esquecidos ou almas condicionadas esqueceram sua relação com o Supremo Senhor, e estão absortas no pensamento de atividades materiais. Krishna-dwaipayana Vyasa justamente para transferir o poder de pensar deles para o céu espiritual concedeu um grande número de literaturas Védicas. Primeiro, ele dividiu os Vedas em quatro, depois explicou os Puranas, e escreveu o Mahabharata para as pessoas com menos capacidade intelectual. O Bhagavad-gita está dentro do Mahabharata. Depois, toda literatura Védica foi resumida no Vedanta-sutra, e para a orientação futura ele concedeu o comentário natural sobre o Vedanta-sutra, chamado Srimad Bhagavatam. Devemos sempre ocupar nossas mentes na leitura dessas literaturas Védicas. Da mesma forma como materialistas ocupam suas mentes na leitura de jornais, revistas e tantas literaturas materialistas, devemos transferir nossa leitura para essas literaturas que nos foram presenteadas por Vyasadeva; assim será possível para nós lembrarmos o Supremo Senhor na hora da morte. Esse é o único caminho sugerido pelo Senhor, e Ele garante o resultado: "Não há dúvida".
tasmat
sarvesu kalesu "Portanto, Arjuna, você deve pensar sempre em Mim, e ao mesmo tempo deve continuar seu dever prescrito e lutar. Com sua mente e atividades sempre fixas em Mim e com tudo dedicado a Mim, você Me alcançará sem nenhuma dúvida" (Bg. 8.7). Ele não aconselha Arjuna a pensar sempre Nele e abandonar sua ocupação. Não, o Senhor nunca sugere nada impraticável. Neste mundo material, a pessoa tem que trabalhar para manter o corpo. A sociedade humana é dividida em quatro ordens sociais de acordo com o trabalho, brahmana, kshatriya, vaishya e shudra. A classe brahmana ou classe inteligente trabalha de uma forma, a classe kshatriya ou administrativa trabalha de outra forma, e a classe mercantil e os empregados todos tendem a seus deveres específicos. Na sociedade humana, seja empregado, comerciante, guerreiro, administrador, fazendeiro, ou mesmo se pertencer à classe mais alta e for um erudito, cientista ou teólogo, tem que trabalhar para manter sua existência. Por isso que o Senhor diz para Arjuna que não precisa abandonar sua ocupação, mas quando estiver dedicado à sua ocupação, tem que lembrar Krishna (mam anusmara). Se não praticar a lembrança de Krishna enquanto luta pela existência, não será possível lembrar Krishna na hora da morte. O Senhor Chaitanya também faz o mesmo aviso. Ele afirma, kirtaniyah sada harih, a pessoa tem que praticar a lembrança do Senhor por cantar os nomes do Senhor sempre. Os nomes do Senhor e o Senhor não são diferentes. Assim, a instrução do Senhor Krishna para Arjuna "lembre-se de Mim" e a instrução do Senhor Chaitanya para "sempre cantar os nomes do Senhor Krishna" são a mesma instrução. Não tem diferença, porque Krishna e o nome de Krishna não são diferentes. No status absoluto não tem diferença entre referência e referido. Por isso que temos de praticar a lembrança do Senhor sempre, vinte e quatro horas por dia, por cantar Seus nomes e modificar as atividades de nossa vida de modo que possamos lembrá-Lo sempre. Como isso é possível? Os acharyas dão o seguinte exemplo. Se uma mulher casada tiver atração por outro homem, ou se um homem tiver atração por uma mulher que não é sua esposa, essa atração é considerada muito forte. A pessoa que tem essa atração sempre pensa no seu amado. A esposa que pensa no seu amante sempre imagina como encontrá-lo, mesmo quando cuida dos assuntos de seu esposo. De fato, ela faz seu dever de casa com mais cuidado ainda para que seu esposo não suspeite de sua atração. Similarmente, devemos sempre lembrar nosso amante supremo, Sri Krishna, e ao mesmo tempo realizar nossos deveres materiais muito bem. Aqui se requer um grande senso de amor. Se tivermos um grande senso de amor pelo Supremo Senhor, assim poderemos cumprir nosso dever e ao mesmo tempo nos lembrar Dele. Mas precisamos desenvolver esse senso de amor. Arjuna, por exemplo, pensava sempre em Krishna, ele era um companheiro constante de Krishna, e ao mesmo tempo era um guerreiro. Krishna não o aconselhou a abandonar a luta e ir para a floresta meditar. Quando o Senhor Krishna descreveu o sistema de yoga para Arjuna, Arjuna disse que a prática desse sistema não era possível para ele.
arjuna
uvaca
"Arjuna
disse. Ó Madhusudana, o sistema de
yoga
que Você resumiu parece impossível e insuportável para mim, porque minha mente é
inquieta e instável" (Bg.
6.33)
yoginam
api sarvesam "De todos yogis, aquele que sempre se abriga em Mim com muita fé e Me adora com serviço devocional transcendental, está unido a Mim em yoga com mais intimidade, e é o mais elevado de todos" (Bg. 6.47). Portanto, aquele que pensa sempre no Supremo Senhor é o yogi mais elevado, o maior jñani e o melhor devoto ao mesmo tempo. O Senhor diz ainda mais para Arjuna que como um kshatriya ele não pode abandonar a luta, mas se Arjuna lutar com a lembrança em Krishna, então será capaz de lembrá-Lo na hora da morte. Porém, a pessoa tem que estar plenamente rendida em serviço devocional transcendental ao Senhor. Na realidade, nós não trabalhamos com nosso corpo, mas com nossa mente e inteligência. Assim se a inteligência e a mente estiverem sempre dedicadas ao pensamento do Supremo Senhor, então naturalmente os sentidos também estarão dedicados a Seu serviço. Superficialmente, pelo menos, as atividades dos sentidos permanecem a mesma, mas a consciência muda. O Bhagavad-gita ensina a pessoa como absorver a mente e a inteligência no pensamento do Senhor. Tal absorção capacitará a pessoa a se transferir para o reino do Senhor. Se a mente estiver dedicada ao serviço de Krishna, então os sentidos automaticamente estarão dedicados a Seu serviço. Essa é a arte, e esse é também o segredo do Bhagavad-gita, absorção total no pensamento de Krishna. O homem moderno fez um grande esforço para alcançar a Lua, mas não tentou com muito empenho se elevar espiritualmente. Se a pessoa tiver mais cinqüenta anos de vida, deve dedicar esse tempo curto ao cultivo dessa prática de lembrar a Suprema Personalidade de Deus. Essa prática é o processo devocional de (Bhag. 7.5.23):
sravanam
kirtanam visnoh Esses nove processos, dos quais o mais fácil é sravanam, ouvir o Bhagavad-gita da pessoa realizada, mudarão a pessoa para o pensamento no Ser Supremo. Isso conduzirá a nishchala, lembrança do Supremo Senhor, e capacitará a pessoa, quando deixar o corpo, a obter um corpo espiritual que é adequado para a companhia do Supremo Senhor. O Senhor afirma ainda mais:
abhyasa-yoga-yuktena "A prática dessa lembrança, sem se desviar, com o pensamento sempre no Deus Supremo, fará com certeza que a pessoa alcance o planeta do Divino, a Suprema Personalidade, ó filho de Kunti (Bg. 8.8). Não é um processo difícil. Porém, temos que aprendê-lo com uma pessoa experiente, com quem já está na prática. A mente sempre voa daqui para lá, mas a pessoa tem sempre que praticar a concentração da mente na forma do Supremo Senhor, Sri Krishna, ou no som de Seu nome. A mente é naturalmente inquieta, vai de lá para cá, mas pode acalmar com a vibração sonora de Krishna. Assim, a pessoa deve meditar em paramam purusham, a Pessoa Suprema, e então alcançá-La. Os caminhos e os meios para a realização suprema, o ganho supremo, são dados no Bhagavad-gita, e as portas deste conhecimento estão abertas para todos. Ninguém é barrado. Todas as classes de pessoas podem se aproximar do Senhor por meio da lembrança Dele, porque ouvir e pensar Nele é possível para todos. O Senhor afirma mais ainda (Bg. 9.32-33):
mam hi
partha vyapasritya
kim punar
brahmanah punya "Ó filho de Pritha, qualquer pessoa que se abrigue em Mim, seja uma mulher, ou um comerciante, ou nascida numa família inferior, mesmo assim pode se aproximar do destino supremo. Quanto mais elevados então são os brahmanas, os piedosos, os devotos e os reis santos! Neste mundo de sofrimento, eles estão fixos no serviço devocional ao Senhor". Seres humanos mesmo nos status de vida inferiores (um comerciante, uma mulher ou um empregado) podem alcançar o Supremo. A pessoa não precisa ter uma inteligência altamente desenvolvida. O ponto é que qualquer pessoa que aceita o princípio de bhakti-yoga e aceita o Supremo Senhor como benefício máximo da vida, como a meta mais elevada, o objetivo último, pode se aproximar do Senhor no céu espiritual. Se a pessoa adota os princípios enunciados no Bhagavad-gita, pode tornar sua vida perfeita e realizar uma solução perfeita para todos problemas da vida que surgem da natureza transitória da existência material. Esse é o teor e a essência do Bhagavad-gita inteiro. Em conclusão, o Bhagavad-gita é uma literatura transcendental que a pessoa deve ler com muito cuidado. Ele é capaz de salvar a pessoa de todo medo.
nehabhikrama-naso 'sti pratyavayo na vidyate "Neste esforço não existe perda nem diminuição, e um pequeno avanço neste caminho pode proteger a pessoa do mais perigoso tipo de medo" (Bg. 2.40). Se a pessoa ler o Bhagavad-gita sinceramente e seriamente, todas as reações de seus maus feitos passados não reagirão contra ela. O Senhor Sri Krishna proclama na última parte do Bhagavad-gita (18.66):
sarva-dharman parityajya "Abandone todos tipos de religião, e apenas se renda a Mim. Porque em troca Eu vou protegê-lo de todas reações pecaminosas. Portanto, você não tem nada a temer". Assim o Senhor assume toda a responsabilidade por qualquer pessoa que se rende e Ele, e Ele indeniza todas reações de pecado. A pessoa se limpa diariamente por tomar banho com água, mas quem se banha pelo menos uma vez na água sagrada do Ganges do Bhagavad-gita limpa para sempre toda a sujeira da vida material. Porque o Bhagavad-gita foi falado pessoalmente pela Suprema Personalidade de Deus, ninguém precisa ler qualquer outra literatura Védica. A pessoa só precisa ouvir com atenção e regularmente o Bhagavad-gita. Na era atual, a humanidade está tão absorta em atividades mundanas que não é possível ler todas literaturas Védicas. Mas isso não é necessário. Este único livro, Bhagavad-gita, é suficiente porque é a essência de todas literaturas Védicas e porque foi falado pela Suprema Personalidade de Deus. É dito que quem bebe as águas do Ganges obtém a salvação com certeza, o que falar então de alguém que bebe as águas do Bhagavad-gita? O Gita é o próprio néctar do Mahabharata falado pelo próprio Vishnu, porque o Senhor Krishna é o Vishnu original. É néctar que emana da boca da Suprema Personalidade de Deus, e é dito que o Ganges emana dos pés de lótus do Senhor. Claro que não há diferença entre a boca e os pés do Supremo Senhor, mas na nossa posição podemos apreciar que o Bhagavad-gita é mesmo mais importante do que o Ganges. O Bhagavad-gita é como uma vaca, e o Senhor Krishna, que é um menino pastor de vacas, ordenha esta vaca. O leite é a essência dos Vedas, e Arjuna é como se fosse o bezerro. As pessoas inteligentes, os grandes sábios e devotos puros, querem beber o leite nectáreo do Bhagavad-gita. Nos dias de hoje, as pessoas anseiam em ter uma escritura, um Deus, uma religião, e uma ocupação. Assim, que haja uma escritura comum para o mundo inteiro, Bhagavad-gita. E que haja apenas um Deus para o mundo inteiro, Sri Krishna. E apenas um mantra, Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. E que haja apenas um trabalho, o serviço à Suprema Personalidade de Deus.
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Desde 18/julho/2000 (Última Edição: 07-mai-2024 ) |