Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga
Nitai Gaura Hari Bol Reflexões sobre a realidade
(São Paulo, sábado, 18 de maio de 2024 - Ekadasi G Vajra
Uttara-phalguni) São Paulo, quinta-feira, 21 de
janeiro de 2016
Como Krishna afirma no Bhagavad-gita (7.3):
manusyanam sahasresu
kascid yatati siddhaye
yatatam api siddhanam
kascin mam vetti tattvatah
"Entre muitos milhares de pessoas, talvez uma se esforce pela
perfeição, e entre as que alcançaram a perfeição, dificilmente uma Me conhece de
verdade".
Como Sri Rupa Goswami Prabhupada explica no
Bhakti-rasamrita-sindhu serviço devocional começa com OUVIR.
Como o próprio Krishna ensina no Gita (Cap. 4):
Verso 33
sreyan dravya-mayad yajnaj
jnana-yajnah parantapa
sarvam karmakhilam partha
jnane parisamapyate
Tradução
Ó castigador do inimigo, o sacrifício do conhecimento é maior do
que o sacrifício das posses materiais. Ó filho de Pritha, depois de tudo, o
sacrifício do trabalho culmina em conhecimento transcendental.
Iluminação de Srila Prabhupada:
O propósito de todos sacrifícios é chegar ao status do
conhecimento completo, depois, obter alívio das misérias materiais, e,
ultimamente, dedicar-se ao serviço amoroso transcendental do Supremo Senhor
(Consciência de Krishna). Entretanto, existe um mistério sobre todas essas
diferentes atividades de sacrifício, a pessoa deve conhecer esse mistério.
Sacrifícios às vezes assumem formas diferentes de acordo com a fé particular do
executor. Quando a fé da pessoa alcança o estágio de conhecimento
transcendental, o executor dos sacrifícios deve ser considerado mais avançado do
que aqueles que simplesmente sacrificam posses materiais sem esse conhecimento,
porque sem alcançar conhecimento, sacrifícios permanecem na plataforma material
e não concedem benefício espiritual. Conhecimento verdadeiro culmina em
Consciência de Krishna, o estágio mais elevado do conhecimento transcendental.
Sem a elevação do conhecimento, sacrifícios são apenas atividades materiais.
Quando, entretanto, elevam-se ao nível do conhecimento transcendental, todas
essas atividades entram na plataforma espiritual. De acordo às diferenças de
consciência, atividades de sacrifício às vezes se chamam karma-kanda,
atividades lucrativas, e às vezes jñana-kanda, conhecimento em busca da
verdade. É melhor quando o fim é conhecimento.
Verso 34
tad viddhi pranipatena
pariprasnena sevaya
upadeksyanti te jnanam
jnaninas tattva-darsinah
Tradução
Tente aprender a verdade exatamente por se aproximar de um
mestre espiritual. Inquira dele com submissão e preste-lhe serviço. A alma
auto-realizada pode lhe dar conhecimento porque ela vê a verdade.
Iluminação de Srila Prabhupada:
O caminho da realização espiritual é sem dúvida difícil. Por
isso o Senhor nos aconselha a nos aproximarmos de um mestre espiritual fidedigno
na linha de sucessão discipular do próprio Senhor. Ninguém pode ser um mestre
espiritual fidedigno sem seguir esse princípio da sucessão discipular. O Senhor
é o mestre espiritual original, e uma pessoa na linha de sucessão discipular
pode transferir a mensagem do Senhor como ela é para seu discípulo. Ninguém pode
se realizar espiritualmente por manufaturar seu próprio processo, como é a moda
dos pretensiosos tolos. O Bhagavatam (6.3.19) afirma, dharmam tu
saksad bhagavat-pranitam, o caminho da religião é enunciado diretamente pelo
Senhor. Portanto, especulação mental ou argumentação seca não pode ajudar a
pessoa a progredir na vida espiritual. A pessoa tem que se aproximar de um
mestre espiritual fidedigno para receber conhecimento. Esse mestre espiritual
deve ser aceito com rendição plena, e a pessoa tem que servir o mestre
espiritual como um servo trivial, sem prestígio falso. Satisfação do mestre
espiritual auto-realizado é o segredo do avanço na vida espiritual. Perguntas e
submissão constituem a combinação adequada para o entendimento espiritual. A
menos que haja submissão e serviço, perguntas ao mestre espiritual sábio não
farão efeito. A pessoa tem que ser capaz de passar no teste do mestre
espiritual, e quando ele vê o desejo genuíno do discípulo, automaticamente
abençoa o discípulo com o entendimento espiritual genuíno. Neste verso, tanto
seguir cegamente quanto perguntas absurdas são condenados. A pessoa não deve
apenas ouvir com submissão o mestre espiritual, mas também deve obter um
entendimento claro dele, com submissão e serviço e perguntas. Um mestre
espiritual genuíno por natureza é muito bondoso com seu discípulo. Assim, quando
o aluno é submisso e sempre pronto a prestar serviço, a reciprocidade do
conhecimento e perguntas se torna perfeita.
Verso 35
yaj jnatva na punar moham
evam yasyasi pandava
yena bhutany asesani
draksyasy atmany atho mayi
Tradução
E quando você aprender a verdade dessa forma, saberá que todos
seres vivos são nada mais do que partes de Mim; e estão em Mim, e são Meus.
...
E o Senhor Chaitanya explica mais ainda (Introdução do Srimad
Bhagavatam):
O Senhor explicou a palavra mukti como equivalente à
palavra Vishnu, ou à Personalidade de Deus. Obter mukti, ou liberação
do cativeiro da existência material, é obter o serviço ao Senhor.
O Senhor então partiu em direção ao Sul da Índia por algum
tempo e converteu todos que encontrou pelo caminho a se tornarem devotos do
Senhor Sri Krishna. Esses devotos converteram muitos outros ao culto do
serviço devocional, ou o Bhagavata-dharma do Senhor, e assim chegou à
beira do Godavari, onde Se encontrou com Srila Ramananda Raya, o governador
de Madras nomeado por Maharaja Prataparudra, rei de Orissa. Suas conversas
com Ramananda Raya são muito importantes para a realização mais elevada do
conhecimento transcendental, e a conversação em si forma um livro pequeno.
Entretanto, daremos aqui um resumo da conversa.
[N.T.: Esse encontro divino do Senhor Chaitanya com Srila
Ramananda Raya é descrito vividamente no maravilhoso Sri Chaitanya
Charitamrita de Srila Prabhupada, que foi publicado mais tarde, em
1975].
Sri Ramananda Raya é uma alma auto-realizada, apesar de
externamente pertencer a uma casta inferior à brahmana no status
social. Ele não estava na ordem de vida da renúncia, e além do mais, ele era
um alto servidor do governo do estado. Mesmo assim, Sri Chaitanya Mahaprabhu
o aceitou como uma alma liberada com o poder da alta ordem de sua realização
do conhecimento transcendental. Similarmente, o Senhor aceitou Srila
Haridasa Thakura, um devoto veterano do Senhor que veio de uma família
islâmica. E há também muitos outros grandes devotos do Senhor que vieram de
diferentes comunidades, seitas e castas. O único critério do Senhor era o
padrão do serviço devocional da pessoa especificamente. Ele não estava
preocupado com a vestimenta externa da pessoa; Ele estava preocupado somente
com a alma interior e suas atividades. Portanto, deve-se entender que todas
as atividades missionárias do Senhor estão no plano espiritual, e assim, o
culto de Sri Chaitanya Mahaprabhu, ou o culto de Bhagavata-dharma,
não tem nada a ver com assuntos mundanos, sociologia, política,
desenvolvimento econômico, ou qualquer coisa dessa esfera de vida. O
Srimad Bhagavatam é o anseio transcendental puro da alma.
Quando Ele encontrou Sri Ramananda Raya na margem do
Godavari, o varnashrama-dharma seguido pelos indianos foi mencionado
pelo Senhor. Srila Ramananda Raya disse que por seguir os princípios do
varnashrama-dharma, o sistema de quatro castas e quatro ordens de vida
humana, qualquer um pode realizar a Transcendência. Na opinião do Senhor, o
sistema de varnashrama-dharma é apenas superficial, e tem muito pouco
a ver com a realização mais elevada dos valores espirituais. A perfeição
mais elevada da vida é obter desapego do apego material e realizar
proporcionalmente o serviço amoroso transcendental ao Senhor. A
Personalidade de Deus reconhece um ser vivo que progride nessa linha.
Serviço devocional, portanto, é o auge da cultura de todo conhecimento.
Quando o Senhor Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, apareceu para
liberar todas as almas caídas, Ele aconselhou a liberação de todos os seres
vivos como se segue. A Suprema Personalidade Absoluta de Deus, de quem todos
os seres vivos emanam, deve ser adorada por meio de todos os seus
compromissos respectivos, porque tudo que nós vemos também é a expansão de
Sua energia. Esse é o caminho da perfeição verdadeira, e é aprovado por
todos os acharyas fidedignos do passado e do presente. O sistema de
varnashrama é mais ou menos baseado nos princípios da moral e da
ética. Assim, há muito pouca realização da Transcendência, e o Senhor Sri
Chaitanya Mahaprabhu o rejeitou por ser superficial e pediu a Ramananda Raya
para se aprofundar na matéria.
Sri Ramananda Raya então sugeriu renúncia das ações
lucrativas ao Senhor. O Bhagavad-gita (9.27) aconselha a esse
respeito: "Qualquer coisa que você fizer, qualquer coisa que você comer e
qualquer coisa que você der, bem como o que você realizar em penitência,
ofereça somente a Mim". Essa dedicação por parte do trabalhador sugere que a
Personalidade de Deus é um degrau superior ao do conceito impessoal do
sistema varnashrama, mas mesmo assim, a relação do ser vivo com o
Senhor não é distinta dessa forma. O Senhor por isso rejeitou essa
proposição e pediu para Ramananda Raya ir adiante.
Raya então sugeriu renúncia ao varnashrama-dharma e
aceitação do serviço devocional. O Senhor também não aprovou essa sugestão
pelo motivo que alguém não pode renunciar de repente sua posição, porque
isso pode não trazer o resultado desejado.
Raya sugeriu ainda mais que a obtenção da realização
espiritual livre do conceito de vida material é a conquista mais elevada
para o ser vivo. O Senhor rejeitou essa sugestão também porque sob o apelo
dessa realização espiritual muito dano foi forjado por pessoas
inescrupulosas; por isso que de repente não é possível. O Raya então sugeriu
a companhia sincera de almas auto-realizadas e ouvir com submissão a
mensagem transcendental dos passatempos da Personalidade de Deus. Essa
sugestão foi bem-vinda pelo Senhor. Essa sugestão foi feita por seguir os
passos de Brahmaji, quem disse que a Personalidade de Deus é conhecida como
ajita, ou aquele que não pode ser conquistado ou aproximado por
qualquer um. Mas esse ajita também se torna jita (conquistado)
por um método, que é muito simples e fácil. O método simples é que a pessoa
tem que abandonar a atitude arrogante de se declarar como sendo o próprio
Deus. A pessoa tem que ser humilde e submissa e tentar viver em paz por
dedicar a audição às palestras das almas auto-realizadas transcendentalmente
que pregam a mensagem do Bhagavata-dharma, ou a religião da
glorificação ao Supremo Senhor e Seus devotos. Glorificar um grande homem é
um instinto natural dos seres vivos, entretanto, eles não aprenderam a
glorificar o Senhor. A perfeição da vida é alcançada simplesmente por
glorificar o Senhor na companhia de um devoto auto-realizado do Senhor.
("A Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna foi fundada para
este propósito").
[N.T.: Srila Prabhupada afirmou que a ISKCON, ou International Society for
Krishna Consciousness, era seu corpo, e não tem nada a ver com assuntos
mundanos, como confirmado acima. Era simplesmente para as pessoas poderem
praticar esse método simples da companhia do Devoto Amoroso Eterno do
Senhor, e "OUVIR" dele sobre a Consciência de Krishna de Verdade. Hoje,
podemos nos associar com os Vaishnavas Superiores (Devotos Premika)
pela Divina Graça de Srila Prabhupada, através de Seu SOM DIVINO.
Na verdade, Srila Prabhupada nos ensinou um verso, também de nosso querido
bisavô Srila Bhaktivinoda Thakur, composto em inglês, em homenagem a Srila
Haridasa Thakura, o Nama-Acharya (mestre do cantar dos Santos Nomes),
claro que o verso se aplica a todo o nosso Guru-Varga Sublime também:
Quem diz que um Vaishnava morre, está ruim da cabeça
Quando ainda em som vive!
O Vaishnava morre para viver, e em vida tenta
Propagar o santo nome em toda parte
A real é que todas essas personalidades divinas vivem nos corações dos
devotos sinceros, todos eles estão sempre presentes. Também estão sempre
presentes em seus livros sublimes, ou seja, em seu Som sublime].
O devoto auto-realizado é aquele que se rendeu plenamente ao Senhor e que
não tem apego por prosperidade material. Prosperidade material e desfrute
sensual e seu avanço são todas atividades da ignorância na sociedade humana.
Paz e fraternidade são impossíveis em uma sociedade desapegada da companhia
de Deus e Seus devotos. É imperativo, portanto, que a pessoa procure
sinceramente a companhia de devotos puros e ouça [ou LEIA] deles com
paciência e submissão de qualquer posição de vida. A posição da pessoa num
estado superior ou inferior de vida não dificulta seu caminho para a
auto-realização. A única coisa que a pessoa tem de fazer é ouvir [ou LER] de
uma alma auto-realizada com um programa de rotina. O professor também pode
dar aulas sobre as Literaturas Védicas, fiel aos passos dos acharyas
antigos que realizaram a Verdade Absoluta. O Senhor Sri Chaitanya Mahaprabhu
recomendou esse método simples de auto-realização geralmente conhecido como
Bhagavata-dharma. O Srimad Bhagavatam é o guia perfeito para
esse propósito.
[N.T.: Temos a boa fortuna de nos associarmos com os devotos
premika, companheiros eternos de Sri Chaitanya Mahaprabhu, pela
misericórdia de Srila Prabhupada, através de seus livros sublimes, "O
Bhagavad-gita como Ele é", Srimad-Bhagavatam, Sri
Chaitanya-charitamrita, Néctar da Devoção, Néctar da Instrução,
"O Livro de Krishna, a Suprema Personalidade de Deus", e tantos
outros. E também, Prabhupada nos deu o magnífico abrigo premika dos
pés de lótus de seu irmão querido Srila Bhakti Raksak Sridhar Dev-Goswami
Maharaj, e todos outros seus irmãos e irmãs queridos, bem como todos meus
irmãos e irmãs queridos também.
A instrução básica de Srila Prabhupada sobre o estudo do Shastra é a
mesma de Sri Chaitanya Mahaprabhu, o Bhagavad-gita e o Srimad
Bhagavatam são fundamentais. Sri Chaitanya Mahaprabhu veio filtrar,
iluminar e ensinar o Srimad Bhagavatam na prática. O Sri
Chaitanya-charitamrita de Srila Krishnadasa Kaviraja Goswami é
reconhecidamente a literatura Gaudiya-Vaishnava principal e mais exaltada.
Srila Prabhupada nos concedeu mais essa misericórdia sublime, ele se
preocupou em publicar o Sri Chaitanya-charitamrita mesmo antes de
completar o Srimad-Bhagavatam. Muitos livros dos acharyas
gaudiya-vaishnava são confidenciais, e só podem ser lidos com a
autorização do Guru. Srila Bhaktivinoda Thakur fala a esse respeito
no seu Sri Chaitanya Shikshamritam: "Nem todos estão autorizados a
lerem o Lila diário de Sri Radha-Krishna. Ele é extremamente
maravilhoso e misterioso, e deve ser especialmente"...].
Acima desses tópicos discutidos pelo Senhor e Sri Ramananda
Raya, ainda há conversas mais elevadas espiritualmente entre essas duas
grandes personalidades, e omitimos esses tópicos de propósito no presente
porque a pessoa precisa chegar ao plano espiritual primeiro antes de poder
ouvir as conversas mais avançadas de Ramananda Raya. Nós apresentamos as
conversas avançadas de Sri Ramananda Raya com o Senhor em outro livro (Ensinamentos
do Senhor Chaitanya).
Na conclusão desse encontro, Sri Ramananda Raya foi
aconselhado pelo Senhor a se aposentar do serviço e ir para Puri para que
pudessem viver juntos e saborear uma relação transcendental. Pouco tempo
depois, Sri Ramananda Raya se retirou do serviço do governo e recebeu uma
pensão do rei. Ele retornou para sua residência em Puri, onde foi um dos
devotos mais confidenciais do Senhor. Havia outro cavalheiro em Puri chamado
Shikhi Mahiti, que também era um confidente como Ramananda Raya. O Senhor
costumava ter conversas confidenciais sobre valores espirituais com três ou
quatro companheiros em Puri, e Ele passou dezoito anos dessa forma em transe
espiritual. Suas conversas foram registradas pelo Seu secretário particular
Sri Damodara Goswami, um dos quatro devotos mais íntimos.
...
Hare Krishna, Hare Rama
Nitai Gaura Hari Bol
Jaya Prabhupada, Jaya Guru Maharaj Prabhupada
_._
|
Pra encerrar...
Agora temos a boa ventura do Srimad Bhagavad-gita em
português aqui na internet pela graça de Srila Prabhupada
(http://www.nitaigaura.com.br/gita_br.html).
=========
Nosso querido vô (Bhaktivinoda Thakur) ensina muito bem no
seu Sri Chaitanya Shikshamritam, devotos primários são os que estão
no plano da sombra, da aparência, atraídos somente aos aspectos externos.
Prabhupada ensina no seu Néctar da Instrução que devemos sair desse
plano rapidamente, pelo abrigo aos pés de lótus dos Devotos Eternos de
Sriman Mahaprabhu. Pois o efeito é inverso, como explica nosso amado vô...
"Depois de muitos nascimentos, se a pessoa tiver a sorte de
ter a tendência para a devoção, ela obtém consideração pelo caminho da
devoção, e essa consideração gera o gosto dela pela companhia de devotos. Se
a prática de Bhajan for feita com devotos puros, ela obtém
Sadhana-Bhakti, com inclinação para Prema. Se as lições sobre
Bhajan vierem de devotos mestiços ou daqueles que possuem aparência da
devoção, Prema fica distante e não pode ser sincero. Nesse estado prevalece
Anartha (mal) que fica no caminho como um empecilho em mostrar a
consideração aos devotos puros. Surge a maldade e o coração se torna
enganoso. Nesse estágio, os aspirantes caem na classe primária e assim
passam muitos nascimentos. Os primários têm consideração pela devoção, só
que é muito frágil e sempre guiada pela tentação. A fórmula para tirar a
inquietação do coração é aprender lições sobre adoração segundo o Agama
Shastra com um professor genuíno. Depois de praticar a adoração por um longo
tempo, eles podem obter a consideração por Nama. Quando surge a
consideração por Nama, cresce a inclinação para a prática de
Nama-Bhajan na companhia de Sadhus". (Sri Chaitanya
Shikshamritam)
...
As pessoas no plano primário viram perturbação social, e
perturbam suas próprias vidas, e a de todas em volta. É o lance do
fanatismo, dos absurdos, da enganação, o coração se torna enganoso,
enganador, como ele diz aí, a pessoa se engana e engana os outros. É pura
confusão.
Na real, todos esses ensinamentos vêm do próprio Sriman
Mahaprabhu, que instruiu pessoalmente Seus discípulos diretos, como Srila
Rupa Goswami Prabhupada, Srila Sanatana Goswami Prabhupada, Srila Raghunatha
Dasa Goswami Prabhupada...
Uma pessoa que pretende ser um missionário pregador tem que
subir ao plano intermediário, ou descer, se for o caso. Além de ser rendido
a Sri Guru-Gauranga no coração. Mas, tem que estar no plano
madhyama-adhikari. Como nosso amado Prabhupada ensina no Néctar da
Instrução...
Portanto, devemos nos elevar da posição kanistha-adhikari
para a plataforma madhyama-adhikari. O Srimad Bhagavatam
(11.2.46) descreve o madhyama-adhikari como se segue:
isvare tad-adhinesu
balisesu dvisatsu ca
prema-maitri-krpopeksa
yah karoti sa madhyamah
"O madhyama-adhikari é um devoto que adora a Suprema
Personalidade de Deus como seu objeto de amor supremo, faz amizade com os
devotos do Senhor, é compassivo com os ignorantes e evita os que são
invejosos por natureza".
O Bhagavatam também explica que todas as pessoas
neste mundo são como soldados falíveis, que não podem proteger realmente.
Todo ser condicionado neste mundo tem os quatro defeitos básicos: Sentidos
de percepção limitados, tendência a cometer erros, tendência a enganar e
tendência a ser enganado. Por isso, não adianta a gente tentar se abrigar em
pessoas deste mundo, por melhor que pareçam ser. Temos que nos abrigar em
Krishna mesmo, dentro do coração.
Temos que tomar essa atitude. Começar a perceber Krishna no
coração, e pedir com humildade e sinceridade por Sua proteção divina. Também
devemos rezar a Ele dentro do coração na forma do Senhor Nrisimhadev, que é
o protetor sublime dos devotos e do Movimento Sankirtana de Sriman
Mahaprabhu (http://www.nitaigaura.com.br/nrisimha.html).
Acho que esse é o caminho para o momento em que vivemos.
Comece a pensar em algum trabalho honesto, e peça a proteção de Krishna no
coração sinceramente e humildemente. O resultado vai aparecer, com um pouco
de paciência.
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Tenha fé nos Santos Nomes e se abrigue sempre nestes:
sri-krsna-caitanya prabhu nityananda
sri-advaita gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrnda
Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare
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quinta-feira, 3 de fevereiro de 2005
ito nrsimhah parato nrsimho
yato yato yami tato nrsimhah
bahir nrsimho hrdaye nrsimho
nrsimham adim saranam prapadye
Ponham esse mantra no coração. O lance de compreender
nossos mestres divinos também é muito importante, como o próprio Prabhupada
afirmou em seu famoso discurso na década de 30.
Uma vez, no auge do Movimento Hare Krishna, um discípulo
muito querido de Prabhupada perguntou o que mais o satisfazia. Na época,
todo mundo achava que ele ia responder sobre a distribuição em massa dos
Livros. Mas, sua resposta foi, "o que mais me satisfaz é que vocês sejam
conscientes de Krishna".
A gente não deve se perder nos detalhes e esquecer o
principal. É muito simples, a gente tem que "pôr" Krishna no coração mesmo.
...
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Texto 57
tam aha bhagavan prestham
prapann arti-haro harih
ye tyakta loka-dharmas ca
mad arthe tan vibharmy aham
tam – a ele; aha – Eu; bhagavan – a
Suprema Personalidade de Deus; prestham – mais querido; prapanna
– rendido; arti-harah – destruidor das ansiedades; harih – o
Supremo Senhor, Hari; ye – quem quer que; tyakta – abandonou;
loka-dharmah – sociedade; ca – e; mat – Meu; arthe
– para o propósito; tan – eles; vibharmi – protejo; aham
– Eu.
Tradução
A Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Hari, que é o
destruidor de todas as ansiedades dos seres rendidos, disse para o Seu mais
querido mensageiro Uddhava: "Eu protejo especialmente aqueles que
abandonaram todas as conexões religiosas e sociais para apenas se renderem a
Mim".
Assim termina o Nono Capítulo da Ambrosia na Vida dos
Seres Rendidos, chamado as "Instruções Nectáreas da Suprema
Personalidade de Deus".
>>
"Krishna surpreende as mentes dos devotos com uma infinidade
de ondas maravilhosas com as diferentes doçuras devocionais, e Ele é a
grande panacéia para os corações dos devotos que sofrem com as dores da
separação. O Senhor não considera quem é qualificado ou quem é
desqualificado, mas com todo o Seu coração, Ele ajuda Seus devotos em todos
os seus esforços. O Senhor até mesmo promete em todas as escrituras a
entregar-Se a Si próprio a Seus devotos, e Ele experimenta a bem-aventurança
suprema simplesmente dependendo do amor deles. E dessa forma, o Senhor dá a
Sua garantia total a Seus devotos em todas as circunstâncias".
(Ambrosia na Vida dos Seres Rendidos, 1.22)
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